África ainda não recebeu nenhuma dose das vacinas contra a varíola dos macacos - declarada emergência internacional de saúde na semana passada pela OMS -, divulgaram hoje os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC).
O Conselho de Ministros decidiu hoje a renovação da situação de alerta devido à pandemia da covid-19 até ao final do mês de agosto, mantendo todas as regras atualmente em vigor.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) ajudou quase 50.000 migrantes a regressarem aos seus países de origem em 2021, um aumento de 18% em relação a 2020, mas muito aquém dos números anteriores à pandemia de covid-19.
A Universidade de Coimbra (UC) lidera um consórcio europeu constituído para promover a investigação na área do envelhecimento ativo e saudável, com foco na prevenção e reabilitação de doenças cerebrovasculares, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
Os Açores tinham, no final de junho, 10.027 utentes em lista de espera cirúrgica, menos 1% do que no mês anterior e menos 13,4% do que no período homólogo, revela um relatório da Direção Regional da Saúde.
A iLoF, empresa de saúde digital sediada no Porto, angariou uma ronda de financiamento de cinco milhões de dólares (cerca de 4,9 milhões de euros) que permitirá acelerar o recrutamento de pacientes e o desenvolvimento de terapias dirigidas.
Diversas associações da área da saúde lançam hoje uma campanha de alerta para a importância de estar atento aos sintomas do cancro do pulmão, sublinhando que um diagnóstico precoce pode salvar vidas e que a doença “não tira férias”.
Até hoje, a humanidade terá consumido tudo o que o planeta pode produzir num ano sem se esgotar, o que significa que viverá o que resta de 2022 a crédito, alertem duas Organizações Não Governamentais (ONG).
As autoridades sanitárias americanas anunciaram quarta-feira que amostras de solo e água colhidas no Mississipi continham uma bactéria que causa uma doença rara, mas grave, chamada melioidose.
O número de tratamentos da hepatite C iniciados em 2020 e 2021 caiu mais de 40% em Portugal, uma redução que pode ser atribuída à pandemia de covid-19, alerta o relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV) hoje divulgado.
Portugal deve traçar uma estratégia para eliminar as hepatites virais até 2030, cumprindo os objetivos internacionais de reduzir a incidência em 90% e a mortalidade associada em 65%, defende um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Organização Mundial da Saúde (OMS), face ao surto de Monkeypox em vários países, recomendou hoje aos homens que praticam sexo com outros homens que reduzam o número de parceiros sexuais.
O Instituto de Administração da Saúde da Madeira (Iasaúde) está a preparar uma proposta de revisão do financiamento dos cuidados respiratórios domiciliários, devido ao aumento de pedidos e visando a adaptação às necessidades dos utentes, foi hoje anunciado.
Mais de 91 milhões de africanos sofrem de hepatite B ou C, as estirpes mais mortais do vírus que causa esta infeção, segundo um estudo publicado hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As negociações entre Governo e sindicatos para a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde deverão iniciar-se em setembro, indicou hoje à Lusa fonte sindical após reunião com a tutela.
A média de infeções pelo coronavírus que provoca a covid-19 voltou a baixar em Portugal para os 4.488 casos diários, o valor mais baixo registado durante este ano, indicam os dados do Instituto Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram um laboratório para desenvolver soluções digitais na área da saúde que poderão vir a ser replicadas noutros hospitais, foi hoje anunciado.
A ilha Terceira, nos Açores, tem cerca de 8.000 utentes sem médico de família e, mesmo que sejam preenchidas as seis vagas já abertas, continuará sem cobertura a 100%, revelou hoje o secretário regional da Saúde.
Os sindicatos da função pública consideraram hoje positivo que o Governo tenha aceitado retirar da proposta do novo igualamento eleitoral o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE a exclusão da candidatura a este órgão pelos dirigentes sindicais.
A presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Margarida França, assegurou hoje que a unidade Via Verde AVC do Hospital de Aveiro vai manter-se em funcionamento em agosto.
O representante da República para Madeira promulgou hoje o diploma que estabelece as condições necessárias à concretização dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Rede de Cuidados Continuados Integrados no arquipélago.
O Governo deu ‘luz verde’ à expansão do Hospital de Aveiro para os terrenos do antigo estádio Mário Duarte, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu hoje que “ninguém ficará sem resposta” do Serviço Nacional de Saúde durante o mês de agosto, porque os hospitais funcionam em rede.
O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) vai realizar consultas junto da população com comportamentos aditivos e dependências do Porto para diagnosticar, tratar e curar a hepatite C, revelou hoje o diretor do serviço de Gastrenterologia.