Uma investigação biomédica revelou a importância da comunicação entre o sistema imunitário e os neurónios na dor pós-operatória, resultados de um estudo que abre caminho a novos analgésicos indicados para o pós-operatório.
A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) propôs hoje ao Governo que alargue ao movimento mutualista o protocolo que assinou com as Misericórdias para que os respetivos equipamentos e profissionais passem a auxiliar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma equipa de investigação internacional desenvolveu uma nova terapia baseada na nanotecnologia, denominada NanoGLA, para o tratamento da doença de Fabry, alcançando uma nova solução terapêutica com "eficácia assinalável" em estudos pré-clínicos.
O técnico da auditoria interna feita pelo Santa Maria na sequência do caso das gémeas admitiu hoje que não seria possível concluir que o pedido de consulta partiu da secretaria de Estado sem essa indicação no processo clínico.
Os projetos de Lei do Chega e do PSD e CDS-PP sobre as condições de acesso de cidadãos estrangeiros não residentes ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) foram aprovados hoje com os votos a favor dos partidos proponentes.
O líder parlamentar do PSD protestou hoje por deputados do PS fotografarem elementos da sua bancada no momento em que votavam a favor de um projeto do Chega sobre acesso ao SNS por estrangeiros não residentes.
A Comissão de utentes dos serviços públicos de Santarém, em conjunto com um grupo de habitantes de Alcanhões, convocou uma concentração para o próximo sábado no posto saúde desta localidade, para reivindicar a contratação de um médico de família.
Na semana passada foram identificados 386 casos positivos de infeção com o vírus da gripe, o número mais elevado desde o início da época de vigilância, informou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa).
O novo administrador da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira, João Marques Gomes, anunciou hoje que a partir do primeiro trimestre de 2025 vai estar em funcionamento o serviço de hospitalização domiciliária.
A coordenadora do BE acusou hoje o PSD de “atirar gasolina” para as perceções sem factos, alegando que os estrangeiros não residentes em Portugal e não cobertos por seguros representaram 0,7% dos atendimentos nas urgências em 2023.
O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, alertou hoje para uma possível nova derrapagem de prazos nas obras do novo Hospital Central do Alentejo, devido à falta do projeto de fornecimento de energia elétrica.
A urgência Ginecológica/Obstétrica do hospital de Leiria está fechada a partir de sexta-feira e até segunda-feira, enquanto a urgência Pediátrica encerra no fim de semana, devido a constrangimentos, refere uma mensagem enviada às corporações de bombeiros.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, destacou hoje a “mais-valia” dos Centros de Atendimento Clínico (CAC) para melhorar a acessibilidade na doença aguda e retirar doentes dos serviços de urgência dos hospitais centrais.
Mais de dois terços dos pacientes com a doença misteriosa na República Democrática do Congo (RDCongo) testaram positivo para malária, anunciou hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).
O Supremo Tribunal israelita ordenou hoje ao Governo que atenda aos cuidados e bem-estar dos detidos nas prisões, após organizações de defesa dos direitos humanos alegarem que existe fome e subnutrição entre a população prisional, sobretudo palestinianos.
Luigi Mangione, o homem acusado de matar o diretor-executivo da seguradora UnitedHealthCare, aceitou hoje, num tribunal da Pensilvânia (Estados Unidos), ser transferido para Nova Iorque, para responder pelo assassínio de Brian Thompson, há mais de duas semanas.
O Infarmed declarou hoje estranhar declarações recentes do secretário-geral da Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos (APIEM), que o questionou sobre as medidas para fazer face à escassez de fármacos em Portugal.
O grupo parlamentar do PSD justificou hoje a apresentação do projeto de lei sobre o acesso de estrangeiros não residentes em Portugal ao SNS com a necessidade de corrigir um “grave erro” do Governo socialista na Lei de Bases da Saúde.
Pelo menos 29 pessoas morreram desde outubro devido a cólera na província moçambicana de Nampula, no norte do país, indicam dados das autoridades de saúde no país.
O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, apelou hoje à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para um reforço das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinadas à construção de centros de saúde.
O Sindicato dos Enfermeiro Portugueses insistiu hoje na necessidade de valorizar estes profissionais, lembrando que o progresso salarial conseguido no acordo anunciado pelo Governo é insuficiente e que o processo negocial que retoma em janeiro deve ir mais longe.
O Parlamento Europeu aprovou hoje uma recomendação para que a União Europeia (UE) defenda os direitos das mulheres, que enfrentam um “retrocesso mundial”, apontando que seriam necessários 286 anos para reverter lacunas.
A Comissão Europeia proibiu hoje a utilização na União Europeia (UE) da substância química bisfenol A (BPA) em plásticos que contactam com alimentos, devido aos efeitos potencialmente nocivos para a saúde.
A Câmara de Moura vai ter em 2025 um orçamento de quase 37 milhões de euros, superior em cerca de um milhão ao deste ano, no âmbito do qual estão incluídas diversas obras de requalificação urbana.