A Autoridade para as Condições do Trabalho, que intensificou a fiscalização do teletrabalho obrigatório em vigor até domingo, considera que o grosso do tecido empresarial “assimilou” as preocupações inerentes às limitações ao trabalho presencial neste período de crescendo pandémico.
A maior parte das pessoas que ainda estão por vacinar contra a covid-19 são crianças e jovens entre os 5 e os 20 anos, avançou hoje o coordenador do plano de vacinação Carlos Penha-Gonçalves.
O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, hoje publicado, prevê a criação de uma rede de colaboração com a Administração Interna e a Justiça, no âmbito da prevenção dos riscos para os trabalhadores.
O Presidente da República não excluiu hoje um "retoque legislativo" para facilitar a votação nas eleições de 30 de janeiro, afirmando que "é uma questão a ponderar" se isso é possível constitucionalmente e em tempo útil.
A Linha SNS 24 bateu na terça-feira o recorde de chamadas atendidas num só dia, totalizando 103.470, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O Governo pediu um parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) para saber se o isolamento no quadro da covid-19 impede o exercício do direito de voto ou se poderá ser suspenso para esse efeito.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinaram hoje um protocolo que visa a "criação de sinergias" para facilitar o acesso dos doentes renais crónicos do distrito a consultas e tratamentos de Nefrologia.
Peritos que aconselham o Governo sobre a pandemia de covid-19 propõem que 70% de internamentos em cuidados intensivos e índice de transmissibilidade (Rt) acima de 1 sejam critérios para agravar medidas de contenção e insistem na responsabilização da população.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu no início da semana 59 novos médicos internos, que se juntam aos 66 já em formação nesta unidade hospitalar, em 10 especialidades diferentes, foi hoje anunciado.
O máximo de casos de covid-19 pode ser atingido nesta primeira ou na segunda semana de janeiro, estimou hoje o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge, prevendo ainda que entre 4% a 12% da população possa ficar de quarentena.
Cerca de 40 exibidores, cineclubes, festivais e associações apelaram hoje ao Governo para que acabe com a obrigatoriedade de teste à covid-19 nas idas ao cinema, defendendo que as salas têm "baixíssimas probabilidades de infeção".
Um total de 114 médicos internos começou esta semana a realizar formação geral e especializada nos hospitais e centros de saúde do Alentejo, revelou hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).
A efetividade da vacina contra a covid-19 é mais baixa na variante Ómicron do que a estimada para a Delta, mas após a dose de reforço aumenta e varia consoante a vacina e o tempo desde a última dose, segundo os especialistas.
A incidência do vírus SARS-CoV-2 aumentou para um máximo histórico, com uma tendência fortemente crescente a nível nacional, que se faz sentir nos internamentos em enfermaria, embora os cuidados intensivos se encontrem a cerca de 60% do nível de alerta.
O período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa a partir de hoje a ser de sete dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As medidas em vigor são “suficientes e equilibradas” para responder à atual situação da pandemia, mas poderão ser necessárias restrições mais duras caso se verifique maior pressão sobre os serviços de saúde, defendeu hoje o investigador Miguel Castanho.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desvendaram, num animal mamífero, os mecanismos moleculares que permitem regenerar o Sistema Nervoso Central após uma lesão da medula, foi hoje anunciado.
Hong Kong proibiu na terça-feira a importação de carne de frango e derivados, incluindo ovos, do distrito português de Santarém, após a deteção de casos de gripe aviária.
Especialistas de saúde pública e políticos voltam a reunir-se hoje para avaliar a evolução da pandemia de covid-19, numa altura em que Portugal regista um aumento significativo de infeções devido à maior capacidade de transmissão da variante Ómicron.
Portugal continental registava no início desta semana 584 surtos ativos de covid-19, mais de metade em escolas, apesar da diminuição, em 43 surtos, nestes estabelecimentos face à semana anterior, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
As autoridades sanitárias de São Paulo, o Estado mais populoso do Brasil, reportaram hoje pelo menos 110 casos de "flurona" naquela região, elevando o total para 115 casos no país, num momento em que novas suspeitas são investigadas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o risco acrescido do aparecimento de uma nova variante do coronavírus que causa a covid-19, eventualmente mais perigosa, devido à multiplicação de infeções com a variante Ómicron, mais transmissível.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) renovou hoje o apelo para que os doentes não se dirijam ao Serviço de Urgência para fazer testes à covid-19, pedindo que procurem locais específicos na região para efetuarem a testagem.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou que foi detetado um novo foco de gripe das aves em Portugal, numa exploração de galinhas e patos em Santiago do Cacém, distrito de Setúbal.