O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) afirmou hoje que as dificuldades no abastecimento das vacinas contra a covid-19 devem-se à complexidade dos processos biotecnológicos, manifestando-se convicto que serão ultrapassadas com a otimização da produção.
O PAN mostrou-se hoje favorável à renovação do estado de emergência, defendendo que as restrições de contactos e à circulação devem continuar, mas pediu ao Governo que melhore os apoios e reforce a testagem.
A Universidade do Algarve (UAlg) está a estudar o uso da saliva na recolha de amostras para detetar o novo coronavírus, um método menos invasivo face ao clássico teste à mucosa do nariz, disse à Lusa um investigador.
O número de mortos no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), subiu para 34, com o óbito de um utente de 96 anos, disse hoje o provedor.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, disse hoje que os casos pontuais de irregularidades no processo de vacinação não devem ser usados para distrair os portugueses da importância da toma da vacina contra a covid-19.
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje que o Governo deveria negociar vacinas com “outros fornecedores”, estranhando que o executivo “esteja preso” ao compromisso nesta área com a União Europeia.
Os hospitais de São Bernardo (Setúbal) e Garcia de Orta (Almada) registam hoje uma pequena redução do número de doentes covid-19, mas continuam sob forte pressão, com um total de 436 doentes internados, 46 dos quais em cuidados intensivos.
Lisboa vai ter sete centros de vacinação adicionais contra a covid-19, um dos quais no Altice Arena, para apoiar a administração de vacinas aos idosos com mais de 80 anos e aos doentes crónicos com mais de 50 anos.
O dirigente comunista Jorge Pires classificou hoje como “inaceitável” que se mantenha o atual confinamento geral para combater a epidemia de covid-19 até ao final do mês de março, tal como "anunciado pelo primeiro-ministro".
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse hoje que sente um "enorme orgulho" por a instituição ter podido ajudar no combate à pandemia de covid-19, ao disponibilizar a Casa dos Atletas para receber doentes.
O epidemiologista Henrique Barros estimou hoje que se o processo de vacinação contra a covid-19 correr como o previsto serão salvas 3.500 vidas até ao final de setembro.
A situação epidémica em Moura tende a normalizar, apesar da subida do número de casos positivos de covid-19 num dos dois surtos ativos em lares do concelho, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil local.
Operadores de Gestão de Resíduos reciclaram aproximadamente 800 mil toneladas de lamas das Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em 2020, a maior parte transformada para utilização na produção agrícola e florestal.
Os pedidos de transferência de outros hospitais para o São João, Porto, tem diminuído nos últimos dias, disse hoje o presidente do conselho de administração de um equipamento hospitalar cujo serviço de infecciosas está lotado com doentes de Lisboa.
O hospital da Guarda disponibiliza hoje três vagas de internamento para doentes com covid-19 e possui camas de reserva que serão colocadas ao serviço em caso de necessidade, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).
Os pais devem ter tolerância e flexibilidade nesta nova fase de confinamento em que estão em teletrabalho com crianças em casa, recomenda a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) sublinhando que é preciso ter “expectativas realistas”.
O deputado e presidente da Iniciativa Liberal defendeu hoje que, no final de fevereiro, “há condições” para ponderar o relaxamento de “algumas medidas” que considera mais danosas para a “desigualdade na educação e saúde mental”.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje que o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 “está em zig zag”, apontando que Portugal está “muito longe da maior parte dos países europeus” na vacinação “essencial” de médicos.
A Câmara do Seixal, no distrito de Setúbal, montou três centros de vacinação para receber utentes prioritários na próxima fase do plano nacional de vacinação contra a covid-19, que estão prontos a funcionar quando houver vacinas disponíveis.
O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, lamentou hoje que o seu homólogo de Esposende tenha pedido a exoneração do diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III por causa do processo de vacinação.
O presidente do Chega acusou hoje o Governo de andar “a correr atrás do prejuízo, sempre um passo atrás” no combate à epidemia de covid-19, e pediu “sinais” de reabertura de escolas e pequeno comércio, designadamente restaurantes.
A diretora regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social dos Açores, Lucília Fagundes, apresentou hoje a sua demissão, na sequência de notícias que davam conta de ter sido vacinada contra a covid-19.
O BE desafiou hoje o Governo a deixar os anúncios e “passar à prática” nas medidas de apoio devido à pandemia, sobretudo tendo em conta o prolongamento anunciado do confinamento, defendendo uma mudança “muito clara” na estratégia de testagem.
A ministra da Justiça disse hoje, no parlamento, que vai começar “a breve trecho” a vacinação contra a covid-19 dos oficiais de justiça e dos trabalhadores dos registos.