O número de mortos na sequência das inundações que atingiram a cidade de Derna, no leste da Líbia, ultrapassou os 5.000 e espera-se que continue a aumentar, disse hoje uma fonte humanitária local.
A comissão parlamentar de Saúde aprovou hoje um requerimento do partido Chega para audição do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), disse à agência Lusa o presidente da comissão parlamentar.
A adesão à greve dos médicos na região de Lisboa e Vale do Tejo varia entre 89% nas consultas hospitalares, 90% nos blocos operatórios e 95% nos centros de saúde, segundo o sindicato que convocou a paralisação.
A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje que as necessidades de saúde mais imediatas da população de Marrocos afetada pelo sismo de sexta-feira passada estão cobertas, mas avisou que é preciso enfrentar “problemas a longo prazo”.
A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe arranca em 29 de setembro e abrange maiores de 60 anos, residentes em lares, profissionais de saúde, trabalhadores dos lares e doentes crónicos, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
As Nações Unidas denunciaram hoje que os bombardeamentos russos contra portos ucranianos têm consequências catastróficas para milhões de pessoas que enfrentam a fome em todo o mundo.
A associação das Unidades de Saúde Familiar (USF) criticou hoje a proposta para o novo regime jurídico e funcionamento das USF, considerando que não valoriza adequadamente o desempenho, sobretudo para os enfermeiros de família e secretários clínicos.
Moçambique não regista qualquer novo caso de poliomielite há sete meses, anunciou hoje a Direção Nacional de Saúde Pública, no dia em que arranca a nona campanha de vacinação para crianças e adolescentes em dois anos.
Sete dos oito idosos do lar da Associação Social e Cultural de São Nicolau, no Porto, hospitalizados na terça-feira por suspeita de intoxicação por produtos de desinfeção utilizados no espaço já tiveram alta, disseram hoje fontes hospitalares.
Os médicos de família alertaram hoje que lhes faltam orientações da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação da covid-19 e da gripe para esclarecer utentes e organizar o trabalho, porque este processo obriga a reajustar a atividade programada.
A organização Médicos Sem Fronteiros (MSF) reconheceu hoje o impacto dos ataques insurgentes no norte de Moçambique na saúde mental das populações que regressam a Mocímboa da Praia, após anos de fuga, pedindo mais apoio.
A adesão à greve dos médicos ronda os 95% nos dois principais agrupamentos de centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e no Hospital Beatriz Ângelo apenas os blocos operatórios de urgência estão a funcionar, segundo o sindicato.
Mais de 2.100 farmácias já aderiram à campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe, abrangendo 92% dos concelhos no país, segundo a Associação Nacional de Farmácias, adiantando que serão elegíveis os maiores de 60 anos.
Moçambique começa hoje a nona campanha de vacinação contra a poliomielite, prevendo chegar a mais de 21 milhões crianças até aos 15 anos nos próximos quatro dias, segundo o Ministério da Saúde (Misau).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa hoje pela quarta e última vez do mandato sobre o Estado da União, focando-se no futuro do projeto europeu perante apelos para reformas e alargamento do bloco comunitário.
Os médicos da região de Lisboa e Vale do Tejo iniciaram hoje uma greve de dois dias para exigir uma “resposta efetiva” ao caderno reivindicativo sindical e uma proposta de grelha salarial digna, adequada à sua formação.
O número de grávidas transferidas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para hospitais privados entre 01 de junho e 10 de setembro, na região de Lisboa e Vale do Tejo, representa menos de 1% dos partos realizados nestas instituições.
O Centro de Saúde de Loures está a funcionar desde segunda-feira sem médico de família, obrigando os utentes a longas esperas durante a madrugada, sem garantia de atendimento, situação que se deverá prolongar até 21 de setembro.
A Câmara Municipal da Mealhada aceita a transferência de competências na área da saúde, “desde que o Governo cumpra diversas condicionantes já negociadas”, informou hoje a autarquia do distrito de Aveiro.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou hoje uma nova greve, em 17 e 18 de outubro, em resposta à posição do Governo de "legislar unilateralmente" o novo regime de dedicação plena, sem a concordância dos sindicatos.
A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul promove, no próximo dia 22 deste mês, em Santiago do Cacém (Setúbal), o Fórum “O Futuro dos Cuidados Continuados” com a participação de especialistas nacionais nesta área, foi hoje divulgado.
A UNICEF Portugal apelou hoje à sociedade civil para contribuir solidariamente para um Fundo de Emergência destinado a apoiar as crianças em situação de emergência na sequência dos catastróficos sismo em Marrocos e tempestades e cheias na Líbia.
O Governo dos Açores vai investir cerca de quatro milhões de euros em várias obras no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, permitindo “potenciar a capacidade de resposta”, revelou hoje o líder do executivo regional.
A Câmara de Ovar quer que o Governo reverta a afetação dos seus munícipes à futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro ou formalize a sua referenciação a Norte, caso contrário, disse hoje o executivo, equaciona “agir judicialmente”.