Cerca de 60 mil clínicos começam hoje a votar para eleger o bastonário da Ordem dos Médicos na segunda volta de uma eleição disputada por Carlos Cortes e Rui Nunes que decorre até 16 de fevereiro.
O presidente da Câmara de Santarém voltou hoje a lamentar que o ministro da Saúde não tenha marcado ainda a reunião solicitada há meses por causa da situação do hospital distrital, admitindo ir para a porta do Ministério.
A economista consultora e docente na Universidade dos Açores Manuela Gomes de Menezes é a nova presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, anunciou hoje o executivo açoriano.
As assistentes sociais não têm acesso à plataforma que identifica as vítimas de mutilação genital feminina em Portugal e isso impede o registo de mais casos, alertaram hoje duas profissionais da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.
Dezenas de milhar de enfermeiros e operadores de ambulância protagonizam hoje aquela que os sindicatos consideram ser a maior greve na história no sistema de saúde pública do Reino Unido em reivindicação por melhores salários.
O município de Rio Maior juntou-se hoje aos de Óbidos e das Caldas da Rainha na defesa da localização do novo hospital do Oeste neste último concelho, alegando que parte da sua população é servida na unidade desta cidade.
Cabo Verde reduziu em 30% as transferências de doentes oncológicos para o exterior, mas quer realizar investimentos para aumentar ainda mais essa percentagem e reforçar a prevenção e tratamento, disse hoje fonte governamental.
O bloco operatório, que está a funcionar “a meio gás”, as técnicas de gastro, ginecologia, imunoterapia, hematologia e oncologia médica são hoje os serviços mais afetados pela greve dos enfermeiros no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
O Governo vai apoiar com 80 mil euros organizações da sociedade civil que atuam junto de comunidades afetadas pela mutilação genital feminina (MGF), anunciou hoje o gabinete da ministra-Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.
O presidente da Assembleia da República manifestou hoje “toda a solidariedade” com os povos da Turquia e da Síria após o terramoto que atingiu estes países e que já causou mais de seis centenas de mortos.
O terramoto registado esta madrugada com epicentro na Turquia e que atingiu zonas da Síria controladas pela oposição, além de outras regiões controladas pelo regime de Damasco, fez mais de 400 mortos em território sírio.
O balanço das vítimas mortais do sismo que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria fez 147 mortos nas zonas controladas por rebeldes na Síria, entre as mais de 641 pessoas que morreram nos dois países.
O último balanço provisório de vítimas do tremor de terra que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria aumentou para 641 mortos sendo que as autoridades alertam que o número pode ser ainda mais grave devido ao grau de destruição.
As autoridades de saúde registaram no ano passado 190 casos de mutilação genital feminina, um aumento de 24% relativamente ao período homólogo, e em mais de metade ocorreram complicações, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A Rede Nacional de Serviços de Urgência de Psiquiatria da infância e adolescência está organizada em urgências regionais, sendo que o Hospital D. Estefânia atenderá, além de Lisboa e Vale do Tejo, a população do Alentejo e do Algarve.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) considerou hoje que a aprovação de regras nacionais dedicadas à pedopsiquiatria prova a aposta numa política “consistente e robusta na área da saúde mental”.
João Malheiro fez 230 chamadas para marcar uma consulta na Via Verde Seixal sem que tivesse êxito, o que o levou a ter de se deslocar à unidade de saúde, o que evidencia uma das atuais fragilidades do projeto.
Milhares de utentes do Seixal não têm médico de família, mas em vez de tentarem a sorte em longas filas, madrugada dentro, podem marcar consulta pelo telefone numa unidade com médicos e enfermeiros especialistas, internos e até aposentados.
O secretário regional da Saúde e Desporto apelou aos açorianos para responderem positivamente aos rastreios do Centro de Oncologia dos Açores (COA), adiantando que “está em curso a preparação de mais um, dirigido aos fumadores”.
O BE quer criar o direito à falta justificada no trabalho para mulheres que sofrem de endometriose ou adenomiose, bem como que o SNS assegure a possibilidade de colheita e armazenamento de ovócitos nestes casos para se preservar a fertilidade.
O Hospital Distrital de Santarém pediu o desvio de ambulâncias com doentes urgentes de medicina interna entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de segunda-feira devido a constrangimentos neste serviço, afirmou fonte da unidade hospitalar.
A líder do principal sindicato de enfermeiros do Reino Unido, Pat Cullen, instou o primeiro-ministro, Rishi Sunak, a apresentar uma nova oferta salarial "significativa" à organização, para evitar as greves previstas em Inglaterra na próxima semana.
Quando na cidade do Porto se juntam doenças, falta de habitação, temperaturas quase negativas e enxurradas, o resultado é uma espécie de revolução dos sem-abrigo a montar tendas para combater o frio.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, revelou hoje que o partido vai agendar para discussão no plenário da Assembleia da República um projeto de lei que propõe a alteração ao estatuto do Serviço Nacional de Saúde(SNS).