O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, considera o encerramento das urgências de Obstetrícia e Ginecologia “inaceitável”, salientando que se trata de "um problema estrutural" e não conjuntural.
O médico responsável pela especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, que hoje se demitiu, vai manter-se no cargo até à sua substituição, informou a Unidade Local de Saúde (ULS) de São José.
A Câmara de Loulé está preocupada com “danos reputacionais” para o concelho causados por uma avaria numa estação elevatória, tendo solicitado explicações urgentes à Águas do Algarve sobre a situação, que levou à proibição de ida a banhos.
O conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José confirmou hoje que aceitou o pedido de demissão do responsável da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa (MAC).
Enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém convocaram para hoje uma greve para reivindicar melhores condições laborais e no Serviço de Urgência, uma paralisação que, segundo fonte sindical, teve uma adesão de 86,3% no turno da manhã.
A presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) da Guiné-Bissau alertou hoje os profissionais do país sobre o vírus mpox e estranhou o silêncio das autoridades sobre o assunto.
A ministra da Saúde anunciou hoje que serão lançados novos concursos e avisos para conseguir aproveitar “ao máximo” as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em várias áreas como nos cuidados continuados.
A Associação de Solidariedade Social São Pedro está a construir “uma aldeia” para 58 doentes com Alzheimer e Parkinson, no concelho de Valpaços, onde projeta também oito apartamentos em habitação colaborativa para idosos e pessoas com deficiência.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse hoje que os serviços de Obstetrícia serão os primeiros a ser reorganizados, nos próximos meses, com base em medidas a apresentar em meados de setembro.
A ministra da Saúde assumiu hoje que o plano de inverno do Serviço Nacional de Saúde está a ser trabalhado com “seis, sete meses” de antecedência para antecipar os problemas de inverno que é “sempre de grande pressão” nos serviços.
Os cuidados paliativos não tiveram qualquer candidatura na Região de Lisboa e Vale do Tejo no último aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que viu aprovadas 1.427 camas na área dos cuidados continuados.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu hoje uma ajuda internacional de 18,5 milhões de dólares (16,6 milhões de euros) para serviços "cruciais e urgentes” aos migrantes e populações em África em risco de contágio com mpox.
O hospital de Santarém reabriu hoje a sua urgência de Obstetrícia e Ginecologia, a principal alteração em relação a terça-feira no mapa de resposta sazonal dos serviços hospitalares, segundo informação publicada no Portal do SNS às 09:00.
O Hospital da Prelada, no Porto, vai receber 65 milhões de euros até 2025 no âmbito de um acordo com o Governo que inclui a criação do Centro de Atendimento Clínico, foi hoje publicado em Diário da República.
A dívida soberana dos países africanos ultrapassou 1,1 biliões de dólares (990 mil milhões de euros), segundo a Comissão Económica das Nações Unidas para África, e o serviço da dívida custa anualmente 163 mil milhões de dólares.
A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) fez hoje um balanço positivo da atividade assistencial hospitalar realizada no primeiro semestre deste ano, com mais consultas, cirurgias e partos.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) criticou hoje o encerramento do bloco de partos do Hospital de Portimão até ao final de agosto, tornando as suas trabalhadoras “transferidoras” de mulheres grávidas para o Hospital de Faro.
O hospital de Santarém reabriu hoje a sua urgência de Obstetrícia e Ginecologia, a principal alteração em relação a terça-feira no mapa de resposta sazonal dos serviços hospitalares, segundo informação publicada no Portal do SNS às 09:00.
O consumo de carne de aves e ovos não levou à infeção de humanos com a gripe das aves, esclareceu a DGAV, acrescentando que estes alimentos só serão retirados dos supermercados se a doença atingir as explorações comerciais.
A Associação Médica de Moçambique disse hoje à Lusa que o Sistema Nacional de Saúde não está preparado para um eventual surto de mpox, apontando a educação das comunidades e a capacidade institucional entre os principais desafios.
Um estudo, com dados de quase dois milhões de pessoas de 20 países, confirmou a associação entre o consumo habitual de carne vermelha, processada e não processada, e o risco acrescido de desenvolver diabetes tipo 2.
O vírus mpox continua a propagar-se na República Democrática do Congo (RDCongo), que registou mais de mil novos casos e 24 mortes na última semana, enquanto se aguarda a chegada das primeiras vacinas nos próximos dias.
O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) são-tomense lançou hoje um projeto para sensibilizar a população com o objetivo de aumentar a taxa de vacinação que tem diminuído nos últimos anos entre crianças, adolescentes e jovens.
A diretora nacional de Saúde Cabo Verde garantiu esta terça-feira, ter capacidade instalada para fazer testes de despistagem de casos suspeitos da nova variante do vírus mpox, com vários laboratórios de virologias instalados no âmbito da covid-19.