Mais de 1.400 cartões de Pessoa com Doença Rara foram atribuídos em 2023, mais 36,3% relativamente ao ano anterior, e foram registadas 445 doenças diferentes, das quais 110 foram patologias novas, revelam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Direção Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese da execução orçamental em contas públicas de janeiro, a primeira de 2024, depois de ter encerrado o ano de 2023 com um excedente de 4.330 milhões de euros.
O Governo da Coreia do Sul quer iniciar negociações com os médicos internos, em greve há 10 dias em protesto contra políticas governamentais, disse hoje o ministro adjunto da Saúde sul-coreano.
Quase metade das pessoas com doença rara não é acompanhada em centros de referência para a sua patologia, seja por desconhecimento, inexistência ou porque são acompanhados em consulta específica, revela um inquérito hoje divulgado.
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, criticou hoje os países desenvolvidos por não cumprirem com o compromisso de ajudar os países mais pobres a lidarem com os problemas derivados das alterações climáticas.
O Senado francês aprovou hoje a inclusão do aborto na Constituição, eliminando as últimas dúvidas em torno da histórica adoção final da medida durante um Congresso que se reunirá na segunda-feira em Versalhes.
A coordenadora humanitária da ONU para o Haiti denunciou hoje o aumento da insegurança alimentar no país, assim como o crescimento no número de violações sexuais, sublinhando que a situação passou “de muito má para ainda pior”.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) já recolheu 16.195 assinaturas, num abaixo-assinado que circulou durante um mês na região pela valorização dos cuidados de saúde de proximidade, anunciou hoje o porta-voz da CUSMT, Manuel Soares.
Uma equipa internacional liderada pelo Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC) desenvolveu uma tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) para melhorar o estudo e o tratamento de doenças raras, designadamente a síndrome miasténica congénita.
O Crescente Vermelho Palestiniano manifestou hoje “preocupação” com o estado de saúde de sete trabalhadores médicos da organização que foram detidos há 20 dias pelas forças israelitas quando trabalhavam no hospital Al Amal, no sul da Faixa de Gaza.
Os trabalhadores do Hospital de Cascais estão em greve sexta-feira, exigindo a negociação da regulamentação coletiva de trabalho, que assegure horários de 35 horas e contratação de recursos humano, numa paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas.
A Associação Stop Idadismo lança quinta-feira um manifesto para que os partidos políticos deixem de encarar a vida das pessoas mais velhas apenas do ponto de vista das pensões e trabalhem pela valorização do que podem dar à sociedade.
Um protocolo para a criação de um grupo de trabalho para analisar o futuro da especialidade de medicina interna foi hoje subscrito pela Ordem dos Médicos, o Colégio da Especialidade e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
O alargamento para 90 dias do período de baixa médica para doentes oncológicos, doença isquémica cardíaca ou AVC entra em vigor na sexta-feira, mas deixa de fora os beneficiários da ADSE que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.
Os serviços de urgência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passam na sexta-feira a poder passar baixas aos doentes ali atendidos, exceto aqueles que cheguem por sua própria iniciativa e que tenham pulseira azul ou verde.
A Save the Children vai abrir um novo escritório no Brasil para colocar "os direitos das crianças na vanguarda da agenda nacional" através da parceria com entidades locais, anunciou hoje a organização em comunicado.
A porta-voz do PAN afirmou hoje que votar na AD “é um voto contra os direitos das mulheres”, e acusou a coligação liderada por Luís Montenegro de não representar os valores do século XXI.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que a situação que encontrou numa visita ao Hospital de Cascais é mais preocupante do que antecipava e que os problemas afetam outras especialidades além da Neurologia.
O presidente do PSD assegurou hoje que a AD não vai mexer na lei do aborto na próxima legislatura, considerando que este é um assunto arrumado e que a posição de Paulo Núncio só a ele vincula.
O secretário-geral do PS acusou hoje a AD de representar um retrocesso social nos direitos das mulheres e falta de humanismo perante a imigração, mas assumiu problemas e tensões no Estado social na integração de trabalhadores estrangeiros.
O presidente do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje contra um novo referendo ao aborto e o eventual regresso à criminalização da interrupção voluntária da gravidez, defendendo que não é algo prioritário para o país neste momento.
Uma análise ao modelo Via Verde Saúde criado no Seixal e em Almada concluiu que a sua extinção sairá mais cara ao SNS do que aumentar os salários dos profissionais que fazem funcionar a iniciativa.
Os prejuízos das empresas públicas do SNS agravaram-se em 2022, atingindo 1,3 mil milhões de euros, devido sobretudo à retoma da atividade assistencial após a pandemia e à inflação, segundo uma análise do CFP hoje divulgada.
O secretário-geral do PCP criticou hoje a defesa manifestada pelo CDS de um novo referendo ao aborto, considerando que esse tema “está bem resolvido” e acusando a direita de querer voltar ao passado.