Praticamente todas as perguntas estão em aberto sobre a origem do novo coronavírus e da razão pela qual provocou uma pandemia que dura há um ano, desde o animal em que começou, como passou para os humanos ou mesmo quando começou a circular.
A pandemia da covid-19 mobilizou ao longo do último ano parte significativa da comunidade científica portuguesa na corrida a vacinas e terapias, incluindo projetos que visam novos medicamentos, vacinas mais baratas ou em novas formas.
A declaração da covid-19 como pandemia completa 12 meses na próxima quinta-feira, depois de confinamentos, fecho de escolas, comércio, adoção de teletrabalho, corrida às vacinas e milhões de mortes terem mudado o mundo que conhecíamos.
Mais de um ano depois de os primeiros casos de covid-19 terem sido diagnosticados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não apurou a origem do novo coronavírus e enfrenta pressão política dos Estados Unidos.
Um ano depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado a covid-19 como uma pandemia, o número de infetados passou de 120 mil para 120 milhões e um terço da humanidade esteve confinada pelo menos uma vez.
A Ordem dos Médicos vai pedir com urgência os documentos relativos ao inquérito ordenado pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz para os analisar e se poder pronunciar.
O Serviço de Urgência do Hospital de São João, no Porto, somou esta semana à equipa um psicólogo para apoiar profissionais de saúde, doentes e familiares nos momentos de stress ou de notícias difíceis, entre outras situações.
Marcelo Rebelo de Sousa toma hoje posse para um segundo mandato como Presidente da República, pelas 10:30, perante o parlamento, com assistência reduzida devido à covid-19, e à tarde estará no Porto.
A diretora da cardiologia pediátrica do Hospital Santa Maria defendeu que as crianças que tenham tido algum sintoma de covid-19, mesmo que ligeiro a moderado, devem ser vistas pelo médico assistente antes de retomarem a atividade física.
O Hospital de Santa Maria já teve internados nos cuidados intensivos pediátricos uma dezena de crianças e jovens com Síndrome Inflamatória Multissistémica, a maioria dos quais tinha passado de forma assintomática pela infeção pelo novo coronavírus.
Mais de 700 mil mortos por covid-19 foram oficialmente registados na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, de acordo com uma contagem efetuada pela agência de notícias France-Presse (AFP).
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica de referência no Brasil, anunciou na segunda-feira o início da sua produção em larga escala da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
Israel comemorou na segunda-feira a vacinação contra a covid-19 de cinco milhões de cidadãos, no mesmo dia em que começou a vacinar os palestinianos que trabalham no país, uma disparidade temporal que foi criticada pela comunidade internacional.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para a pressão imposta aos clínicos pelos decretos do estado de emergência e alertou para a falta de “instrumentos de trabalho essenciais” para o combate à pandemia.
Há um ano a viver em estado de emergência, o governo timorense decidiu decretar hoje o segundo confinamento geral de toda a população, perante o aumento do número de casos registado no território, como adiantou ao Canal S+, Carlos Vilar, residente em Dili.
As mulheres latino-americanas e caribenhas sofrem níveis maiores de desnutrição do que os homens, alertou hoje a FAO, que pediu políticas que promovam a igualdade do género e processos de empoderamento feminino para contribuir para a sua autonomia económica.
A Câmara Municipal de Lisboa está a preparar uma contestação à decisão do tribunal de suspender a construção da sala de consumo vigiado do Lumiar, “invocando o interesse público”, anunciou hoje o vereador dos Direitos Sociais.
O investigador João Paulo Gomes apelou hoje para uma “atenção redobrada” durante o processo desconfinamento no controlo dos aeroportos e fronteiras terrestres para evitar a introdução de novas variantes do SARS-CoV-2 no país.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma “janela de oportunidade” para evitar a pandemia de covid-19.
A Câmara do Porto aprovou hoje uma proposta que recomenda ao Governo e à task-force do Plano de Vacinação que as pessoas com deficiência e os seus cuidadores sejam considerados prioritários e incluídos na fase atual.
O PCP admitiu hoje que a redução de casos de covid-19 cria “condições para o desconfinamento tão necessário à vida do país e dos portugueses”, mas avisou que é preciso mais apoios e investimento no SNS.
O CDS-PP considerou hoje que os dados apresentados pelos especialistas quanto à evolução da covid-19 em Portugal permitem um desconfinamento "gradual, ainda que cauteloso", e defendeu uma "programação rigorosa" para o país poder voltar à normalidade.
Portugal desceu a pique no último mês nas listas dos países com mais novos casos de infeção pelo novo coronavírus e novas mortes, mas mantém-se entre os dez com mais casos e mortes totais por milhão de habitantes.
A pneumologista e ex-secretária de Estado da Saúde Raquel Duarte apresentou hoje um plano para redução das medidas restritivas que prioriza as medidas com maiores custos sociais, mentais e económicos e com menor efeito na carga da covid-19 em Portugal.