Os chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital de Almada apresentaram hoje a demissão dos cargos em protesto com a escala de dezembro, que consideram estar "abaixo dos mínimos".
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu hoje mais rapidez nas negociações com o Governo, alegando que o Ministério da Saúde ainda não apresentou propostas concretas para a revisão da grelha salarial e valorização da carreira.
Os testes à infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 deixaram de ser recomendados a pessoas sem sintomas de infeção e doentes internados com covid-19 passam a poder receber visitas, avançou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O PSD questionou hoje o Governo por que se mantém “a exigência de marcação prévia” para atendimento presencial em serviços da administração pública que só tinham justificação legal no período da pandemia, considerando injustificada a continuação destas regras.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia disse hoje que está disponível para pagar a comparticipação nacional para a construção de um heliporto no centro hospitalar deste concelho, uma obra “decisiva para a região”.
O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) realizou, na sexta-feira, sete transplantes de córnea, elevando para 56 o total de operações realizadas pelo Serviço de Oftalmologia desde 2011, informou hoje a instituição.
O balcão Nascer Cidadão no serviço de Obstetrícia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) já retomou a sua atividade, depois de ter sido suspensa devido à pandemia de covid-19, informou a unidade hospitalar.
O PSD/Madeira enalteceu hoje que o Orçamento da região autónoma para 2023, no valor de 2.071 milhões de euros, canalize 9 milhões para o projeto de recuperação de cirurgias, agora designado Programa Especial de Recuperação da Atividade Clínica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou hoje o nome da doença “monkeypox” para “mpox” para evitar uma linguagem racista e estigmatizante como aconteceu quando o surto se expandiu no início do ano.
África é uma das regiões mais afetadas pelo VIH/Sida, com disparidades nos tratamentos, tendo grávidas e lactantes uma cobertura de 60% na zona ocidental e central e de 89% na região oriental e austral, segundo a Unicef.
Mais de 300 crianças e jovens morrem diariamente por causas relacionadas com a sida, totalizando cerca de 110 mil só em 2021, revela um relatório global da Unicef, que alerta para a estagnação sem precedentes no combate à sida.
A Comissão Europeia assegurou hoje um financiamento de cinco milhões de euros ao Uganda para apoiar ensaios de clínicos de vacinas e tratamentos contra a estirpe de Ébola que causa um surto no país.
A campanha dos Bancos Alimentares contra a Fome, que no fim de semana angariou mais de duas mil toneladas de alimentos, “superou todas as expectativas mais favoráveis”, admitiu a presidente da organização, para quem a solidariedade dos portugueses “não abranda”.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, defendeu hoje a necessidade de deixar de olhar para os temas da saúde mental como um tabu e garantiu que esta é uma área prioritária do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu hoje que o problema das urgências em Portugal é “crónico”, esperando que melhore com a abertura de centros de saúde em horários complementares.
A China relaxou hoje algumas medidas de prevenção epidémica, mas garantiu que a estratégia ‘zero covid’ “vai culminar em sucesso”, depois de manifestações contra confinamentos e testes em massa se terem alastrado por várias cidades.
Um estudo coordenado pela Universidade de Coimbra (UC) revelou uma descoberta sobre a Staphylococcus aureus (S. aureus), que poderá ajudar a escolher o melhor antibiótico contra aquela bactéria.
O ministro da Saúde disse hoje que parte para as negociações com os sindicatos dos médicos “com espírito aberto” e que, embora saiba que não vai “agradar em tudo”, tem a expectativa de que algumas ideias sejam acolhidas.
O Hospital da Prelada, no Porto, que há uma década aposta na laparoscopia 3D para tratar o cancro da próstata, quer alertar sobre esta doença silenciosa que é a segunda maior causa de morte nos homens, foi hoje descrito.
O projeto “Leiria Compassiva – comPAIXÃO pelos seus!” conquistou uma bolsa de financiamento para tornar a cidade e a comunidade compassivas, capacitando a população a cuidar de pessoas com doença grave ou incapacitante.
O medo de não ter que comer e um teto para dormir leva cada vez mais imigrantes lusófonos a procurar ajuda nas associações, que já cerram fileiras para ajudar estas comunidades e principalmente os mais vulneráveis, como os doentes.
Macau anunciou hoje vai alargar aos cuidadores de pessoas com deficiência motora um subsídio mensal, mas um assistente social avisou que “o dinheiro não chega para resolver todos os problemas”.
As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE para o triénio 2023-2025 arrancam hoje por voto eletrónico e terminam na quarta-feira, com sete listas candidatas aos lugares de representantes dos beneficiários.
Sindicatos dos médicos e Ministério da Saúde voltam hoje a reunir-se para uma segunda ronda de negociações, depois do encontro realizado em 09 de novembro que deu início formal a este processo.