O PCP alertou que os “principais estrangulamentos” do hospital de Évora são a falta de profissionais e “dificuldades” na urgência polivalente e na pediatria, reclamando ainda “particular atenção” para a urgência, ortopedia e gastroenterologia.
O Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas considerou hoje que os dados europeus que destacam o desempenho positivo de Portugal na área oncológica fortalecem o SNS como “uma das grandes conquistas” da democracia e honram o país.
Portugal tem um dos mais baixos custos ‘per capita’ com cuidados oncológicos da União Europeia, mas as taxas de sobrevivência para os cancros mais comuns são superiores às médias da UE, indica um estudo divulgado hoje.
Uma nova estratégia para melhorar a avaliação do risco cardiovascular associado a um enfarte do miocárdio foi desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC).
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai criar uma bebida de frutos vermelhos, produzida à base de cereja e de mirtilo, com propriedades antidiabéticas e anti-inflamatórias.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, disse hoje que são inaceitáveis na União Europeia (UE) as desigualdades entre os países e entre regiões do mesmo país nos cuidados relativos ao cancro.
A Assembleia da República debate hoje o estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) por iniciativa de PSD e Chega, que pediram a apreciação parlamentar do decreto-lei do Governo que criou este regime, procurando uma clarificação.
O Presidente da República considerou hoje que o Tribunal Constitucional tem procurado "facilitar a tarefa" do parlamento na legislação sobre a morte medicamente assistida e disse esperar que este processo continue "sem dramas".
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje que o Tribunal Constitucional (TC) admitiu o direito à morte medicamente assistida, apesar de ter declarado inconstitucionais algumas das normas do decreto aprovado no parlamento.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou esta segunda-feira o Congresso que vai terminar as declarações de emergências nacionais para combater a pandemia de covid-19 em 11 de maio, noticiou a agência Associated Press (AP).
A maioria dos cuidadores informais admite já se ter sentido em estado de exaustão emocional e mais de sete em cada dez precisam de apoio psicológico urgente, segundo um estudo que será hoje divulgado.
A bastonária e outros 13 dirigentes da Ordem dos Enfermeiros foram acusados de crimes de peculato e falsificação de documento num alegado esquema fraudulento de pagamento de quilómetros, numa acusação que a Ordem diz basear-se em “cenários completamente fantasiosos”.
O regime remuneratório do trabalho suplementar realizado por médicos nas urgências, criado para estabilizar as equipas nesses serviços, foi prorrogado até final de fevereiro, indica uma circular a que a agência Lusa teve hoje acesso.
O parlamento vai ter de aprovar uma lei sobre a morte medicamente assistida pela quarta vez, após dois chumbos pelo Tribunal Constitucional e um veto político do Presidente da República.
A porta-voz do PAN espera que o processo legislativo sobre a despenalização da morte medicamente assistida retome "de forma célere" e que os deputados se debrucem apenas sobre as questões levantadas pelo Tribunal Constitucional.
A Iniciativa Liberal considerou hoje que as inconstitucionalidades apontadas no decreto da eutanásia configuram sobretudo um “problema de redação”, o que indicia que Portugal está em vias de ter em lei o direito à morte medicamente assistida.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) da região de Leiria contra a posição dos profissionais de saúde, manifestada num inquérito.
O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido alertou para a inconstitucionalidade da lei da eutanásia e insistiu que um referendo é "a única forma de resolver problema de forma pacífica e consensual".
O PS anunciou hoje que vai corrigir as normas declaradas inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional, sustenta que está apenas em causa uma questão “semântica” e que a maior parte da argumentação do Presidente da República não vingou.
O Presidente da República vetou hoje por inconstitucionalidade o decreto do parlamento que despenaliza a antecipação da morte medicamente assistida, como impõe a Constituição, na sequência de decisão do Tribunal Constitucional.
“É uma competição que não é leal” Em declarações ao Canal S+, Helena Canhão, presidente do Conselho Superior de Escolas Médicas, considera importante lançar o alerta quer à tutela quer à sociedade para uma situação que, afirma, “pode fazer perigar a formação” aos “médicos que vão ser de todos nós”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou hoje uma greve para 22 de fevereiro na área da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em protesto contra a falta de contagem de pontos àqueles profissionais de saúde.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) pediu ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) o desvio de doentes urgentes até às 24:00 de hoje, devido ao congestionamento dos Serviços de Urgência deste hospital.
O PSD considerou hoje que a situação nos cuidados de saúde primários e hospitalares em Leiria está um caos e alertou que o distrito precisa de uma “atenção diferente” nesta área.