O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, mostrou-se hoje convicto de que rapidamente haverá um acordo que permita “estabilizar o serviço de urgência” geral do Hospital São Francisco Xavier.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, considerou hoje, em Santiago do Cacém (Setúbal), que o Estatuto do SNS, promulgado segunda-feira pelo Presidente da República, necessita de ser regulamentado “o mais celeremente possível”.
Os 37 enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Santa Maria pediram escusa de responsabilidade, alegando escassez de profissionais para “dar resposta às necessidades de uma das unidades mais diferenciadas do país”, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia assinou hoje um contrato com a farmacêutica espanhola Hipra para o rápido fornecimento à União Europeia (UE), no outono, até 250 milhões de doses de vacinas anticovid-19, quando este fármaco tiver aval do regulador comunitário.
O Sindicato dos Enfermeiros considera que o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, promulgado pelo Presidente da República, é “uma mão vazia” e não concretiza qualquer reforma do SNS nem deixa um plano para reforçar o capital humano.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria concorda com o diploma que definiu as horas extraordinárias dos médicos, para ajudar a colmatar as escalas, mas defende mudanças de fundo.
A PSP sinalizou no primeiro semestre do ano 2.880 vítimas de violência doméstica para o programa de teleassistência e mais de 5.800 crianças à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
A quantidade de água voltou a descer em julho nas bacias do Barlavento algarvio, com 11,4%, e do Lima, com 17,4.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que o estatuto do SNS, promulgado pelo Presidente da República, “dá a ideia de que o Governo não tem um fio condutor” para a saúde.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou hoje que o Governo está “incapaz de suster a degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS)” ao comentar a promulgação do seu estatuto.
O Presidente da República disse hoje que era fundamental promulgar o estatuto do SNS, considerando que “era a base do edifício” e “sem a lei não podia haver reforma”.
O BE/Açores pediu hoje, através de um requerimento entregue na Assembleia Regional, dados sobre a violência obstétrica no arquipélago, para que se possa “agir de forma proativa” e erradicar esses procedimentos.
A secretária de Estado da Saúde afirmou hoje que o novo regime de pagamento de horas extraordinárias começa a ter “algum efeito”, com muitos médicos tarefeiros a contactar os hospitais para avaliar a possibilidade de um contrato sem termo.
O Governo congratulou-se hoje com a promulgação do Estatuto do SNS, sublinhando que irá analisar com “muita atenção” e “muita ponderação” as observações feitas pelo Presidente da República e que fará as adequações necessárias ao diploma.
A proposta de revisão da rede de referenciação em obstetrícia e ginecologia, que permitirá concentrar serviços, será entregue ao Governo no final de setembro, revelou hoje o coordenador da comissão de acompanhamento da resposta em urgência para estes serviços.
Em quase metade dos dias de julho foram batidos recordes de mortalidade para este mês, com o dia 14 a ser aquele que maior percentagem de excesso de mortalidade registou (63,4%), segundo dados oficiais.
O Presidente da República promulgou hoje o Estatuto do SNS, considerando que “seria incompreensível” retardá-lo, e instou o Governo a acelerar a sua regulamentação e clarificar os pontos ambíguos, sob pena de se perder “uma oportunidade única”.
A ASAE apreendeu 1.100 quilos (kg) de frutos e produtos hortícolas frescos, no valor de 2.200 euros, e instaurou 23 processos contraordenacionais em operações de fiscalização da comercialização de hortofrutícolas em mercados abastecedores.
A reflorestação da área ardida em Murça com árvores autóctones mais resistentes ao fogo é o objetivo de uma iniciativa lançada pela Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do concelho e a associação ambientalista Quercus, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos afirmou hoje que aguarda há cinco dias resposta do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental ao pedido que fez sobre as medidas adotadas para garantir o “bom funcionamento” da urgência geral do Hospital São Francisco Xavier.
O Hospital Garcia de Horta (HGO), em Almada, não está a receber doentes encaminhados pelo INEM nas urgências de obstetrícia até às 20:00 de hoje, e de ortopedia até às 08:00 de segunda-feira, indicou fonte sindical.
O uso de máscara deixa de ser obrigatório nos transportes coletivos de passageiros na Madeira a partir das 00:00 horas de segunda-feira, anunciou hoje a empresa de transportes públicos Horários do Funchal (HF).
O coordenador nacional da comissão de resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e blocos de partos defende que tem que ser considerada a possibilidade de encerrar algumas maternidades, fora do interior, para concentrar recursos e responder aos problemas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que já leu o decreto-lei que aprova o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que recebeu na sexta-feira, esperando apresentar “algumas observações” ao documento.