Quatro dos 41 utentes do Lar Maria Luísa, da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, infetados com o vírus SARS-CoV-2 morreram nos últimos três dias, disse hoje à Lusa o provedor.
Portugal é hoje o país do mundo com maior número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus por milhão de habitantes, de acordo com vários ‘sites’ que fazem o acompanhamento estatístico da pandemia da covid-19.
Portugal contabilizou hoje 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Fundação Santa Margarida do Arrabal, no concelho de Leiria, fechou a creche, o pré-escolar e as atividades de tempos livres (ATL), frequentadas por um total de 195 crianças, na sequência de várias funcionárias terem testado positivo à covid-19.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje que os surtos em lares são “uma das situações mais complicadas” do país na pandemia de covid-19, sobretudo no Alentejo, e argumentou que “ninguém é descartável”.
O ciclista português Rui Costa (UAE Emirates) explicou que ter sido vacinado, em conjunto com toda a equipa, contra a covid-19 trouxe "uma certa segurança e estabilidade", mas não desleixa cuidados.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) exigiu hoje a vacinação das equipas que lidam com doentes covid, alertando que há cada vez mais bombeiros infetados com o novo coronavírus e que há um risco de alguns quartéis fecharem.
O bastonário dos Psicólogos considera insuficientes as respostas criadas na área da saúde mental, diz que há pessoas a recorrer diretamente à Ordem a pedir ajuda e lembra a urgência de apoiar os profissionais de saúde.
Um surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria, infetou 43 utentes e 13 funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora técnica da instituição.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) está a preparar uma nova enfermaria com 18 camas para doentes covid-19, depois de aberta uma outra no sábado que atingiu hoje os 80% de capacidade, indicou fonte daquele hospital.
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje a adoção com "a maior brevidade possível" de um confinamento geral "no mínimo" semelhante ao que ocorreu aquando da primeira onda da pandemia, com "uma situação muito menos severa”.
Os sociais-democratas exortaram hoje o Governo a “restringir de forma drástica o número de exceções” existentes para o confinamento decretado para mitigar a propagação da pandemia, porque “quando as exceções abundam a regra desaparece”.
O lar de Palaçoulo, tutelado pela Misericórdia de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, registou a primeira morte associada à covid-19, tratando-se de uma mulher com 75 anos, disse à Lusa hoje à provedora da Instituição.
O número de óbitos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Pavia, no concelho de Mora, distrito de Évora, subiu para quatro, mais três do que o anterior balanço, disse hoje o presidente do município.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje esperar que o Conselho de Ministros “seja claro” sobre o confinamento e encerramentos, face à covid-19, e defendeu que “todos os cuidados de Saúde” fiquem sob alçada do SNS.
Quase 95 milhões de pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China em dezembro de 2019, indica um balanço até às 11:00 de hoje da agência France-Presse.
O PSD considerou hoje que houve “falhas injustificáveis” e “excesso de exposição ao contágio” durante o voto antecipado em mobilidade, que decorreu no domingo, criticando a maneira “amadora e desleixada” como o processo foi conduzido.
O número de mortes associadas à covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para 12 e todos os 60 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.
O Lar da Terceira Idade do Caramulo e o da Fundação Marcos e Ana Gonçalves, Tondela, registaram no domingo surtos de covid-19, com dois óbitos numa das instituições, disse hoje o município, que garantiu que os casos estão controlados e isolados.
Um convívio informal na altura do Natal na aldeia de Maladão, em Arganil, provocou um surto com mais de 50 pessoas infetadas na localidade e quatro residentes já morreram como consequência direta da covid-19, confirmou hoje o município.
O Hospital de Cuidados Continuados Casimiro da Silva Marques da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, no distrito de Leiria, regista um surto de covid-19, com 22 infetados e uma morte, disse hoje o provedor.
Os psicólogos defendem que a fadiga pandémica, as falhas na comunicação ao longo dos meses e a falta de resposta nos centros de saúde para a saúde mental explicam o comportamento dos portugueses que parecem desvalorizar a gravidade da pandemia.
Os hospitais da região Centro estão praticamente no limite por causa do combate à pandemia da covid-19, mas a situação mais crítica verifica-se no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, em que as taxas de ocupação atingiram os 100%, disse a Administração Regional de Saúde.
O Presidente da República e recandidato considerou hoje que o Governo não previu a terceira vaga da pandemia de covid-19 e afirmou que, se for necessário, será utilizada a requisição civil de meios de saúde privados.