As emissões mundial de dióxido de carbono (CO2), principal causa do aquecimento global, devem atingir níveis sem precedentes até 2023 tendo em conta a falta de investimento em energias renováveis nos planos de recuperação pós-covid.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto vão estudar os mecanismos que causam morte neuronal nos doentes com a “doença dos pezinhos”, no âmbito do programa de bolsas médicas da Pfizer.
O total de mortes na Índia devido à covid-19 pode ser 10 vezes superior aos dados oficiais, ou seja de vários milhões e não de milhares, convertendo-a na pior tragédia da Índia moderna, segundo um estudo divulgado hoje.
A Ordem dos Médicos destacou hoje a posição cimeira de Portugal na área da transplantação a nível mundial e apelou a que a atividade no terreno seja “coordenada de forma criteriosa” para aumentar o número de transplantes com sucesso.
Os transplantes subiram no primeiro semestre do ano, sobretudo os cardíacos e a pulmonares, com um total de 369 órgãos transplantados até final de junho, mais 54 do que no ano passado, segundo a Coordenação Nacional da Transplantação.
Apenas uma “pequena fração” de famílias vulneráveis em Nairobi beneficiou de um programa de apoio do Governo queniano, destinado às famílias mais carenciadas durante a pandemia, mas que se “caracterizou pelo favoritismo absoluto”, denunciou a Human Rights Watch (HRW).
Um lote de 12 mil vacinas da AstraZeneca e material médico oferecido por Portugal chegou hoje a Díli, marcando o inicio do apoio bilateral português ao processo de vacinação contra a covid-19 em Timor-Leste.
A Rússia iniciou os testes clínicos para a sua quinta vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Agência Federal Médico Biológica (AFMB), após ter recebido autorização, foi hoje anunciado.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) defenderam hoje a necessidade das unidades de saúde e outros serviços de atendimento urgente acelerarem a notificação das reações adversas às vacinas contra a covid-19.
Portugal vai entregar 12 mil doses de vacinas contra a covid-19 e material médico a Timor-Leste na terça-feira, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos do Brasil, aprovou hoje um estudo clínico para avaliar a segurança, eficácia e a imunogenicidade de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca.
Portugal registou nas últimas 24 horas um novo aumento no número de pessoas internadas com covid-19, 1.855 novas infeções e oito mortes, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A ministra da Saúde de Angola agradeceu o apoio das autoridades portuguesas no combate à pandemia da covid-19, salientando que essa cooperação não se resume à oferta de vacinas, como as que começaram hoje a ser administradas.
A taxa de incidência de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes no continente ultrapassou hoje os 400 casos, mas o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a baixar ligeiramente, para 1,10, quer no continente quer a nível nacional.
O município da Figueira da Foz e uma unidade de investigação de Aveiro têm em curso um projeto de avaliação de odores emitidos por unidades industriais, para vir a ser criada legislação, até agora inexistente, foi hoje anunciado.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 35 novos casos positivos de covid-19, dos quais 24 em São Miguel, 10 na Terceira e um no Pico, e três doentes recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde.
Deputados do PCP e do Bloco de Esquerda defendem o revogação do acordo para a gestão do hospital de Serpa pela Misericórdia local e a integração da unidade hospitalar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, está limitada a serviços mínimos, até ao dia 24, porque 20 dos 26 profissionais se encontrarem em isolamento profilático.
O grupo parlamentar bloquista vai apresentar esta semana um diploma para a ampliação do Hospital Garcia de Orta, em Almada, sustentando a decisão com a necessidade de investimento nesta unidade de saúde que serve o dobro da capacidade prevista.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.093.263 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Irlanda começa hoje a aceitar o certificado digital covid-19 da União Europeia (UE) para viagens internacionais e elimina também a quarentena para quem vem de alguns outros países apresentando teste negativo ou que tenha vacinação completa.
A consultora Capital Economics considerou hoje que a rápida propagação da variante Delta do novo coronavírus é mais ameaçadora nas economias emergentes porque o ritmo de imunização é mais lento, nomeadamente em África e na Ásia.
O Governo de Unidade Nacional de Myanmar (antiga Birmânia), que se opõe à junta militar, pediu às Nações Unidas assistência humanitária urgente para enfrentar uma nova vaga de covid-19 que estará "fora de controlo".