A adesão à greve dos auxiliares, administrativos e técnicos superiores do Hospital Amadora-Sintra por melhores condições de trabalho que teve início às 08:00 “é elevada”, estando a afetar os serviços nas consultas externas, segundo fonte sindical.
Associações de doentes defendem “uma aposta séria” no registo único de dados em saúde, para facilitar a circulação dos utentes entre os vários níveis de cuidados de saúde e evitar a duplicação de exames e prescrições de tratamentos.
A rede de Médicos pela Saúde (MPS) afirmou hoje que a precariedade, a insegurança e a violência estão a afetar o funcionamento dos hospitais venezuelanos e advertiu que estes “não são espaços seguros para trabalhadores nem para pacientes”.
Um total de 16,3 milhões de norte-americanos já procuraram seguro de saúde através do Affordable Care Act (ACA) este ano, o dobro do número quando a lei foi lançada há quase uma década, anunciou hoje a Administração Biden.
A diplomacia chinesa está a aumentar os seus esforços para influenciar os órgãos de direitos humanos das Nações Unidas encarregados de garantir o cumprimento das convenções internacionais, denunciou esta quarta-feira uma organização não-governamental (ONG).
A Câmara de Lisboa aprovou hoje a criação do “Cabaz Bebé”, medida dirigida às famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção com filhos até aos 18 meses, através da atribuição de 300 euros por ano.
O ministro da Saúde considerou hoje justo discutir os valores associados à transferência de competências para os municípios e reconheceu que em alguns casos se está a pagar aquilo já tinham de ser as autarquias a fazer.
O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) anunciou hoje “novas formas de luta” a desenvolver em fevereiro e março, como concentrações e greves, caso não avancem as negociações com o Governo.
O ministro da Saúde manifestou-se hoje “tranquilo” em relação às maternidades, sem avançar com datas ou eventuais encerramentos e salientando que mantém a confiança de que é possível manter os serviços em funcionamento.
O PCP de Baião, no distrito do Porto, alertou hoje, em comunicado, para o agravamento da situação de falta de médicos no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no centro de saúde, que tem levado ao seu encerramento por “semanas inteiras”.
Comerciantes da baixa de Macau estão otimistas com volume de turistas durante ano novo lunar no território que, apesar de "novo recorde", recebeu na terça-feira quase menos 50% do que no período equivalente antes da pandemia.
O chefe de Estado senegalês e presidente rotativo da União Africana (UA), Macky Sall, descreveu hoje a crise alimentar mundial que afeta África como algo "da maior urgência" e defendeu o fim da dependência alimentar do continente.
Um estudo liderado por investigadores do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) espanhol provou a eficácia de uma terapia de ultrassom na inibição de células cancerígenas em casos do cancro do pâncreas, foi hoje divulgado.
Um total de 33.126 deslocados pela insurgência e vítimas de ciclones beneficiaram de serviços de saúde e proteção em 2022 no âmbito de um projeto da ActionAid na província do Niassa, norte de Moçambique, anunciou hoje a instituição.
Os serviços de urgência no Algarve atenderam um total de 580.814 pessoas no ano passado, um aumento de 25% em relação a 2021, informou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
O médico Luís Campos da Federação Europeia de Medicina Interna defende que os doentes menos urgentes, com amigdalites, lombalgias ou infeções urinárias, que recebam a pulseira “verde” ou “azul”, deviam ser atendidos no hospital, mas fora das urgências.
As autoridades norte-coreanas ordenaram um confinamento de cinco dias a partir de hoje em Pyongyang, após o aumento das infeções de uma doença respiratória não especificada, divulgou hoje o meio de comunicação especializado NK News.
Quase três anos após o início da pandemia de covid-19, a Amnistia Internacional (AI) denunciou o abandono e a ausência de justiça depois da morte de cerca de 35.000 idosos em lares ou estruturas residenciais em Espanha.
A epidemia de cólera em curso desde março de 2022 no Malaui já matou mais de 1.000 pessoas, anunciou hoje o Ministério da Saúde, lamentando a falta de vacinas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma governamental que cria o Centro Hospitalar de Santo António, E.P.E., resultante da fusão do Centro Hospitalar do Porto e do Hospital de Magalhães Lemos.
O líder do PCP/Açores, Marco Varela, defendeu hoje um reforço dos apoios à fixação de médicos no arquipélago, como forma de combater o problema da falta de profissionais de saúde nas ilhas.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu hoje que as farmácias russas registam escassez de alguns medicamentos e que os preços destes bens aumentaram apesar de o país ter passado a produzir mais medicamentos próprios.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal enviou uma carta ao ministro da Saúde a exigir a reabertura de negociações, numa altura em que, afirma, a vontade dos enfermeiros de avançar para a greve “supera até a dos sindicatos”.
O Presidente da República considerou hoje que o importante no caso do Hospital Militar de Belém é perceber o que motivou as obras, para criar um centro de apoio à covid-19, e a derrapagem nos custos.