O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o decreto da Assembleia da República que consagra o direito ao esquecimento, impedindo que pessoas que tenham superado doenças graves, como cancro, sejam discriminadas no acesso ao crédito ou seguros.
As trabalhadoras do apoio domiciliário do Centro Comunitário Paroquial de Famões, em Odivelas, acusam a direção da IPSS de lhes atribuir uma “carga horária excessiva” e manifestam-se hoje para reivindicar uma mudança nas escalas de trabalho.
Os negociadores da cimeira do clima em Glasgow, Reino Unido, devem apresentar hoje um texto de conclusões “praticamente final”, segundo o presidente da conferência, Alok Sharma, num dia também dedicado às cidades e regiões.
Os recentes aumentos nos custos na energia e combustíveis ameaçam fazer cessar serviços de apoio a deficientes e idosos nas instituições de solidariedade social do Porto, mas também causar atrasos no pagamento de salários e até despedimentos de funcionários.
Cerca de 900 mil crianças entre os cinco e os 11 anos já receberam a primeira dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 desde o começo da campanha para esta faixa etária nos Estados Unidos, foi hoje divulgado.
A farmacêutica norte-americana Pfizer iniciou no Brasil estudos clínicos do Paxlovid, um fármaco experimental em formato de pílula destinado ao tratamento contra a covid-19, noticiou hoje a imprensa local.
O presidente da delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) criticou hoje as condições “desumanas” do serviço de hemodiálise do hospital de Ponta Delgada e acusou o secretário da Saúde de não dar resposta às queixas da associação.
Cerca de 40 representantes diplomáticos internacionais reafirmaram hoje o objetivo de declarar a pandemia de covid-19 extinta até setembro do próximo ano, numa reunião ministerial virtual convocada pelos Estados Unidos.
Portugal e vários países europeus vão assinar na quinta-feira uma declaração que exclui a energia nuclear das fontes energéticas consideradas sustentáveis, defendendo que não possa receber financiamento europeu, anunciou hoje o ministro do Ambiente e Ação Climática.
O bastonário da Ordem dos Médicos manifestou-se hoje solidário com os chefes de equipa de urgência cirúrgica do Hospital de Santa Maria, considerando o seu pedido de demissão em bloco como um “grito de alerta”.
Portugal participa num projeto internacional que vai avaliar o impacto do ensino à distância na aprendizagem durante a pandemia de covid-19 e das variantes do novo coronavírus nos tratamentos e vacinas.
A Madeira reportou hoje mais 38 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e sinalizou 361 infetados, estando 11 pessoas internadas no Hospital do Funchal, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DGS).
A Estónia, França e Irlanda pediram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para debater a crise de migrantes na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia, que deverá ocorrer quinta-feira à tarde.
A China e os Estados Unidos concluíram uma "declaração conjunta sobre o fortalecimento da ação climática", anunciou o enviado chinês para o clima, Xie Zhenhua, hoje, em Glasgow, onde decorre a conferência sobre o clima COP26.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou o regulamento de Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS), negociado durante a presidência portuguesa e que vai permitir reduzir o tempo de disponibilização de medicamentos e de dispositivos médicos aos cidadãos.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que, apesar do aumento de infeções com o novo coronavírus, o seu impacto tem sido moderado e Portugal está numa situação confortável no que toca ao risco de doença grave.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) manifestou hoje “total abertura e empenho” para melhorar as questões de organização interna identificadas numa carta de pedido de demissão apresentada pelos chefes de equipa de cirurgia da urgência central.
O progresso mundial contra o sarampo está ameaçado, no meio da pandemia de covid-19, considera a Organização Mundial de Saúde, dando conta do maior aumento do número de crianças não vacinadas em 20 anos.
Mais de mil utentes estão a recorrer diariamente ao centro de vacinação na Cidade Universitária, em Lisboa, a maioria idosos e muitos com o apoio de canadianas ou em cadeiras de rodas e acompanhados, dada a fragilidade desta faixa etária.
Portugal tem 86% da população com a vacinação completa contra covid-19 e 87% com pelo menos uma dose da vacina, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), percentagens que se têm mantido estáveis nas últimas semanas.
Os dez chefes de equipa de cirurgia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, apresentaram uma carta de demissão devido à "insuficiência das equipas" no serviço e na urgência, adiantou hoje à Lusa o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que a Europa poderá somar mais meio milhão de mortos por covid-19 até ao início de fevereiro se a tendência de crescimento da pandemia continuar no continente.
O chefe da diplomacia portuguesa disse hoje que a UNESCO respondeu "bem" à crise educativa global causada pela pandemia de covid-19, indicando ainda que Portugal não irá candidatar-se ao Conselho Executivo da organização até ao final desta década.
Portugal regista hoje 1.654 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, cinco mortes associadas à covid-19 e um aumento nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, indicam os dados oficiais.