As mortes por ‘overdose’ aumentaram 45% no ano passado face a 2020, totalizando 74, o valor mais alto desde 2009, revela um relatório nacional hoje divulgado, que destaca o “valor atípico” de presença de metadona nestes casos (41%).
A China aboliu hoje várias medidas de prevenção contra a covid-19, incluindo o isolamento em instalações designadas de todos os casos positivos, sinalizando o fim da estratégia ‘zero casos’, que é fonte de descontentamento popular.
Após três adiamentos, a votação na especialidade do texto final sobre a morte medicamente assistida está agendada para hoje no parlamento, tentando ultrapassar o veto político do Presidente da República.
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 00:15 de hoje entre as 09 horas, no Hospital Beatriz Ângelo, e os 17 minutos, no São Francisco Xavier, segundo dados do SNS.
Os autores do diagnóstico à sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde nacional, cujas recomendações serão hoje apresentadas, defendem uma maior aposta na prevenção da doença, investindo nos rastreios de base populacional e no diagnóstico precoce.
Os autores das recomendações para um sistema de saúde mais sustentável e resiliente, que vão ser hoje apresentadas, recomendam a revisão do sistema de comparticipação de medicamentos para melhorar a equidade de acesso.
Os autores de um estudo sobre a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde que vai ser hoje apresentado sugerem a adoção de orçamentos plurianuais no Serviço Nacional de Saúde para mitigar o “subfinanciamento crónico”.
Um estudo sobre a sustentabilidade do sistema de saúde, que será hoje apresentado, defende que é preciso melhorar a referenciação de doentes aos cuidados hospitalares para reduzir tempos de espera e melhorar os cuidados prestados.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) esclareceu hoje que foram realizadas quatro tentativas de devolução de chamadas relativas ao caso de um homem que esperou duas horas na segunda-feira, em Setúbal, e acabou por morrer no local.
As autoridades espanholas confirmaram um foco da doença hemorrágica epizoótica em bovinos, na zona de Badajoz, colocando parte do território português abrangido pelas medidas de restrição, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, considerou hoje que a proposta do PSD de referendar a eutanásia é uma “manobra um bocadinho demagógica” e que não faz sentido tendo em conta a amadurecimento do processo.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) voltou hoje a criticar os atrasos no socorro do INEM e denunciou o caso de um homem que esperou duas horas na segunda-feira, em Setúbal, e acabou por morrer no local.
Os presidentes das câmaras municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal vão pedir uma reunião urgente ao ministro da Saúde devido ao encerramento, por uma semana, da Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, anunciaram hoje os autarcas.
A edição de 2022 do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro premiou quatro projetos, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
O município de Condeixa-a-Nova reforçou o apoio aos residentes no concelho mais carenciados na compra de medicamentos, anunciou hoje a autarquia em comunicado.
O PCP exigiu hoje mais médicos para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e considerou que o encerramento da urgência pediátrica daquela unidade hospital durante uma semana “resulta da falta de financiamento e investimento do Serviço Nacional de Saúde”.
Os doentes com pulseiras verdes e azuis na triagem das urgências nos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo vão ser reencaminhados para centros de saúde, onde serão atendidos com hora previamente definida, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje em Coimbra que Portugal tem ainda “um caminho longo a percorrer” na área do envelhecimento ativo, apesar dos avanços dos últimos anos.
O diretor do serviço de urgências do Hospital de Santa Maria alertou hoje para falhas na rede de referenciação dos serviços de urgência, que encaminham demasiados doentes para aquele serviço quando há alternativas, agravando a pressão sentida.
As visitas e acompanhamento de doentes internados nas três unidades que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo (Abrantes, Tomar e Torres Novas) retomam hoje a normalidade, acabando as restrições impostas durante a pandemia da covid-19.
Cinquenta e seis antigos e atuais diretores de serviços de urgência do país subscreveram um manifesto a defender a criação da especialidade de Medicina de Urgência, que consideram indispensável face às “enormes insuficiências” da rede hospitalar.
Algumas dezenas de pessoas concentraram-se hoje junto ao hospital de Évora, numa iniciativa do PCP, para exigir a contratação de profissionais de saúde para o distrito e em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde (AJPAS) vai realizar várias ações de rastreio a doenças sexualmente transmissíveis e à tuberculose no concelho da Amadora, distrito de Lisboa, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos Ana Paula Martins é a nova presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra o hospital de Santa Maria, substituindo Daniel Ferro, que estava no cargo desde 2019, anunciou o Governo.