Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 90 novos doentes com covid-19, todos em São Miguel, elevando para 916 o total de casos ativos na região, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde do arquipélago.
Um surto de covid-19 no lar Nossa Senhora da Assunção em Alter do Chão (Portalegre) já provocou a morte a 10 utentes, mantendo-se os restantes 39 residentes infetados, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
Um surto de covid-19 na corporação dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, no distrito de Portalegre, já infetou pelo menos 11 bombeiros, tendo sido decidido encerrar temporariamente aquele quartel, foi hoje divulgado.
Cientistas da Universidade de Coimbra (UC) descobriram que “o consumo continuado de mirtilo tem um forte impacto hepático”, fornecendo pistas importantes para orientar o consumo saudável destas “bagas muito ricas em antioxidantes”, anunciou hoje a instituição.
O novo centro de hemodiálise do Hospital Baptista de Sousa, cuja construção foi cofinanciada por Portugal, permitirá tratar 40% dos doentes cabo-verdianos e será inaugurado na terça-feira na ilha de São Vicente, foi hoje anunciado.
O Governo vai reunir-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário para aprovar medidas adicionais de combate à covid-19, face ao agravamento dos efeitos da pandemia em Portugal.
A presidente da Associação SOS Hepatites, Emília Rodrigues, morreu no domingo vítima de doença súbita, disse à Lusa o hepatologista Rui Tato Marinho.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai instalar na próxima semana dois contentores refrigerados junto à casa mortuária do Hospital de Santa Maria para reforçar a capacidade de preservação dos corpos, disse hoje a instituição.
O conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, foi exonerado e será nomeada uma nova administração na segunda-feira, confirmou hoje o secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores.
A aparente "estabilização" da região Norte em cerca de 3.000 casos diários do novo coronavírus na última semana "não diminui o risco", afirmou hoje um especialista da Universidade do Porto, alertando que vários fatores podem alterar a tendência.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda aumentou a capacidade de internamento para doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins e prepara-se para “abrir” mais 24 camas nas instalações do Serviço de Pneumologia, foi hoje anunciado.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo garantiu hoje que estão a ser desenvolvidos “os esforços necessários” para ter o hospital de campanha da Cidade Universitária “preparado e em estado de prontidão para ser ativado”.
Os idosos que vivem em lares ou frequentam os centros de dia têm múltiplas doenças e dependência e as instituições têm de adaptar a prestação de cuidados destas pessoas, revelam os resultados preliminares de um estudo nacional.
A Juventude do Partido Popular Europeu defendeu hoje o combate às notícias falsas em torno das vacinas contra a covid-19, por considerar que estão em causa “argumentos anti científicos” que levam a outra “perigosa pandemia”, a da desinformação.
O recolher obrigatório às 20:00 nos dias úteis na ilha de São Miguel apenas será aplicado a partir de segunda-feira, de acordo com o decreto do Governo Regional dos Açores.
Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as prioridades de vacinação contra a covid-19 somente pelo critério de atividade profissional, defendeu hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O primeiro-ministro classificou hoje como "pouco inteligente" a atitude de adquirir unilateralmente por Estado-membro as vacinas, enfraquecendo a posição negocial da Comissão Europeia, e sustentou que se Portugal estivesse sozinho compraria menos vacinas e mais caras.
O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje que todos os países devem aumentar os esforços de sequenciação genómica do novo coronavírus para detetar as novas variantes que surjam.
A Área Dedicada ao Doente Respiratório (ADR) e o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) tem, a partir de hoje, novas instalações na Avenida Dom Afonso Henriques, foi anunciado.
O primeiro-ministro propôs hoje que a União Europeia inicie já o processo para a existência de um certificado de vacinação homogéneo entre os Estados-membros e considerou essencial garantir a liberdade de circulação no espaço europeu.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava hoje um total de 167 doentes infetados com covid-19, 146 em enfermaria, 18 em cuidados intensivos e três na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), anunciou aquela unidade hospitalar.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje que “as restrições são absolutamente fundamentais” para fazer face à pandemia de covid-19, lembrando a preocupação em torno da nova variante do vírus.
A cumprir o segundo período de confinamento, motivado pela pandemia da COVID-19, Portugal voltou a ficar em casa. Maria João Quintela, vogal da Direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), garante que “não tem sido dado suficiente relevo ao sofrimento dos idosos”.
O lar da Santa Casa da Misericórdia de Benavente, distrito de Santarém, tem 29 utentes e cinco funcionários infetados com o vírus SARS-CoV-2, estando os idosos em isolamento na instituição, disse o presidente do município.