O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá ficar internado dois dias no Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma “hérnia encarcerada”, e a recuperação poderá chegar a duas semanas, revelaram hoje fontes hospitalares.
De acordo com a presidente do conselho de administração daquele hospital, Maria João Baptista, “a cirurgia correu bem, não houve complicações, foi perfeitamente atempada” e o chefe de Estado português deverá ficar internado “previsivelmente” dois dias.
Em declarações aos jornalistas, a diretora clínica do Hospital de São João, Elisabete Barbosa, disse que o Presidente precisará de repouso e que “dentro de duas semanas estará recuperado”.
Marcelo Rebelo de Sousa foi submetido na segunda-feira à noite a uma cirurgia de urgência no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto quando regressava de Amarante, das exéquias do Engenheiro António Mota.
Segundo a médica Elisabete Barbosa, Marcelo Rebelo de Sousa tinha sintomas de “oclusão intestinal e vómitos” e que a cirurgia “foi determinante” e feita “atempadamente”.
“Se tivesse decorrido mais tempo teríamos de fazer recessão intestinal”, disse.
Questionada sobre o tempo de recuperação do chefe de Estado, Maria João Baptista sublinhou que “é expectável que, estando a correr tudo bem, o tempo de recuperação seja relativamente curto”.
“Vai-se manter no hospital enquanto for necessário”, disse.