Alunos e médicos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) vão treinar em doentes virtuais, num projeto que adapta o ensino às contingências da pandemia.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou hoje que está a participar num projeto internacional com o objetivo de “melhorar a formação” dos profissionais para reduzir “complicações indesejadas nos cuidados de saúde”.
A vacinação contra a covid-19 já está em curso no concelho algarvio de Alcoutim, o mais desertificado da Europa, e uma das idosas que recebeu hoje a primeira dose aconselhou a restante população idosa do município a vacinar-se.
A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos criticou hoje as restrições das liberdades fundamentais observadas na China e na Rússia, ao mesmo tempo que saudou a mudança das políticas migratórias nos Estados Unidos promovida pela administração Biden.
A Câmara do Marco de Canaveses propôs ao Governo a implementação no concelho de uma consulta descentralizada de saúde mental, para responder aos impactos psicológicos da pandemia de covid-19, informou hoje a autarquia.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) fez mais de 40 mil testes de rastreio à covid-19, sem custos para o Estado, em escolas de acolhimento de filhos e outros dependentes de trabalhadores de serviços essenciais, revelou hoje a organização.
O presidente do CDS-PP insistiu hoje na necessidade de o Governo apresentar um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores, e pediu que, caso isso não aconteça, sejam reforçados os apoios.
Portugal registou hoje 58 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.027 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor mais baixo desde 07 de outubro, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) propôs hoje alargar o prazo até final de maio para as pessoas limparem terrenos florestais e quer travar a duplicação das multas, devido à situação de pandemia no país.
A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michele Bachelet, mostrou-se hoje preocupada com a situação em África, nomeando a Etiópia, Uganda, Tanzânia e Sudão, entre outros, não criticando qualquer país lusófono.
O Governo procedeu à alteração das regras do prolongamento dos compromissos agroambientais de 2021, face à pandemia de covid-19, determinando que a notificação relativa à agricultura biológica produz efeitos à data de submissão do pedido único.
O PCP questionou a ministra da Saúde sobre a situação "inaceitável" do serviço de Imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), concessionado desde 2004 a privados, denunciando a "precariedade" a que estão sujeitos os trabalhadores.
O andebolista internacional português Alfredo Quintana tornou-se hoje o terceiro atleta a morrer em Portugal no novo ano civil, fruto de idênticos problemas cardíacos que vitimaram Alex Apolinário e Paulo Diamantino em janeiro.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, registou em fevereiro sete casos de infeção pelo SARS-CoV-2 em profissionais de saúde que não estavam vacinados, revelou hoje o diretor do Serviço de Saúde Ocupacional.
Angolanos a fazer tratamentos em Portugal acusam o Governo de Angola de assinar a sentença de morte destes doentes ao ordenar o seu regresso, que interpretam como “morte certa”, e mostram-se disponíveis a tudo para não voltar.
O primeiro-ministro disse hoje que a falta de dados científicos consolidados condiciona a criação de um “certificado verde” europeu para facilitar a livre circulação no contexto da covid-19, mas confia “que até ao verão esse documento exista”.
A coordenadora do BE defendeu hoje que o desconfinamento deve ser feito de “forma cautelosa”, mas manifestou preocupações em relação à ausência de um programa do Governo para recuperar cuidados de saúde e adaptar as escolas para a reabertura.
O BE/Açores acusou hoje o Governo Regional de violar a proteção dos dados pessoais dos habitantes da vila de Rabo de Peixe, considerando que a cerca sanitária imposta naquela vila devido à covid-19 “constitui uma discriminação intolerável”.
A pandemia do novo coronavírus provocou a nível mundial 11.340 mortes nas últimas 24 horas, enquanto o número de novos casos de infeção se situou nos 450.127, indica hoje o balanço diário da France-Presse (AFP).
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que, nas últimas 24 horas, não houve registo de novos casos positivos de covid-19 na região, tendo recuperado da doença três doentes.
O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira, no distrito de Portalegre, que provocou nove vítimas mortais, “está resolvido”, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
O embaixador português em São Tomé afirmou hoje que Portugal vai dar "atenção especial" à cooperação no domínio da saúde com São Tomé e Príncipe, no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação (PCE), cuja assinatura ainda não tem uma previsão de data.
A média diária de novos casos de contágio pelo novo coronavírus desceu esta semana para níveis que não se viam desde outubro, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, que regista uma “diminuição acentuada” desde fim de janeiro.
O controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 16 de março devido à pandemia e passam a existir mais dois pontos de passagem autorizada em Ponte da Barca e Vinhais.