a equipa de investigadores alertou hoje para a proliferação de doenças de plantas agrícolas e de pragas em África, uma ameaça à segurança alimentar de até 500 milhões de pessoas no continente.
O tabagismo matou 7,7 milhões de pessoas em 2019, ano em que o número de fumadores aumentou para 1,1 mil milhões, revelam estimativas mundiais hoje divulgadas, acrescentando que 89% dos novos fumadores ficaram viciados aos 25 anos.
O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alertou hoje para a dificuldade em fixar médicos, contando que alguns concursos ficaram mesmo desertos, razão pela qual vê como “essencial” a criação da especialidade de Medicina de Urgência.
A despesa com pessoal no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou 6,1% em 2020, atingindo cerca de 4.680 milhões de euros, segundo o relatório sobre a evolução da atividade do SNS elaborado pelo Conselho de Finanças Públicas (CFP).
A ministra da Presidência remeteu para a reunião de sexta-feira com os peritos uma eventual alteração da matriz de risco que define os critérios do desconfinamento, reiterando o objetivo do Governo de manter a pandemia de covid-19 controlada.
A Unicef receberá 220 milhões de doses da vacina Sputnik V da Rússia, com o objetivo de imunizar 110 milhões de crianças, anunciou hoje o Fundo de Investimento Direto Russo (FIDR), em comunicado.
A pandemia de covid-19 teve um impacto negativo na atividade assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo o Conselho de Finanças Públicas, que reportou a quebra de consultas, cirurgias, episódios de urgência, rastreios e acompanhamento de doentes crónicos.
O coordenador da 'task-force' para a vacinação covid-19 defendeu hoje que Portugal deve encorajar os parceiros europeus a criarem "bolsas internacionais" de vacinas para os países mais desfavorecidos, sobretudo os que fazem parte da comunidade de língua portuguesa.
O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) vai participar num estudo-piloto da Organização Mundial da Saúde (OMS)que visa o estabelecimento do primeiro controlo internacional para o antigénio do SARS-CoV-2, anunciou hoje a instituição.
O Conselho de Finanças Públicas (CFP) alerta que a pandemia de covid-19 acentuou o desafio de sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num relatório hoje divulgado sobre o desempenho do setor público de saúde no período 2014-2020.
O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em território nacional até 13 de junho, no âmbito do combate à pandemia da covid-19, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
A secretária de Estado do Turismo afirmou hoje que a vacinação contra a covid-19 e o cumprimento das regras para prevenir a doença são “dois motivos importantes” para a retoma do turismo no país prosseguir.
O Facebook anunciou que vai permitir a publicação de teorias que defendem que a covid-19 foi fabricada em laboratório, pouco depois do Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciar que os EUA estão determinados a encontrar a origem do vírus.
O Presidente da Colômbia, Iván Duque, pediu hoje à OCDE que atue como mediador no esforço internacional de levar vacinas contra a covid-19 aos países em desenvolvimento, na forma de empréstimos de doses.
O concurso público para a reabilitação do edifício do Centro de Saúde de Velas de São Jorge, nos Açores, foi hoje publicado em Jornal Oficial da Região, uma intervenção orçada em dois milhões e quatrocentos mil euros.
O coordenador da 'task-force' para a vacinação contra a covid-19 defendeu hoje o método de emitir convocatórias acima da capacidade de inoculação para garantir que as faltas não prejudicam a aceleração do processo.
A empresa de serviços de biotecnologia ControlVet, com sede em Tondela, anunciou hoje a fusão com as sete unidades do grupo em Portugal, adotando a designação única ALS Life Sciences Portugal.
O coordenador da 'task-force' para a vacinação contra a covid-19 em Portugal afirmou hoje que a "comunicação errática" em torno da vacina da Astrazeneca não tem afetado a sua aplicação.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que “é capital” transmitir às pessoas que têm de continuar a proteger-se porque só se Portugal mantiver a pandemia da covid-19 controlada terá a economia a funcionar.
África precisa de pelo menos 20 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford nas próximas seis semanas para conseguir administrar segundas doses a todos os que receberam a primeira, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que o critério de gravidade deve ser incluído no mapa de risco da covid-19, uma revisão que “já deveria ter acontecido” e que “nada tem a ver com Lisboa”.
O processo de vacinação contra a covid-19 em Barcelos originou hoje um grande aglomerado de pessoas, sem distanciamento social, mas a Administração Regional de Saúde do Norte garante estão a ser tomadas medidas para resolver a situação.
Um total de 3.662 portugueses registaram-se na segurança social britânica no primeiro trimestre deste ano, um aumento significativo face aos meses anteriores resultante da normalização dos serviços públicos do Reino Unido.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 3.500.321 mortos no mundo desde que a Organização Mundial de Saúde detetou a doença, na China, em dezembro de 2019, segundo um balanço da AFP com base em fontes oficiais.