O Governo vai apoiar com 80 mil euros organizações da sociedade civil que atuam junto de comunidades afetadas pela mutilação genital feminina (MGF), anunciou hoje o gabinete da ministra-Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.
O presidente da Assembleia da República manifestou hoje “toda a solidariedade” com os povos da Turquia e da Síria após o terramoto que atingiu estes países e que já causou mais de seis centenas de mortos.
O terramoto registado esta madrugada com epicentro na Turquia e que atingiu zonas da Síria controladas pela oposição, além de outras regiões controladas pelo regime de Damasco, fez mais de 400 mortos em território sírio.
O balanço das vítimas mortais do sismo que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria fez 147 mortos nas zonas controladas por rebeldes na Síria, entre as mais de 641 pessoas que morreram nos dois países.
O último balanço provisório de vítimas do tremor de terra que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria aumentou para 641 mortos sendo que as autoridades alertam que o número pode ser ainda mais grave devido ao grau de destruição.
As autoridades de saúde registaram no ano passado 190 casos de mutilação genital feminina, um aumento de 24% relativamente ao período homólogo, e em mais de metade ocorreram complicações, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A Rede Nacional de Serviços de Urgência de Psiquiatria da infância e adolescência está organizada em urgências regionais, sendo que o Hospital D. Estefânia atenderá, além de Lisboa e Vale do Tejo, a população do Alentejo e do Algarve.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) considerou hoje que a aprovação de regras nacionais dedicadas à pedopsiquiatria prova a aposta numa política “consistente e robusta na área da saúde mental”.
João Malheiro fez 230 chamadas para marcar uma consulta na Via Verde Seixal sem que tivesse êxito, o que o levou a ter de se deslocar à unidade de saúde, o que evidencia uma das atuais fragilidades do projeto.
Milhares de utentes do Seixal não têm médico de família, mas em vez de tentarem a sorte em longas filas, madrugada dentro, podem marcar consulta pelo telefone numa unidade com médicos e enfermeiros especialistas, internos e até aposentados.
O secretário regional da Saúde e Desporto apelou aos açorianos para responderem positivamente aos rastreios do Centro de Oncologia dos Açores (COA), adiantando que “está em curso a preparação de mais um, dirigido aos fumadores”.
O BE quer criar o direito à falta justificada no trabalho para mulheres que sofrem de endometriose ou adenomiose, bem como que o SNS assegure a possibilidade de colheita e armazenamento de ovócitos nestes casos para se preservar a fertilidade.
O Hospital Distrital de Santarém pediu o desvio de ambulâncias com doentes urgentes de medicina interna entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de segunda-feira devido a constrangimentos neste serviço, afirmou fonte da unidade hospitalar.
A líder do principal sindicato de enfermeiros do Reino Unido, Pat Cullen, instou o primeiro-ministro, Rishi Sunak, a apresentar uma nova oferta salarial "significativa" à organização, para evitar as greves previstas em Inglaterra na próxima semana.
Quando na cidade do Porto se juntam doenças, falta de habitação, temperaturas quase negativas e enxurradas, o resultado é uma espécie de revolução dos sem-abrigo a montar tendas para combater o frio.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, revelou hoje que o partido vai agendar para discussão no plenário da Assembleia da República um projeto de lei que propõe a alteração ao estatuto do Serviço Nacional de Saúde(SNS).
O ministro da Saúde recordou hoje que foram contratados 90 psicólogos para os centros de saúde em Portugal, nos últimos três anos, mas admite que ainda não corresponde a todas as necessidades, sendo necessário continuar a trabalhar.
O ministro da Saúde disse hoje que se houver alguma irregularidade no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (Covilhã) será corrigida, mas assevera que aquela unidade hospitalar está “em pleno funcionamento” e que a administração funciona “de forma regular”.
A IL propôs hoje a criação de um “certificado de incapacidade recorrente e intermitente”, uma “questão de sensibilidade social” para que as pessoas nestas condições possam receber subsídio de doença e não tenham a perda de rendimento atual.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje, no Porto, que nenhuma maternidade em Portugal vai ser encerrada, nem mesmo as maternidades em situação difícil como acontece em algumas no interior do país com “rarefação de profissionais”.
A Câmara do Porto anunciou hoje que mais de 600 consumidores de drogas já passaram pela Sala de Consumo Assistido, desde a sua abertura, em agosto de 2022 e até finais de novembro do mesmo ano.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje que os níveis de rastreio do cancro da mama estão “francamente bem”, mas admitiu que os do cancro do colo do útero ainda não recuperaram desde pandemia da covid-19.
A Austrália tornou-se o primeiro país a permitir o uso de medicamentos que contém as substâncias psilocibina (presente nos chamados cogumelos alucinogénicos) e MDMA (conhecido como ecstasy) após a aprovação pela entidade reguladora do medicamento do país (TSA).
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) desvendaram alterações no gene que aumenta o risco de desenvolvimento de cancro gástrico difuso hereditário, abrindo portas à utilização de três novos critérios de identificação.