O Governo da Madeira pretende prolongar até janeiro de 2021 as medidas restritivas de contenção da covid-19 adotadas no início de novembro, indicou hoje o chefe do executivo, vincando que esta é a "fase mais complicada" da pandemia.
Os Açores diagnosticaram 24 novos casos de infeção com o vírus da covid-19 nas últimas 24 horas, sete dos quais na Terceira e 17 em São Miguel, ilha onde se registou também morreu uma mulher de 70 anos.
Portugal contabiliza hoje mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O surto de covid-19 no bairro social Margens do Arunca, em Pombal, que infetou 47 pessoas, está ultrapassado, anunciou hoje a Câmara.
Uma investigação, liderada por Miguel Alves-Ferreira, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, descobriu um novo gene que está presente na comunicação entre os neurónios e que predispõe para a enxaqueca.
O número de mortes nas últimas quatro semanas em Portugal foi 1,24 vezes superior aos valores dos últimos cinco anos em período homólogo, com o norte a apresentar o maior aumento deste o início da pandemia, segundo o INE.
O coordenador do combate à covid-19 nos Açores, Gustavo Tato Borges, mostrou-se hoje confiante na operação de testagem na vila de Rabo de Peixe, acreditando que será um "sucesso imenso".
A vacinação contra a covid-19 vai ser assegurada prioritariamente por cerca de 40 mil enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), avançou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, adiantando que se for necessário serão reforçados estes recursos.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para “riscos adicionais significativos” das festividades de fim de ano, como o Natal, notando que o aumento das infeções de covid-19 é “muito provável” nesta época.
O Ministério da Defesa Nacional assinalou hoje o contributo que as Forças Armadas vão dar na operação logística para distribuição das vacinas contra a covid-19, assegurando que continuará o apoio nas outras frentes do combate à pandemia.
Mais de 65 milhões de casos de covid-19 e mais de 1,5 milhões de mortes foram oficialmente detetados em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo a contagem feita pela agência France-Presse hoje às 11:00.
O novo Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP) pretende lutar pela valorização da classe profissional e apoiar e defender os seus direitos e interesses, disse à Lusa o presidente da Assembleia Geral daquela entidade, João Neto.
Os surtos de covid-19 em dois centros infantis de Évora são a principal preocupação das autoridades e o motivo do aumento do número de infeções ativas no concelho, que ronda as 400, disse hoje o presidente do município.
O lar da Fundação Lopes da Fonseca, no concelho de Nelas, tem 52 dos seus 80 utentes com covid-19 e uma equipa especializada dos bombeiros voluntários irá hoje desinfetar todas as instalações, informou o presidente da autarquia.
O Observatório dos Direitos Humanos (ODH) denunciou hoje a situação de um cidadão com deficiência impossibilitado de concluir a sua tese de mestrado na Universidade do Porto devido a medidas adotadas para combater a covid-19.
O presidente do Conselho Europeu disse hoje que “o objetivo número um” da União Europeia nos próximos dias é garantir a “implementação integral” do acordo sobre o plano de relançamento europeu alcançado em julho, com os 27 a bordo.
A vice-presidente da Comissão para os Valores e Transparência, Věra Jourová, disse, em entrevista à Lusa, acreditar que "o acordo é possível" para desbloquear a aprovação do orçamento da União Europeia e do novo Fundo de Resolução.
A Autoridade Nacional do Medicamento recomendou hoje a não utilização das máscaras de uso clínico, do fabricante Shantou T&K Medical equipment factory Co, Lda, depois de terem sido proibidas por incumprimento dos requisitos estabelecidos pela União Europeia.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) abre hoje a nova Unidade de Cuidados Intensivos, com um investimento de 5,7 milhões de euros, e recebe já os primeiros doentes, adiantou fonte deste equipamento à Lusa.
Os deputados debatem e votam hoje na generalidade a proposta do Governo que suspende por dois anos os prazos da sobrevigência e caducidade das convenções coletivas de trabalho, bem como os projetos do PCP, BE e PEV.
O parlamento vai debater e votar hoje o projeto de decreto do Presidente da República que prevê o prolongamento do estado de emergência em Portugal até 07 de janeiro para permitir medidas de contenção da covid-19.
A circulação entre concelhos no território continental está proibida entre as 23:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira, com 10 exceções à medida prevista no estado de emergência, decretado devido à pandemia de covid-19.
A morte de crianças por malária durante a estação chuvosa, quando se registam mais casos e mortes, baixou 57% na Gâmbia e 42% no Burkina Faso graças a um tratamento que custa anualmente três euros por criança, segundo um novo estudo.
O projeto de decreto presidencial que renova o estado de emergência até 23 de dezembro, com uma referência na introdução à sua "previsível" extensão até 07 de janeiro, tem conteúdo idêntico ao que está em vigor.