Um “erro humano” levou a que a chamada de socorro da grávida que teve o parto na rua não fosse encaminhada para o INEM, apurou uma averiguação preliminar dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) hoje divulgada.
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) estão com falhas desde a tarde de segunda-feira devido a problemas informáticos na central 112 Lisboa, o que tem levado a atrasos no envio de ambulâncias, segundo o sindicato do setor.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou, pela primeira vez, uma cirurgia mamária (mastectomia) endoscópica, que permite uma recuperação mais rápida às mulheres, com menos dor e melhores resultados estéticos.
O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje insustentável a situação dos serviços de urgência no país e acusou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde de estar ausente num momento crítico para o SNS.
A nova especialidade de Medicina de Urgência e Emergência conta já com 421 candidatos aprovados e uma “forte adesão” por parte dos médicos, mas o bastonário alerta que não irá resolver a crise nos serviços de urgência do SNS.
O grupo de antigas personalidades internacionais que integra os 'Sábios' denunciou hoje um “genocídio” em curso em Gaza e “a obstrução deliberada por parte de Israel à entrada de ajuda humanitária” no território palestiniano sitiado.
A Dinamarca vai participar numa operação internacional de lançamento de ajuda humanitária sobre a Faixa de Gaza, coordenada pela Jordânia e pelos Emirados Árabes Unidos (EAU), anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.
A Ordem dos Médicos (OM) pediu hoje esclarecimentos ao Ministério da Saúde, à Direção Executiva do SNS e ao INEM sobre um parto ocorrido na via pública, para “apurar em detalhe” as circunstâncias do caso, que considera “inadmissível”.
A Farminveste SGPS notificou os subscritores de obrigações 2021-2025 que poderão trocar os títulos por ações de categoria B entre os dias 20 de agosto e 20 de setembro.
A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo confirmou hoje a contratação de seis médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, reforçando as equipas dos cuidados de saúde primários em Abrantes, Tomar e Constância.
Israel negou hoje "qualquer sinal de subnutrição generalizada" na Faixa de Gaza, segundo um relatório de uma agência do Ministério da Defesa israelita, apesar dos avisos da ONU e de novas mortes anunciadas.
Dois milhões de moçambicanos estão em situação de insegurança alimentar, dos quais 148 mil necessitam de "assistência humanitária urgente”, afirmou hoje o Governo.
O Presidente da República lembrou hoje a promessa da ministra da Saúde de fazer o que pudesse para resolver os problemas nas urgências de obstetrícia e ginecologia, esperando progressos até ao “fim do verão”.
A ministra da Saúde solicitou à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde a abertura de um processo de inquérito ao caso de uma jovem grávida que teve o parto numa rua do Carregado, no concelho de Alenquer.
A Capitania do Porto da Nazaré determinou a interdição de banhos na praia da Nazaré, como medida preventiva, na sequência de uma escorrência de efluentes, informou hoje a Câmara Municipal local.
As autoridades de saúde moçambicanas afirmaram hoje que mais de metade dos casos confirmados de mpox em Moçambique já estão recuperados e sem registo de óbitos.
Mais de 20 países, incluindo Portugal, e responsáveis da União Europeia apelaram hoje a Israel para que permita a entrada da ajuda das organizações internacionais em Gaza, onde "o sofrimento humanitário atingiu níveis inimagináveis".
A Arábia Saudita condenou hoje “veementemente” os planos de Israel de ocupar Gaza, advertindo para as “graves consequências” para a paz mundial se continuar “a incapacidade” da comunidade internacional em travar “as práticas brutais e de genocídio” no enclave.
A NASA e a Google estão a testar um novo assistente com Inteligência Artificial (IA) capaz de fazer diagnósticos médicos autónomos durante as missões espaciais prolongadas, informa a tecnológica no seu ‘site’.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) negou hoje que se verifique um aumento significativo na entrada de ajuda humanitária em Gaza, como tinham anunciado as autoridades israelitas, e denunciou a “situação catastrófica” no sistema de saúde local.
A empresa estatal Farmácias de Moçambique (Farmac) repetiu em 2024 os prejuízos do ano anterior, de cerca de 26,4 milhões de meticais (355 mil euros), segundo o Relatório e Contas a que a Lusa teve hoje acesso.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) financiou com mais de 236 milhões de euros a quase totalidade dos 12.907 utentes que fizeram tratamento de hemodiálise no ano passado, segundo dados hoje divulgados.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) descartou uma relação de causalidade entre o atraso no socorro pelo INEM e a morte de um idoso de 95 anos em Ansião em 04 de novembro de 2024.
Mais de 150 enfermeiros do Hospital de Cascais subscreveram um abaixo-assinado a exigir 35 horas de trabalho semanais e contratação urgente de profissionais, denunciando exaustão, desigualdade de direitos e más condições de trabalho, disse hoje à Lusa fonte sindical.