O acolhimento residencial de crianças e jovens vai passar a ter como critério a proximidade à família biológica, de acordo com a portaria publicada hoje em Diário da República.
A Câmara Municipal de Palmela assinala na terça-feira o arranque da construção da futura Unidade de Saúde Familiar (USF) da Quinta do Anjo, um investimento de 2,17 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Conferência Episcopal de Moçambique afirmou hoje que o mundo perdeu um “pastor incansável e voz dos pobres e marginalizados” com a morte do Papa Francisco, que vai ser lembrado pelos moçambicanos pelo seu “carinho e solidariedade”.
A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, abriu concurso público internacional para a reabilitação do antigo Hospital de São João, na Lousã, que vai permitir criar 100 camas para residência de idosos e cuidados continuados de convalescença.
Francisco, o 266.º Papa da Igreja Católica que morreu hoje, teve um pontificado marcado pela inovação e desejo de mudança ao longo dos quase 12 anos de liderança do Vaticano.
O Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, revelou hoje que desenvolveu um modelo de Inteligência Artificial (IA) que potencia a medicina de diagnóstico e melhora em 35% a precisão da imputação de dados incompletos.
O Papa Francisco, que morreu hoje, comportou-se, em Roma, como um missionário vindo do fim do mundo para recuperar as promessas de abertura do Concílio Vaticano II, num pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.
As autoridades controladas pelo Hamas acusaram hoje o Exército israelita de execução sumária, em março, durante confrontos em que morreram 15 socorristas palestinianos no sul da Faixa de Gaza.
A nova maternidade do Hospital Santa Maria, em Lisboa, é hoje inaugurada, após uma abertura faseada iniciada em agosto de 2024, com o funcionamento do primeiro bloco cirúrgico e a urgência de Ginecologia, ao fim de um ano de obras.
Um incêndio que deflagrou esta tarde numa clínica de reabilitação de saúde mental, na Mealhada, distrito de Aveiro, causou um ferido e destruiu parcialmente o espaço.
O partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) defende no seu programa eleitoral às legislativas a “deportação imediata” de imigrantes ilegais e que o SNS deixe de suportar o aborto “sem ser por motivos clínicos ou de saúde”.
A Comissão de Trabalhadores do INEM considerou hoje intolerável a agressão ao técnico de emergência em Gondomar e exigiu que os agressores sejam "levados à justiça" e sejam aplicadas as “devidas e severas consequências”.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na noite de sábado no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, foi hoje revelado.
Angola registou 500 mortos e 13.818 casos de cólera devido ao surto que o país enfrenta desde janeiro deste ano, com 17 das 21 províncias afetadas, segundo dados do Ministério da Saúde.
O diretor executivo do SNS defendeu hoje que é preciso assegurar que todas as unidades do Serviço Nacional de saúde tomem as medidas necessárias para acabar com o problema dos doentes vulneráveis que fogem das urgências.
O diretor executivo do SNS afirmou hoje que o caso da grávida que esteve quase três horas numa ambulância foi corretamente resolvido, mas atribuiu à utente a responsabilidade por um pormenor que “não terá corrido tão bem”.
O despiste de um veículo ligeiro ocasionou dois feridos graves em Folhadal, no município de Nelas, distrito de Viseu, disse hoje a agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Angola registou mais dez mortos por cólera e 343 novas infeções, com um total de 498 mortes desde janeiro passado, segundo o ponto da situação com data de 18 de abril divulgado hoje pelo Ministério da Saúde angolano.
O diretor executivo do SNS explicou hoje que os fechos de urgências se agravam aos fins de semana com feriados por falta de prestadores de serviço, mas garantiu que há sempre resposta para quem recorre à urgência.
A Comissão de Trabalhadores do INEM rejeitou hoje que os seus profissionais sejam o “bode expiatório” de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) “com falhas”, sobretudo no encaminhamento de utentes de risco.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 550 quilos de carne, suspendeu atividade a sete estabelecimentos e abriu cinco processos-crime por abate clandestino, alimentos estragados e especulação de preços, segundo balanço da Operação Páscoa Doce, hoje divulgado.
A dirigente do PS Mariana Vieira da Silva acusou hoje o Governo de estar desaparecido perante o encerramento de urgências hospitalares e considerou que o setor da saúde tem a “marca das promessas não cumpridas” da AD.
Quatro pessoas foram hoje resgatadas em Manteigas, no distrito da Guarda, após ficarem sem ter como sair de um percurso pedonal na Nave da Mestra, na Serra da Estrela, anunciou fonte da Proteção Civil.
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, defendeu o diálogo com os profissionais de saúde em greve desde quinta-feira em Moçambique, considerando que o Governo está a envidar esforços para encontrar soluções.