No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje.
Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo.
O PSD criticou hoje o Governo pela inexistência de um mapeamento dos lares legais e ilegais em plena pandemia alegando que é preciso saber quais os que têm condições de segurança para os utentes e assegurar a evacuação dos restantes.
O surto de covid-19 em explorações hortofrutícolas de Torres Vedras atingiu 153 trabalhadores, que testaram positivo, dos quais 93 recuperaram e 60 continuam ativos, disse hoje fonte oficial autárquica.
No primeiro dia de imposição de uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, nos Açores, devido à pandemia da covid-19, só entrou ou saiu da freguesia os cidadãos que apresentaram declaração que justificasse a deslocação.
A presidente da Câmara de Mondim de Basto mostrou-se hoje preocupada com o aumento para 128 do número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus no concelho, associados principalmente a focos num lar e numa fábrica.
A OMS/Europa está a ponderar a criação de um certificado eletrónico de vacinação, numa altura em que o primeiro país europeu (Reino Unido) aprovou uma vacina contra a covid-19, anunciou hoje a instituição.
O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou hoje que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal.
Os partidos políticos assinalaram hoje a evolução positiva da epidemia de covid-19 em Portugal, mas também alertaram para a importância do plano nacional de vacinação, que se admite poder começar no início de 2021.
O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu hoje que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos de casos”.
A Iniciativa Liberal defendeu hoje que deve haver um relaxamento das restrições à circulação no Natal e que a vacinação contra a covid-19 deve ser feita também fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O primeiro-ministro afirmou hoje que as medidas que anunciar no sábado para combate à covid-19 vão vigorar "indicativamente" até 07 de janeiro e não apenas por 15 dias, dizendo que está "tecnicamente resolvida" a questão jurídica.
Portugal contabiliza hoje mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Lar Familiar da Tranquilidade, na Vila das Aves, em Santo Tirso, registou a terceira morte associada à covid-19, a de uma mulher de 83 anos, disse hoje à Lusa o responsável pela comunicação da instituição, Celso Campos.
O primeiro-ministro salientou hoje que a Agência Europeia do Medicamento encurtou prazos mas não facilitou na exigência de rigor sobre as vacinas que vierem a ser validadas, que vão merecer "toda a confiança".
Uma equipa multidisciplinar vai, durante cerca de um ano, trabalhar junto de espaços de divertimento noturno da cidade de Viseu, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos seus frequentadores.
Um especialista do Instituto Ricardo Jorge defendeu hoje que reduzir a mobilidade é importante para diminuir os contágios de covid-19, mas mais eficaz é garantir que se mantém o distanciamento de dois metros e se usa máscara.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai distribuir 300 máscaras sociais transparentes à comunidade surda do concelho e às pessoas que interagem com ela para facilitar a comunicação, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro afirmou hoje que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 42 novos casos de covid-19, sendo 29 em São Miguel e 13 na ilha Terceira, e a região conta agora com 41 cadeias de transmissão ativas.
A Câmara de Gondomar e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) apresentam na sexta-feira o projeto-piloto “Vamos Salvar Portugal”, que visa inquirir casos positivos de covid-19 e a quebra das cadeias de transmissão.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) tem 122 doentes internados com covid-19, tendo 75% da sua capacidade ocupada e ativado o nível quatro do plano de contingência, disse hoje fonte da instituição.
O surto de covid-19 que afetou o lar particular de Ligares, em Freixo de Espada Cinta, infetando 33 utentes e sete colaboradores, e que provocou a morte a três idosos, foi dado como sanado, foi hoje anunciado.
O investigador João Gonçalves apelou à população para não ter receio de eventuais reações adversas à vacina contra a covid-19 porque se trata do sistema imunitário a “lutar e a ser educado” contra a vacina.