O Parlamento Europeu aprovou o regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal pilar do pacote de recuperação da União Europeia (UE) para fazer face à crise socioeconómica provocada pela pandemia de covid-19.
Ainda nenhum país da União Europeia (UE) pediu ajuda à Comissão Europeia para transporte de equipamentos ou transferência de doentes e médicos nesta terceira vaga da pandemia de covid-19, pelo que se Portugal o fizesse seria dos primeiros.
O CDS-PP quer a retoma urgente dos rastreios oncológicos afetados pela pandemia de covid-19, e campanhas de sensibilização para que os portugueses adiram, para permitir diagnósticos precoces, e que sejam garantidos os tratamentos adequados atempadamente.
O Infarmed mandou retirar do mercado máscaras cirúrgicas tipo IIR, da marca Famapro, por apresentarem indevidamente a marcação CE e não haver evidência de cumprirem todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu.
Um dos especialistas da missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, na China, que investiga as origens do novo coronavírus, questionou hoje as informações dos serviços de inteligência norte-americanos sobre a pandemia, após críticas de Washington.
O Porto vai ter um centro de vacinação contra a covid-19 ‘drive-thru’, no Queimódromo, no âmbito de um projeto que junta dois hospitais da cidade, a autarquia e a Unilabs Portugal, disse hoje aquela empresa de diagnóstico clínico.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina mais um ronda de audiências com os partidos políticos antes de enviar ao parlamento o projeto de decreto que renova o estado de emergência até 01 de março.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai hoje ao Parlamento Europeu fazer um ponto de situação relativamente à estratégia da União Europeia (UE) sobre a vacinação contra a covid-19, após várias polémicas com as farmacêuticas.
À semelhança da chanceler alemã, Angela Merker, que é favorável à introdução da vacina russa Sputnik, na União Europeia, o professor de Farmacologia da Universidade de Lisboa, Hélder Mota Filipe também concorda com a possibilidade “desde que a empresa russa que está a desenvolver a vacina disponibilize às autoridades europeias toda a evidência”, afirma ao Canal S+.
A opinião foi manifestada, esta terça-feira, na habitual reunião de especialistas no INFARMED com o governo, o presidente da república e os partidos políticos pelo epidemiologista que insiste que o país tem “andado a correr atrás do vírus”.
Os grupos prioritários previstos no plano de vacinação contra a covid-19 não serão alterados apesar dos atrasos no fornecimento de vacinas, garantiu hoje o novo coordenador da `task force´.
Portugal terá uma capacidade para administrar entre 100 e 150 mil vacinas por dia e duplicar esse número aos fins de semana, anunciou hoje o novo coordenador para o plano de vacinação contra a covid-19.
Milhões de pessoas poderiam ser salvas em cada ano se os países aumentassem as medidas para cumprir os objetivos do Acordo de Paris e impedir o aquecimento global, indica um estudo hoje divulgado, que tem 2040 como horizonte.
A Iniciativa Liberal requereu hoje ao Ministério da Educação o relatório final do grupo de trabalho “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, pedindo, caso este não tenha sido apresentado, justificações sobre esse atraso e previsão para a sua entrega.
A Madeira registou hoje mais 88 casos positivos de covid-19, totalizando desde o início da pandemia quase seis mil infeções, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).
O CDS-PP levantou hoje dúvidas sobre a saída de Manuel Carmo Gomes do painel que analisa a evolução da covid-19 no Infarmed, defendendo que "tem de ficar esclarecido" que não se deveu às críticas do epidemiologista ao Governo.
O surto detetado a 17 de janeiro no lar de idosos dos Cerejais, em Alfândega da Fé, está sanado, com um balanço de 50 casos positivos e sete óbitos entre os utentes, informou hoje a instituição.
O CDS-PP vai votar favoravelmente a renovação do estado de emergência, defendendo que é preciso manter as medidas restritivas para controlar a pandemia, mas vai avaliar "a cada 15 dias" a necessidade de confinamento.
A Câmara de Vizela manifestou hoje a sua "incompreensão" por não se ter iniciado ainda a vacinação à covid-19 dos utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, apesar nunca terem ocorrido casos positivos entre os utentes.
O PCP e o BE exigiram hoje medidas “imediatas” para a reabertura da urgência do hospital de Serpa, encerrada devido um surto de covid-19, e defenderam o regresso da unidade à esfera da gestão pública.
O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) garantiu hoje que o país dispõe de capacidade suficiente para proceder a uma testagem regular e sistemática da covid-19, principalmente ao nível dos testes rápidos.
O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, no concelho de Arraiolos (Évora), que infetou 25 pessoas, registou hoje a primeira vítima mortal associada à doença, revelou a instituição.
O programa Arte e Saúde Mental, da Direção-Geral das Artes (DGArtes), vai apoiar 19 projetos artísticos, num montante total de 295 mil euros, anunciou hoje aquele organismo estatal.
O amianto, utilizado na construção e que pode ser cancerígeno, pode estar em vários materiais além do fibrocimento, mas tal não está a ser tido em conta, alertaram hoje entidades ouvidas no parlamento.