Cerca de 425 mil residentes em Portugal (4,1%) viviam em situação de insegurança alimentar moderada ou grave em 2022, um valor ligeiramente inferior ao registado no ano anterior (4,3%), revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
Quase metade das famílias avaliaram em 2022 as despesas com cuidados médicos como “um encargo algo pesado ou muito pesado”, 49,7% no caso dos medicamentos e 51,7% nos cuidados dentários, apesar da diminuição destas proporções relativamente a 2017.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, confirmou hoje que falou com o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia sobre a transferência de um assistente operacional, garantindo não ter pedido “nenhum tratamento de exceção”.
A empresa portuguesa Mediceus recebeu duas patentes do Instituto Europeu de Patentes pela inovação em sistemas de dados pessoais na área da Saúde, assegurando o acesso aos dados para investigação e a proteção da privacidade dos utentes.
O modelo organizacional dos cuidados paliativos a desenvolver nas Unidade Locais de Saúde, que visa dar resposta às dificuldades de execução da rede nacional, estará em discussão pública até 09 de junho, anunciou hoje a Direção Executiva do SNS.
A pandemia de covid-19 provocou quase 337 milhões de anos de vida perdidos a nível global, estimou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para estagnação de vários indicadores de saúde nos últimos anos.
Os níveis de pólenes na atmosfera vão estar moderados e muito elevados em Portugal continental até pelo menos à próxima quinta-feira, indica o último boletim polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte tem 100 mil utentes inscritos, dos quais 3.300 sem médico de família, disse o diretor executivo, que aponta como maior dificuldade a fixação destes profissionais.
O médico Tiago Mendes escolheu fixar-se em Vila Real por causa da família, após anos a trabalhar na Maia, uma decisão que lhe permite ter mais tempo para os filhos, estar próximo dos utentes e concretizar desafios profissionais.
Jovens médicos internos com vontade de fazer carreira no Serviço Nacional de Saúde (SNS) apontam falhas estruturais no sistema, mas não desistem do seu objetivo, apesar da falta de atratividade e insuficiência de recursos humanos.
A procura por hospitais privados tem sido elevada nos últimos anos, o que fez com que as companhias de seguros correspondam já a mais de 60% dos pagamentos efetuados, segundo a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP).
Os hospitais privados têm vindo a registar um aumento da procura devido à redução do número de médicos em algumas especialidades do SNS, mas também eles enfrentam a falta de clínicos, nomeadamente em dermatologia, pediatria e psiquiatria.
A contratação de seguros de saúde privados nos últimos anos tem aumentado a um ritmo acelerado, tendo registado um crescimento de 10% para 3,4 milhões em 2022, segundo a Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de duas dezenas de associações de doentes lançaram uma petição pública a exigir a comparticipação a 100% das fórmulas para nutrição entérica, garantindo acesso a cerca de 114 mil pessoas com risco nutricional ou de malnutrição.
Auxiliares de ação médica e assistentes técnicos do Serviço Nacional de Saúde cumprem hoje um dia de greve para exigir a criação e efetiva negociação da carreira e melhores condições de trabalho.
Mais de 5.000 casas de banho e dezenas de tendas de assistência médica vão ser instaladas no terreno que está a ser preparado para acolher a Jornada Mundial da Juventude, na qual são esperadas 1,5 milhões de pessoas.
Um total de 393 médicos foram admitidos no concurso para especialistas de medicina geral e familiar, representando cerca de 40% das vagas abertas, um número que a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou hoje ser insuficiente.
Mais de 900 estudantes de Medicina criticam a qualidade da formação médica ministrada em Portugal, alertando para a ausência de investimento, segundo os resultados de uma iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) hoje divulgados.
Quatro bombeiros de Albergaria-a-Velha sofreram hoje ferimentos ligeiros na sequência do despiste da viatura de combate a incêndios onde seguiam para combate a um incêndio, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, informou fonte da corporação.
O Ministério da Saúde destacou hoje que “fruto da rápida resposta e adesão da população” foi possível interromper as cadeias de transmissão do vírus ‘mpox’, através do diagnóstico, sensibilização e, mais tarde, da vacinação.
Os jovens que mais foram sujeitos a ações preventivas sobre consumo de álcool e drogas ilícitas foram os que registaram consumos mais problemáticos destas substâncias num estudo a que a Lusa teve hoje acesso.
Mais de 3.500 pessoas foram vacinadas desde julho de 2022 contra a ‘mpox’, uma doença contagiosa que foi detetada em 953 pessoas em Portugal no último ano, segundo dados revelados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde contestou a ação em tribunal colocada pela ERC, referindo que a reguladora dos media "não é detentora de legitimidade" para tal, apontando que "com este posicionamento constitui-se a autora em abuso de direito".
A dispersão do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) por 134 edifícios custa cerca de 100 milhões de euros, uma despesa que deixará de existir com o futuro Hospital de Lisboa Oriental, afirmou a presidente do CHULC.