SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Número de mortos na Misericórdia de Alcácer do Sal sobe para oito

LUSA
29-01-2021 16:48h

O surto de covid-19 no Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, já contabiliza oito óbitos, mais um do que na terça-feira, estando quatro idosos hospitalizados, revelou hoje o provedor.

De acordo com o responsável, Fernando Reis, o número de mortes de utentes na instituição passou de sete para oito, em comparação com o anterior balanço feito pela agência Lusa, no dia 26.

“Faleceu um utente, com mais de 90 anos, e um dos cinco idosos que estavam internados no Hospital do Litoral Alentejano”, em Santiago do Cacém, “teve alta”, explicou o provedor.

Este surto de covid-19 num dos lares da Misericórdia de Alcácer do Sal infetou um total de 34 idosos, incluindo os utentes que morreram, e, inicialmente, 19 funcionárias.

“Neste momento, estão nove utentes positivos, mas o número de funcionários com covid-19 passou de 19 para 24”, avançou o responsável da instituição que, desde domingo, conta com o apoio de uma equipa de três voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa.

Os idosos que “ainda estão positivos estão bem e continuam em isolamento”, acrescentou.

O surto foi detetado no início deste mês, depois de “uma funcionária ter testado positivo”, obrigando à realização de testes aos 75 residentes e funcionários do lar.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS