O número de pessoas infetadas com covid-19 no surto da Casa do Artista, em Lisboa, é de 38, 17 das quais residentes e 21 profissionais, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural do concelho de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, já infetou 53 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da câmara.
Os sete centros de vacinação contra a covid-19 abertos a Norte vão administrar 1.500 doses esta semana, revelou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), sem previsões de abrir novos locais ao longo desta semana.
O Governo decidiu avançar com avaliação de impacto ambiental para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio em oito áreas, em vez das 11 que tinham sido consideradas na lista inicial, segundo um despacho hoje publicado.
Trinta e seis trabalhadores, num universo de 800, estão infetados pela covid-19 na fábrica de conservas ESIP, em Peniche, onde foi detetado um surto, disse hoje o delegado de saúde.
Os principais hospitais da margem sul do Tejo, São Bernardo, em Setúbal, e Garcia de Orta, em Almada, continuam sob forte pressão e registam hoje um total de 457 doentes covid internados, 46 dos quais em cuidados intensivos.
O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) denunciou hoje a falta de medidas de segurança nos Centros de Apoio à Aprendizagem para alunos com deficiência, acusando a tutela de abandonar estas estruturas.
Um surto por covid-19 que infetou cerca de 80 utentes e funcionários no lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes já causou sete mortes, mas a situação apresenta-se “estabilizada”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal.
O grupo parlamentar do PS/Açores solicitou hoje esclarecimentos ao Governo Regional sobre as orientações e supervisão do processo de vacinação contra a covid-19 na região, na sequência de notícias que apontam para alegadas irregularidades.
O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) alertou hoje para a existência de um “grande descontentamento” nestes profissionais, “completamente empenhados no combate à pandemia de covid-19”, que será demonstrado em ações simbólicas.
A África do Sul adiou hoje o início da vacinação contra a covid-19 com o fármaco AstraZeneca devido à falta de eficácia contra a variante do novo coronavírus 501Y.V2 dominante no país, anunciou o ministro da Saúde sul-africano.
O Fórum Médico considera que a vacinação dos profissionais de saúde contra a covid-19 está atrasada em relação aos prazos anunciados e lembra que apenas estão vacinados 30% dos médicos do SNS e 7% do setor social.
A empresa da Universidade de Coimbra (UC) ICNAS-Produção acaba de instalar o primeiro laboratório ibérico especializado no teste e certificação de dispositivos médicos respiratórios, designadamente ventiladores pulmonares, no contexto da covid-19, foi hoje anunciado.
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) vão desenvolver programas psicoeducativos ‘online’ para apoiar os doentes renais crónicos em hemodiálise e os seus familiares devido à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) dispõe de "capacidade razoável" para tratar doentes com covid-19 em cuidados intensivos, mas isso implica "sacrificar" outras atividades, admite o diretor clínico, José Júlio Nóbrega, apontando como exemplo o bloco operatório.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra da covid-19 da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.
Mais de uma centena de médicos, alguns reformados, escreveram uma carta à ministra da Saúde a queixarem-se das barreiras administrativas que lhes foram levantadas quando se ofereceram para ajudar como voluntários o Serviço Nacional de Saúde.
A PSP alertou hoje pais, educadores, professores e alunos para um possível aumento do 'cyberbulling' no atual contexto da escola ‘online’, sublinhando que este comportamento deve continuar a ser reportado às equipas da Escola Segura.
A Direção-Geral da Saúde lança hoje uma campanha sobre a utilização segura de antibióticos para travar as infeções por bactérias multirresistentes, que na União Europeia atingem 670 mil pessoas/ano, mais do que o VIH, tuberculose e gripe.
Os alunos do 1.º ao 12.º ano retomam hoje as atividades letivas, mas longe das escolas, regressando das férias antecipadas para o já conhecido ensino a distância que marcou o final do ano letivo passado.
Cerca de 90% dos primeiros 1.000 profissionais de saúde vacinados em Portugal desenvolveram imunidade contra o novo coronavírus três semanas após terem recebido a primeira dose, revelam as conclusões de um estudo hoje divulgadas.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) quer explicações sobre a transferência de enfermeiros dos cuidados intensivos neonatais da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, para reforço de equipas em outras unidades da cidade.
A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exigiu hoje que os trabalhadores com contrato individual das empresas municipais possam inscrever-se na ADSE, no âmbito do alargamento do universo de beneficiários que está em curso.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, expressaram hoje o seu apoio à estratégia de fornecimento e de distribuição das vacinas contra a covid-19 delineada pela Comissão Europeia, atualmente alvo de críticas e de atrasos.