SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara de Loures estima abertura do Centro de Saúde do Catujal em 2023

LUSA
23-03-2021 16:51h

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), perspetivou hoje que o novo centro de Saúde do Catujal possa estar em funcionamento a partir de 2023, para servir cerca de 13 mil utentes.

O lançamento da empreitada para a construção da infraestrutura, que tem um valor total estimado de 4,6 milhões de euros, vai ser apreciado e votado na próxima reunião da Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, que se realiza na quarta-feira.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Loures, perspetivou que, “se não houver nenhum contratempo”, o início das obras possa ocorrer durante o último trimestre deste ano, com um prazo de execução de 525 dias (17 meses).

“O novo centro vai permitir que se concentrem ali duas unidades com muito melhores condições. A nossa expectativa é que as novas instalações permitam atrair mais médicos e mais enfermeiros, melhorando as condições de atendimento desta população e, eventualmente, atrair alguns que, entretanto, se foram inscrever noutras unidades”, apontou.

O novo Centro de Saúde do Catujal, localizado na União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, vai representar um investimento total de 4,6 milhões de euros, sendo que destes 1,9 milhões ficará a cargo do município.

Bernardino Soares explicou que três milhões de euros serão para a edificação da infraestrutura e o restante para financiar a fiscalização, os projetos e a construção dos acessos.

O autarca referiu ainda que se encontra em fase de elaboração de projeto o Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, uma infraestrutura que irá servir cerca de 12 mil utentes.

Numa fase mais adiantada encontra-se o processo de construção do Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia, que deverá abrir portas no final deste ano, para servir cerca de 20 mil utentes.

Além destes processos, o executivo pretende chegar a um entendimento com o Governo para a construção de um Centro de Saúde em Camarate (20 mil utentes) e para a reabertura do Centro de Saúde da Bobadela (10 mil utentes), encerrado desde 2013.

MAIS NOTÍCIAS