Vinte e um dos 25 diretores dos serviços do Hospital de Ponta Delgada demitiram-se hoje, disse à Lusa o médico Emanuel Dias, considerando que o presidente do Governo Regional foi “enganado” pela administração sobre as escalas.
Os Açores registaram, na última semana, 63 novos casos de covid-19 e 97 recuperações, tendo atualmente 113 casos ativos, menos 34 do que na semana anterior, informou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
O PS/Açores responsabilizou hoje o vice-presidente do Governo Regional, o presidente do executivo e o secretário da Saúde pelo "caos" que diz estar instalado no Serviço Regional de Saúde, acusando-os de "incapacidade" para "resolver atempadamente" a situação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de mais projetos educativos de prevenção da violência contra crianças na Internet, num relatório divulgado hoje sobre estratégias para criar um ambiente online mais seguro para os jovens.
O Atlas de Estatísticas da Saúde Africana 2022 indica que o combate à mortalidade materno infantil no continente teve avanços reduzidos comparativamente com a última década e pede mais ações.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Estrela do Dão está a partir de hoje com alargamento de horário até às 20:00, anunciou a Câmara Municipal de Nelas, que disponibilizou dois recursos humanos para concretizar esta ambição.
A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou os grupos Affidea, Lifefocus e o GS24 (Grupo Lifeplus) de formarem um cartel para concertarem preços e participações em concursos públicos de serviços de telerradiologia a hospitais portugueses.
O Governo timorense aprovou hoje a criação de uma unidade para combater o nanismo, problema que afeta quase metade das crianças em Timor-Leste, numa medida para melhorar a nutrição no país.
O Bloco de Esquerda (BE) exigiu hoje a entrega imediata à Assembleia da República do documento técnico elaborado pela Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Parto.
A Comissão de Utentes de Saúde de Algueirão-Mem Martins (CUSAMM), concelho de Sintra, concentram-se na sexta-feira no centro de saúde local para exigir a contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos, foi hoje anunciado.
A Associação Médica de Moçambique (AMM) anunciou hoje que vai entrar em greve nacional por 21 dias, a partir de segunda-feira, devido ao incumprimento das suas reivindicações na aplicação da nova Tabela Salarial Única (TSU).
Os médicos internos preencheram as 39 vagas da área de especialização disponibilizadas à Madeira, informou hoje o Instituto da Administração da Saúde da Região (IASAUDE).
O Chega pediu hoje uma audiência ao Presidente da República para solicitar a Marcelo Rebelo de Sousa que vete a lei que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível, caso seja aprovada no parlamento.
O município de Penela aprovou por unanimidade o orçamento para 2023, no montante de 13,2 milhões de euros, que tem como novidade a criação de um cartão de saúde para os munícipes terem acesso a uma rede alargada de serviços.
O Governo destinou 600 mil euros para comparticipar os tratamentos termais prescritos nos centros de saúde no próximo ano, no âmbito de um projeto-piloto iniciado em 2021, indica uma portaria hoje publicada em Diário da República.
As pessoas com 60 ou mais anos podem, a partir de hoje, tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e a vacina da gripe na modalidade de “casa aberta”.
As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE para o triénio 2023-2025 terminam hoje e até ao final da manhã tinham votado perto de 33 mil dos cerca de 900 mil beneficiários titulares.
O PS, PSD e IL invocaram hoje a importância do diploma sobre a morte medicamente assistida para justificar o adiamento da sua votação, com o PAN e o BE a acusarem o Chega de ter utilizado um “expediente dilatório”.
O presidente do Governo dos Açores confirmou hoje a demissão dos 10 chefes do serviço de urgência do hospital de Ponta Delgada, mas garantiu que “as escalas de urgências dos três hospitais” estão asseguradas na próxima semana.
Um ensaio clínico confirmou a eficácia de um medicamento que reduz em 27% o declínio cognitivo em pessoas com Alzheimer, mas também apontou efeitos adversos e a necessidade de estudos mais prolongados, noticiaram hoje as agências internacionais.
As urgências hospitalares nos Açores, que estavam na iminência de não terem escalas completas em dezembro por indisponibilidade dos médicos, estão asseguradas, disse hoje à Lusa fonte sindical, na sequência de um encontro com o presidente do Governo Regional.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, revelou hoje que o Governo está a acompanhar a situação dos preços dos medicamentos para garantir que em 2023 não haverá agravamento de custo para os utentes.
Os deputados voltaram hoje a adiar, pela terceira vez, a votação na especialidade do diploma que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível, aprovando o pedido feito pelo Chega.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje que o recurso a privados é “absolutamente indesejável”, mas admitiu que nalguns casos pode mesmo ter de acontecer para aliviar as urgências hospitalares.