A diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Susana Guedes Pombo, foi eleita presidente do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal para um mandato de três anos.
“Susana Guedes Pombo, diretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, foi eleita presidente do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal (‘World Organization for Animal Health’- WOAH) para um mandato de três anos”, lê-se numa nota divulgada pela DGAV.
Além do presidente da Assembleia Mundial de Delegados, o Conselho é composto pelo vice-presidente, ex-presidente e por seis delegados.
Portugal foi também nomeado, juntamente com a Irlanda, representante da União Europeia na comissão consultiva da plataforma de bem-estar dos animais da WOAH para a região da Europa.
Esta comissão consultiva integra igualmente a Bósnia Herzegovina, o Azerbaijão e Israel.
“O trabalho desenvolvido no âmbito desta plataforma tem como objetivo melhorar o bem-estar dos animais a nível da região da Europa, desenvolvendo um conjunto de atividades e suportando os serviços veterinários na implementação de códigos e normas em matéria de bem-estar animal”, detalhou a DGAV, que se congratulou por fazer parte da comissão consultiva da plataforma.
Entre as matérias trabalhadas pela plataforma está o transporte e abate de animais, bem-estar dos equídeos, controlo de populações de cães e a atuação dos serviços veterinários em situações de catástrofe.
A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.