A pandemia do novo coronavírus provocou a nível mundial 10.352 mortes nas últimas 24 horas, enquanto o número de novos casos de infeção se situou nos 542.248, indica hoje o balanço diário da France-Presse (AFP).
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses defendeu hoje em Santa Maria da Feira que os 155 enfermeiros que trabalham com vínculo precário no Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) devem integrar o quadro de pessoal da instituição.
A ministra da Saúde, Marta Temido, destacou hoje que é importante o momento da morte ter dignidade, durante a inauguração da unidade de internamento de cuidados paliativos, no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça.
Há quase 1 ano que uma equipa multidisciplinar estuda a “janela imunológica” dos portugueses infetados pelo SARS-COV-2, com o intuito de perceber até que ponto se desenvolve ou não uma imunidade duradoira, como revelou ao Canal S+ a professora Helena Canhão da Universidade Nova de Lisboa.
A vacinação contra a covid-19 decorre com normalidade no centro montado em Arganil, onde os idosos chegam com "confiança" na ciência, apesar de alguma ansiedade relativamente ao processo.
O Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães, no distrito de Braga, implantou pela primeira vez o ‘pacemaker’ mais pequeno do mundo, anunciou hoje aquela unidade hospitalar.
Oito especialistas na área do comportamento e saúde pública compõem o grupo de trabalho criado pelo Governo para apoiar na tomada de decisões sobre a pandemia e na avaliação do seu impacto, ajudando também a transmitir as mensagens.
O desenvolvimento de formas de paternidade mais envolvidas e cuidadoras, promovendo a equidade entre homens e mulheres, particularmente nos atos de cuidar das crianças, é objetivo de um projeto lançado pela DGS no Dia do Pai, assinalado hoje.
A Alemanha enfrenta um aumento “claramente exponencial” do número de infeções por covid-19, devido sobretudo à disseminação da variante detetada inicialmente no Reino Unido, disse hoje o vice-presidente do Instituto de Saúde Pública Robert Koch.
O Fundo de Investimento Direto Russo (FIDR) e a farmacêutica indiana Stelis uniram-se para produzir um mínimo de 200 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, informou hoje o fundo soberano russo.
A pandemia da covid-19 também teve implicações junto de doentes com patologias respiratórias associadas ao sono, nomeadamente “queixas de insónias relacionadas com ansiedade”, afirmou hoje a pneumologista do Hospital de São João, no Porto, Marta Drummond.
Acidentes de viação e acidentes de trabalho, bem como doenças cardiovasculares e cerebrovasculares são riscos associados às patologias respiratórias do sono mais frequentes, descreveu hoje a pneumologista Marta Drummond, alertando para a importância do diagnóstico precoce.
O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai comemorar o Dia Mundial da Árvore, que se assinala no domingo, com a inauguração de uma rota ambiental com 13 quilómetros de extensão.
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager afirma esperar que o livre-trânsito digital, proposto por Bruxelas, permita um “verão normal” na União Europeia (UE), dizendo contar com a presidência portuguesa para conseguir avanços rápidos no Conselho.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) propôs à Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-IPP) a criação de um Centro de Formação Avançada em Emergência Médica.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, disse hoje estar a reforçar os seus serviços com a inclusão de cirurgias endoscópicas da coluna, uma técnica inovadora e "minimamente invasiva" que já abrangeu mais 40 doentes.
A psicóloga Ana Allen Gomes defendeu que com a pandemia os portugueses atrasaram os horários de deitar e levantar, mas sublinhou que o impacto foi variável e que, nalguns casos, o teletrabalho ajudou a organizar melhor os horários.
O diretor do Centro Europeu do Sono defendeu que deve haver uma estratégia coordenada para contrariar as consequências da pandemia e do confinamento na qualidade do sono dos portugueses, que tem influência a nível cardiovascular, respiratório e mental.
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
O ministro da Administração Interna disse hoje que no final da pandemia terá de ser revisto o quadro legal da resposta a emergências sanitárias, uma vez que o estado de emergência foi pensado para outro tipo de situações.
O ministro da Administração Interna disse hoje que foram dadas indicações em janeiro às forças de segurança para reforçarem a fiscalização, orientações consideradas necessárias devido ao grande aumento do número de casos de covid-19 no país.
Os infetados com o SARS-CoV-2 assintomáticos impulsionam “silenciosamente” a propagação da pandemia e contrariam os esforços para a mitigar, por isso controlar estes doentes é a 'chave' para conter a covid-19, e acordo com especialistas da Universidade de Georgetown.
Liang Wannian, principal perito chinês da missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) para estudar as origens do SARS-CoV-2, excluiu hoje a possibilidade de uma fuga laboratorial ter originado a pandemia, contrariando o diretor-geral da OMS.
O primeiro-ministro assinalou hoje que Portugal tem registado uma progressiva redução da incidência e um ligeiro aumento do indicador de transmissibilidade (R) da covid-19 e pediu que não se baixe a guarda na prevenção da doença.