O presidente do PSD defendeu hoje que um referendo sobre a despenalização da eutanásia é a melhor forma de “dar a voz ao povo” sobre esta matéria e assumiu que, apesar de ser tendencialmente contra, tem dúvidas pessoais nesta matéria.
O ministro da Saúde de Moçambique assegurou hoje que todos os hospitais do país estão a “funcionar dentro da normalidade”, no primeiro dia da greve anunciada pelos médicos.
A UNICEF pediu hoje financiamento de emergência no valor de 10,3 mil milhões de dólares (97,5 mil milhões de euros) para dar assistência a mais de 173 milhões de pessoas, incluindo 110 milhões de crianças.
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 11:45 de hoje entre as 11 horas no Hospital Santa Maria e os 33 minutos no São Francisco Xavier, segundo dados do SNS.
O Governo de Macau relacionou hoje as políticas anti-pandémicas e o aumento dos suicídios, admitindo que além da falta de profissionais de saúde mental, "a breve trecho" haverá uma "grande saída de trabalhadores" da área para a reforma.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assumiu hoje que há um cenário de “grandes dificuldades” nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com tempos de atendimento indesejáveis.
Um estudo da Universidade de Aveiro hoje divulgado revela que valores elevados de arsénio no organismo humano estão associados a défices cognitivos em adultos e idosos.
Os problemas de saúde mental aumentaram na Europa com a pandemia, uma evolução particularmente grave entre os jovens, que são hoje mais afetados pela depressão do que toda a população adulta.
As vacinas contra a covid-19 evitaram mais de 250 mil mortes em 2021 na União Europeia (UE), onde se estima que a `long covid´ tenha afetado cerca de 25 milhões de pessoas, adianta um relatório europeu hoje divulgado.
A remuneração dos médicos em Portugal em 2020 era mais baixa do que em 2010 em termos reais, indica um relatório europeu hoje divulgado.
A pandemia provocou mais 300 mil mortes na Europa do que os dados oficiais e reduziu a esperança de vida em mais de um ano, a maior diminuição desde a II Guerra Mundial, indica um relatório hoje divulgado.
A lista F apresentou um pedido de impugnação das eleições para os lugares de representantes dos beneficiários no Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE, denunciando “irregularidades no voto eletrónico”.
A China registou duas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, numa altura em que várias cidades estão a retirar medidas de prevenção epidémica, sinalizando um fim gradual da estratégia ‘zero casos’, que suscitou forte descontentamento popular.
A CUF, do grupo José de Mello, investiu 10 milhões de euros na nova Clínica CUF Montijo, que inicia hoje atividade e visa reforçar a rede do operador privado de saúde na região Sul do Tejo.
Mais de 600 mil crianças nasceram na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ao longo dos seus 90 anos, que hoje se assinalam, e as grávidas estrangeiras já representam 32% dos partos realizados atualmente.
O Observatório de Violência Obstétrica (OVO) deu hoje um “voto de desconfiança” à Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos, tendo criticado a sua composição.
As urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, solicitaram o desvio de doentes não críticos fora da área de influência daquela unidade hospitalar para outros hospitais por sobrelotação do serviço.
As pessoas com deficiência têm um risco mais elevado de morte prematura, de até 20 anos em relação à média da população, devido a dificuldades de acesso à saúde, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Cerca de 6,6 milhões de pessoas do Sudão do Sul, mais de metade da população, sofrem níveis graves de fome, e muitas consomem folhas para sobreviver, alertou a Oxfam International, uma organização não-governamental.
Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da covid-19, no Hospital D. Estefânia, eram previamente saudáveis, revela um estudo hoje divulgado na revista Ata Médica.
A Ordem dos Enfermeiros dos Açores defendeu hoje a adaptação à região de legislação nacional que permitiria que os enfermeiros do arquipélago "não perdessem pontos das avaliações nos casos em que tenham ocorrido transferências" entre instituições.
As agências humanitárias ainda não conseguem aceder à província etíope de Tigray, apesar do acordo de paz assinado há um mês, lamentou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Utentes do Cadaval concentram-se, no sábado de manhã, em vigília junto ao centro de saúde da vila, em protesto contra a falta de médicos de família e a dificuldade de marcar consultas naquele concelho do distrito de Lisboa.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, decidiu criar uma consulta farmacêutica dedicada aos utentes oncológicos seguidos em ambulatório com o objetivo de ajudar os doentes a gerir as tomas de medicamentos, explicou hoje o responsável.