Perdeu o emprego no restaurante por causa da pandemia da covid-19 e pediu ajuda para alimentar a família, mas arregaça todos os dias as mangas para confecionar 140 refeições para quem precisa em Torres Vedras.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje preocupante o aumento pela quarta semana consecutiva do número de casos de covid-19 "na maior parte das regiões" do mundo.
O presidente da AstraZeneca Portugal, Sérgio Alves, realçou hoje em comunicado que a empresa biofarmacêutica assegura o "perfil de segurança" da sua vacina contra a covid-19, que é apoiado em "evidências (provas) científicas robustas".
A ILGA Portugal destacou hoje o “cariz histórico” da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que atualiza os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue, “depois de anos de denúncias” para situações de discriminação.
O hospital de Évora implementou um sistema de teleconsulta para doentes com insuficiência cardíaca, devido à pandemia de covid-19, considerado pioneiro no Alentejo e que já acompanha à distância cerca de 30 pacientes.
Os deputados socialistas eleitos por distritos com unidades termais defenderam junto do Governo a rápida reabertura das termas, considerando tratar-se de unidades de saúde seguras que não devem ficar fora do plano de desconfinamento.
O BE/Açores apresentou hoje uma iniciativa legislativa que propõe a criação de um plano de retoma da atividade assistencial na saúde, que contenha a calendarização e a definição de metas concretas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma norma que atualiza os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue, determinando que a triagem clínica “é feita de acordo com os princípios da não-discriminação”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje que as vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 têm uma relação de risco-benefício “positiva” e que os dados disponíveis não sugerem qualquer relação com tromboembolias após a sua administração.
A presidência portuguesa da UE tem trabalhado e continuará a trabalhar na coordenação da resposta europeia à pandemia, tendo colocado o fornecimento de vacinas “no centro da agenda europeia”, afirmou à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) realizou esta semana, pela primeira vez a nível mundial, um procedimento de reparação da válvula mitral sem necessidade de cirurgia cardíaca invasiva, foi hoje revelado.
O grupo de mais de 100 enfermeiros que fez uma participação disciplinar ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros contra a bastonária anunciou hoje que vai recorrer a tribunais administrativos na sequência do arquivamento da queixa por aquele órgão.
As vacinas contra a covid-19 são seguras e a tecnologia será brevemente aplicada na luta contra o cancro, disse hoje a cofundadora do laboratório que desenvolveu a primeira injeção amplamente utilizada no combate ao coronavírus.
Todas as regiões de Portugal continental apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 abaixo de 1, com exceção dos Açores, que regista 1,20, indicou hoje Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) manifestou-se hoje absolutamente contrária a qualquer medida “de coação e de chantagem” exercida sobre pessoas que recusem a vacina da AstraZeneca, após as suspeitas que levaram à suspensão da vacinação.
Portugal tem hoje uma incidência de 87,2 de novos casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) está em 0,86, segundo o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do INSA.
O vereador da Promoção da Saúde da Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje o início, em abril, da auscultação à população entre outras ações a realizar até dezembro que visam definir uma Estratégia Municipal entre 2022 e 2026.
Portugal registou hoje 11 mortes relacionadas com a covid-19, menos 10 do que na quinta-feira, e 568 novos casos de infeção com o novo coronavírus, mais 83, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os homens que se preocupam em cuidar dos seus filhos têm tendência a olhar mais por si e recorrer com mais frequência aos serviços de saúde, segundo o coordenador do Núcleo sobre Género e Equidade em Saúde da DGS.
A Câmara de Lisboa inicia em 31 de março um plano de testagem em massa gratuito, destinado aos residentes das freguesias do concelho com mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, foi hoje anunciado.
As unidades de saúde dos Açores retomaram hoje os contactos de agendamento da administração das vacinas da AstraZeneca contra a covid-19, mas a Direção Regional da Saúde admitiu que algumas pessoas já a recusaram.
O Governo vai alocar parte importante do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) à concretização de mudanças estruturais do Serviço Nacional de Saúde, que este ano vai dispor de 12.100 milhões de euros, anunciou hoje o primeiro-ministro.
Quase 31 mil refeições, numa média de 700 por semana, foram servidas pela Cozinha Social criada pela Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, em quase um ano, para apoiar os mais vulneráveis face à pandemia de covid-19.
Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nove novos casos de covid-19 nos Açores, todos em São Miguel, ilha que é agora a única no arquipélago com casos positivos ativos.