A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje que a norma sobre a vacinação contra a covid-19 está a ser revista e que a comissão técnica tomará brevemente uma decisão sobre a faixa dos jovens dos 12 aos 17 anos.
O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá arrancar para a próxima semana, afirmou hoje o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo.
A coordenadora do BE avisou hoje que as contratações prometidas pelo Governo para o SNS não chegam devido à pandemia, manifestando preocupação por boa parte do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência na saúde já estar antes previsto.
O primeiro-ministro considerou hoje que a saída da crise provocada pela covid-19 requer “um imperativo de boa governação”, num discurso em que defendeu que o país está a reerguer-se e que “é tempo de olhar em frente”.
A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinaram hoje um protocolo de cooperação científica e clínica para continuar a estudar a diversidade genética do vírus SARS-CoV-2.
O primeiro-ministro anunciou hoje mais 900 milhões de euros para programas de promoção do “sucesso escolar” nos dois próximos anos letivos e adiantou que o Governo propôs à concertação social uma “agenda para o trabalho digno”.
O primeiro-ministro anunciou hoje a meta de vacinar com duas doses contra a covid-19, no período entre 14 de agosto e 19 de setembro, 570 mil crianças e jovens entre 12 e 17 anos.
A ‘task force’ da vacinação contra a covid-19 “tem cumprido escrupulosamente” no envio de vacinas para a Madeira, pelo que a região mantém o objetivo de 70% da população inoculada em setembro, disse hoje o presidente do Governo Regional.
O BE vai requerer, no parlamento regional, audições da presidente do conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada e secretário regional da Saúde para esclarecer “todos os graves problemas” na maior unidade de saúde dos Açores.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que o calendário previsto para a chegada de vacinas contra o SARS-CoV-2 a Portugal permite cumprir os objetivos do plano de vacinação “de forma tranquila”.
A taxa de incidência nacional de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias passou hoje 400 casos, mas o índice de transmissibilidade voltou a baixar ligeiramente no continente e a nível nacional.
Portugal registou nas últimas 24 horas 4.376 infeções por SARS-CoV-2, novo máximo diário desde fevereiro, 13 mortes atribuídas à covid-19 e mais 13 internamentos com a doença, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 72 novos casos de covid-19, dos quais 38 na ilha Terceira e 34 em São Miguel, somando 436 infeções ativas, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A esclerose múltipla, doença crónica, degenerativa e autoimune que, em Portugal, afeta mais de oito mil pessoas, vai estar em destaque, em Coimbra, na quinta-feira, nas celebrações nacionais do Dia Mundial do Cérebro.
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 4.119.920 pessoas em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso na China, no final de 2019, avança hoje o balanço diário feito pela agência AFP.
As empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram hoje que o grupo Biovac vai iniciar a produção da sua vacina contra a covid-19 na África do Sul, no início de 2022, uma estreia no continente africano.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) pediu duas semanas para estudar os pareceres da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 em jovens e os calendários de vacinação para definir uma posição, revelou hoje a ministra da Saúde.
A `task force´ da vacinação reconheceu hoje a falta de vacinas para responder à elevada procura dos autoagendamentos de pessoas mais novas, mas salientou que continuam a ser administradas entre 100 e 110 mil doses por dia.
A ministra da Saúde anunciou hoje que o Governo português está a negociar com a Comissão Europeia e alguns Estados-membros para que Portugal receba antecipadamente mais doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer.
Um projeto dedicado ao estudo dos efeitos do ‘stress’ crónico no cérebro, coordenado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), ganhou 492 mil euros de financiamento.
Angola vai contar com 88 milhões de euros para apoiar o combate ao HIV, malária, tuberculose e covid-19 até 2024, financiados pelo fundo global das Nações Unidas, foi hoje anunciado.
Cerca de 40% dos produtos cultivados a nível mundial não são consumidos sendo o desperdício correspondente a 10% dos gases com efeito de estufa que provocam o aquecimento global, alerta o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 admitiu hoje que as vagas para o autoagendamento estão esgotadas em alguns concelhos, devido à elevada procura face ao número de vacinas disponíveis.
São Tomé e Príncipe vai passar a fazer, no país, a sequenciação do genoma do novo coronavírus, o que permitirá às autoridades identificar as variantes em circulação, anunciou o ministro da Saúde.