SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Feira quinzenal de Esposende reabre na segunda-feira

Lusa
05-04-2021 09:34h

A feira quinzenal de Esposende reabre na segunda-feira com a venda de todo o tipo de bens, "atendendo a que o número de casos de covid-19 no concelho tem vindo a diminuir", anunciou hoje a câmara municipal.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Braga refere considerar "estarem reunidas as condições para retomar a feira quinzenal no pleno da sua atividade, mediante o escrupuloso cumprimento de todas as medidas de segurança e de saúde pública determinadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)".

O confinamento obrigatório decretado pelo Governo para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou à proibição de venda de produtos não alimentares em feiras e mercados.

Em 15 de março o Governo apresentou um plano de desconfinamento dividido em quatro fases, com 15 dias de intervalo, estando prevista avaliação fase a fase do impacto das medidas de reabertura, após o confinamento obrigatório decretado em janeiro.

A câmara de Esposende salienta no comunicado que a feira quinzenal é "um importante vetor de dinamismo comercial" e que "adquire relevância para a subsistência de alguns produtores locais, facto pelo qual o município atende à importância que este mercado assume na retoma económica do concelho".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.847.182 mortos no mundo, resultantes de mais de 130,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.879 pessoas dos 823.335 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS