A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou hoje que o certificado de vacinação, cuja proposta deverá ser apresentada este mês pela Comissão Europeia, permitirá “retomar a normalidade” do quotidiano dos cidadãos europeus “nas melhores condições possíveis”.
A Madeira recebeu mais 5.850 vacinas contra a covid-19 da farmacêutica Pfizer, totalizando 34.627 vacinas que chegaram ao arquipélago até hoje, informou o Serviço Regional de Saúde (SESARAM).
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) defende a inclusão dos media no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e propõe medidas como a promoção da literacia ou o financiamento de um programa formação gratuito de jornalistas no digital.
A Comissão Europeia vai avaliar, até 2022, a diretiva europeia sobre viagens organizadas, dados “os desafios” criados pela covid-19 e pela falência do grupo Thomas Cook, para assim garantir “proteção robusta” aos viajantes da União Europeia (UE).
Portugal registou hoje 34 mortos relacionadas com a covid-19 e 394 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor mais baixo de casos desde setembro, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As pessoas com trissomia 21 e que tenham mais de 16 anos vão ser inseridas no lote de grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19, confirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Praticamente todos (98%) os portugueses inquiridos numa consulta da Comissão Europeia sobre questões sociais consideram pessoalmente importante uma Europa social, o valor mais elevado da UE, e 87% consideram que a falta de direitos sociais é um problema grave.
Os Açores registaram 11 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, sendo cinco em São Miguel, cinco no Pico e um na Terceira, resultantes de 887 análises realizadas, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana.
Portugal recebeu hoje 101.790 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, adiantou fonte oficial do Ministério da Saúde, com um total de 11.700 doses a serem distribuídas para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
A pandemia de covid-19 provocou 2.531.448 mortos em todo o mundo desde que foi detetada, pela primeira vez, na China, em dezembro de 2019, avançou hoje a agência francesa AFP, que faz o balanço diário das vítimas da doença.
O prazo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) aprovou hoje o seu parecer na consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR), no qual critica o reduzido investimento na Saúde.
O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, criticou hoje a demora do Governo em dar luz verde para se iniciar a construção do edifício UC Biomed, que vai albergar o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA).
O concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, tem desde hoje a funcionar um novo centro de vacinação contra a covid-19, instalado no centro da cidade, com a capacidade para inocular 600 pessoas por dia.
As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC).
A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos.
O diretor de serviço de infecciologia do Hospital de Santo António, no Porto, alertou hoje para o “perigo” que constituem as variantes já detetadas do novo coronavírus, considerando que “ainda é cedo” para abrandar as medidas de confinamento.
A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia irá trabalhar para alcançar o objetivo de imunização dos cidadãos europeus contra a covid-19 “o mais rapidamente possível”.
Sem os habituais estímulos visuais e auditivos dos visitantes, os animais do Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, tiveram “mudanças de comportamento”, estando a equipa a reforçar algumas atividades para colmatar essa ausência.
A GNR assinala hoje o Dia Internacional para a Discriminação Zero, sublinhando a importância de sensibilizar a população para as diferentes formas de discriminação e desigualdades e celebrar a diversidade.
O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos considerou hoje que os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência são insuficientes, deixando de fora alguns fundamentais como o reforço dos cuidados de saúde primários, contratação e valorização de profissionais.
Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, sob presidência portuguesa, para discutir as novas variantes do coronavírus, uma nova abordagem à testagem e os processos de vacinação nos 27 Estados-membros.
A ministra da Saúde explicou que deixou de aparecer ao lado da diretora-geral da Saúde porque receberam “tantas farpas e varapaus” por estarem sempre juntas que decidiram comunicar separadamente para “não cansar mais os portugueses”.
A ministra da Saúde admite que o Governo “podia sempre ter feito mais” quanto à execução orçamental e aos recursos humanos, mas lembra os incentivos criados para os médicos e sublinha que nunca faltaram meios financeiros ao SNS.