A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, defendeu hoje, em Lisboa, que este é “o momento crucial” para definir novas regras sobre o trabalho, que equilibrem os interesses dos trabalhadores e dos empregadores.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reclamou hoje incentivos à contratação de profissionais e ao emprego no setor, alertando que a escassez de recursos humanos pode vir a ser “um travão à recuperação”.
A Organização Mundial da Saúde avisou hoje que a situação da pandemia de covid-19 na Europa é "muito preocupante" e apontou a cobertura insuficiente de vacinas e o relaxamento de restrições para explicar o aumento de casos nas últimas semanas.
A isenção de imposto do selo na reestruturação ou refinanciamento da dívida em moratória, exceto empréstimo adicional para cobrir necessidades de liquidez, entra em vigor na sexta-feira, abrangendo factos tributários após 14 de setembro, segundo lei hoje publicada.
As autoridades sanitárias alemãs registaram 33.949 novos contágios de covid-19 nas últimas 24 horas, correspondendo a um novo máximo verificado em um dia desde o início da pandemia.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 deve ser realizada com as vacinas da Moderna (Spikevax) ou da Pfizer (Comirnaty), pelo menos seis meses após o esquema vacinal, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).
Cerca de 17,5% das pessoas com 65 ou mais anos já foram vacinadas contra a gripe, a maioria das quais por recomendação médica, indica um estudo que acompanha em tempo real o ritmo desta vacinação.
Os deputados vão reapreciar hoje o decreto sobre a morte medicamente assistida, na sequência do veto por inconstitucionalidade do Presidente da República, que devolveu o diploma em março ao parlamento.
As taxas de cancro cervical são 87% mais baixas em mulheres que foram vacinadas contra o papilomavírus humano (HPV) quando tinham entre 12 e 13 anos do que nas gerações anteriores, conclui um estudo publicado na revista The Lancet.
A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje a importância de Portugal se lembrar das lições aprendidas durante a pandemia de covid-19 e reiterou a necessidade de “recompensar e reter” os profissionais de saúde no setor público.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou hoje que será iniciado “muito em breve” o reforço de vacinação dos profissionais de saúde e do setor social com a terceira dose da vacina contra a covid-19.
Os deputados aprovaram hoje uma proposta do BE que alarga o direito do teletrabalho aos cuidadores informais, por um período máximo de quatro anos seguidos ou interpolados.
A ministra da Saúde afirmou hoje que o estudo hoje divulgado que estima que mais de 4.400 cancros terão ficado por diagnosticar e milhões de consultas por fazer traz “um conjunto de alertas” que o ministério acompanha “com preocupação”.
As alterações ao decreto da eutanásia que vão ser discutidas quinta-feira no parlamento incluem um novo artigo inicial de definições para clarificar conceitos, oito no total, desde a morte medicamente assistida à "lesão definitiva", doença grave ou incurável.
O parlamento aprovou hoje, na especialidade, a proibição da discriminação na doação de sangue em função "da orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais", com votos favoráveis de todos os partidos.
Um estudo liderado por um docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) concluiu que a prática de desportos de impacto elevado contribui para o aumento de densidade mineral óssea.
O epidemiologista norte-americano Dorry Segev defendeu hoje que a liberdade de escolha pessoal em matérias de saúde pública, como a vacinação ou o uso de máscara para evitar a propagação da covid-19, é contraproducente e “não resulta”.
Portugal ultrapassou hoje os mil novos casos de infeção confirmados com o coronavírus SARS-CoV-2, o que já não acontecia desde meados de setembro, nove mortes associadas à covid-19 e novo aumento nos internamentos, segundo dados oficiais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) concedeu hoje uma licença para uso de emergência de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida na Índia, oferecendo garantias para uma injeção que os reguladores do país tinham já autorizado há meses.
O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco perdeu, nos últimos dois anos, 18 médicos, maioritariamente por aposentação, mas garantiu a contratação de 19, disse hoje fonte hospitalar.
O coordenador da extinta ‘task force’ que geriu o processo de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, foi hoje distinguido com o Prémio Nacional de Bioética, que dedicou aos portugueses por não caírem na "tentação fácil da dúvida”.
As autoridades registaram na época balnear deste ano 663 salvamentos e 2.518 ações de primeiros socorros nas praias portuguesas, ano em que ocorreram 14 mortes, menos uma do que em 2020, anunciou hoje a Autoridade Marítima Nacional.
O coordenador da extinta ‘task force’ responsável pela vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, afirmou hoje que a existência de uma pessoa que dirija e responda pelo processo da terceira dose da vacina é “sempre útil”.
O primeiro-ministro afirmou hoje, perante a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que fará o que for preciso para que Portugal continue o processo de consolidação orçamental e tenha finanças públicas saudáveis.