A subdiretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão, admitiu hoje que se verifica um “certo pânico” na Europa devido aos casos que levaram à suspensão, por precaução, da vacina da AstraZeneca contra a covid-19.
Cerca de 33.000 romenos cancelaram consultas para receberem a vacina da AstraZeneca nas últimas 24 horas, 7% do total das vacinações previstas, depois de vários países terem suspendido temporariamente o uso desse fármaco.
A pandemia de covid-19 aumentou o risco de sofrimento emocional significativo ('distress') entre os doentes oncológicos, concluíram os investigadores de um estudo nacional divulgado hoje pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
A diretora executiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke, disse hoje que “é fundamental” que os cidadãos confiem nas vacinas da covid-19 aprovadas, estando a ser avaliados os efeitos secundários da desenvolvida pela AstraZeneca.
O Governo da Madeira admitiu hoje que o arquipélago poderá não atingir a imunidade de grupo face à covid-19 no verão, conforme estava previsto, devido à suspensão da administração da vacina da AstraZeneca.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou hoje que, apesar da “pressa” com que se pretende que o Plano de Recuperação e Resiliência seja executado, projetos como a nova ponte do Douro “precisam de tempo” e “integração”.
Portugal registou hoje 13 mortes relacionadas com a covid-19 e 384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Moderna começou a testar a sua vacina contra a covid-19 em milhares de crianças entre os seis meses e os 11 anos, anunciou hoje a farmacêutica americana.
O primeiro-ministro frisou hoje que a vacina contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca foi suspensa em Portugal por “uma mera precaução” e manifestou a convicção de que estará “tudo esclarecido” até ao final desta semana.
O estudo que concluiu que os hospitais públicos do Norte foram os mais eficientes nos primeiros meses de combate à covid-19 significa “reconhecimento” e prova de que “fizeram um bom trabalho”, considerou hoje o Hospital de São João.
O primeiro-ministro, António Costa, alertou hoje que, além da epidemia da covid-19, existe uma “enorme pandemia à escala global”, as alterações climáticas, que só se “vence ou perde” nas cidades.
A Juventude Social Democrata (JSD) confrontou hoje o Governo com casos de não pagamento de baixas a médicos internos que contraíram covid-19, no primeiro ano de contrato profissional.
A Letónia anunciou hoje a suspensão temporária da administração da vacina AstraZeneca contra a covid-19, a mais administrada neste país báltico, secundando decisões semelhantes de outros países europeus, depois de relatos de tromboses em pessoas vacinadas.
A diretora executiva da Agência Europeia de Medicamentos disse hoje que os problemas relacionados com a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “não são inesperados”, dada a vacinação de milhões de pessoas, e atingem “um pequeno número” de vacinados.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues quer um plano especial para a recuperação das listas de espera nos centros de procriação medicamente assistida (PMA) e estender até aos 50 anos o limite de idade para aceder a estas técnicas.
A pandemia do novo coronavírus superou os 122 milhões de casos de infeção a nível mundial, com o número de novos contágios a aumentar quase três milhões nas últimas 24 horas, indicou hoje o balanço diário da France-Presse (AFP).
A canção “Dá-me um abraço”, de Miguel Gameiro, interpretada pelo próprio, deu hoje o mote para a Câmara de Felgueiras apresentar uma estrutura que permite aos idosos abraçar, em segurança, as pessoas de quem mais gostam.
Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas 15 novos doentes com covid-19 na ilha de São Miguel e há mais nove pessoas que recuperaram da doença no arquipélago, foi hoje anunciado.
O número de mortes aumentou 10,2% e o número de nascimentos caiu 2,6% em 2020 face a 2019, o que determinou “um forte agravamento do saldo natural”, negativo há 12 anos em Portugal, revelam dados do INE.
Entre 31 de dezembro de 2020 e 14 de março deste ano foram administradas na Região Autónoma da Madeira 35.133 vacinas contra a covid-19, informou hoje o Governo Regional.
Os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), enviados à China em janeiro para estudar as origens da pandemia do SARS-CoV-2, publicarão o seu relatório "muito provavelmente" na próxima semana, disse hoje a agência das Nações Unidas.
O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente indiano, Narendra Modi, conversaram hoje para preparar o encontro de líderes União Europeia e Índia, no Porto, em maio, e formas de cooperação na vacinação contra a covid-19.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que gere os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, vacinou já 98% dos seus profissionais, revelou hoje o conselho de administração.
O PSD e o CDS da Madeira criticaram hoje a "falta de solidariedade" do Estado para com a região no âmbito da covid-19, durante um debate no parlamento regional sobre o balanço de um ano de pandemia.