O Serviço de Urgência do Hospital de São João, no Porto, somou esta semana à equipa um psicólogo para apoiar profissionais de saúde, doentes e familiares nos momentos de stress ou de notícias difíceis, entre outras situações.
Marcelo Rebelo de Sousa toma hoje posse para um segundo mandato como Presidente da República, pelas 10:30, perante o parlamento, com assistência reduzida devido à covid-19, e à tarde estará no Porto.
A diretora da cardiologia pediátrica do Hospital Santa Maria defendeu que as crianças que tenham tido algum sintoma de covid-19, mesmo que ligeiro a moderado, devem ser vistas pelo médico assistente antes de retomarem a atividade física.
O Hospital de Santa Maria já teve internados nos cuidados intensivos pediátricos uma dezena de crianças e jovens com Síndrome Inflamatória Multissistémica, a maioria dos quais tinha passado de forma assintomática pela infeção pelo novo coronavírus.
Mais de 700 mil mortos por covid-19 foram oficialmente registados na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, de acordo com uma contagem efetuada pela agência de notícias France-Presse (AFP).
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica de referência no Brasil, anunciou na segunda-feira o início da sua produção em larga escala da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
Israel comemorou na segunda-feira a vacinação contra a covid-19 de cinco milhões de cidadãos, no mesmo dia em que começou a vacinar os palestinianos que trabalham no país, uma disparidade temporal que foi criticada pela comunidade internacional.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para a pressão imposta aos clínicos pelos decretos do estado de emergência e alertou para a falta de “instrumentos de trabalho essenciais” para o combate à pandemia.
Há um ano a viver em estado de emergência, o governo timorense decidiu decretar hoje o segundo confinamento geral de toda a população, perante o aumento do número de casos registado no território, como adiantou ao Canal S+, Carlos Vilar, residente em Dili.
As mulheres latino-americanas e caribenhas sofrem níveis maiores de desnutrição do que os homens, alertou hoje a FAO, que pediu políticas que promovam a igualdade do género e processos de empoderamento feminino para contribuir para a sua autonomia económica.
A Câmara Municipal de Lisboa está a preparar uma contestação à decisão do tribunal de suspender a construção da sala de consumo vigiado do Lumiar, “invocando o interesse público”, anunciou hoje o vereador dos Direitos Sociais.
O investigador João Paulo Gomes apelou hoje para uma “atenção redobrada” durante o processo desconfinamento no controlo dos aeroportos e fronteiras terrestres para evitar a introdução de novas variantes do SARS-CoV-2 no país.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma “janela de oportunidade” para evitar a pandemia de covid-19.
A Câmara do Porto aprovou hoje uma proposta que recomenda ao Governo e à task-force do Plano de Vacinação que as pessoas com deficiência e os seus cuidadores sejam considerados prioritários e incluídos na fase atual.
O PCP admitiu hoje que a redução de casos de covid-19 cria “condições para o desconfinamento tão necessário à vida do país e dos portugueses”, mas avisou que é preciso mais apoios e investimento no SNS.
O CDS-PP considerou hoje que os dados apresentados pelos especialistas quanto à evolução da covid-19 em Portugal permitem um desconfinamento "gradual, ainda que cauteloso", e defendeu uma "programação rigorosa" para o país poder voltar à normalidade.
Portugal desceu a pique no último mês nas listas dos países com mais novos casos de infeção pelo novo coronavírus e novas mortes, mas mantém-se entre os dez com mais casos e mortes totais por milhão de habitantes.
A pneumologista e ex-secretária de Estado da Saúde Raquel Duarte apresentou hoje um plano para redução das medidas restritivas que prioriza as medidas com maiores custos sociais, mentais e económicos e com menor efeito na carga da covid-19 em Portugal.
Perto de seis mil pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19 no distrito de Bragança, onde foram administradas mais de 23 mil vacinas, entre a primeira e as duas doses previstas, informou hoje a entidade responsável.
O Chega defendeu hoje um plano de desconfinamento a duas fases, mais rápido do que o do Governo, e admitiu voltar a opor-se à renovação do estado de emergência, na quinta-feira, se este continuar a ser restritivo.
Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte anunciaram hoje que o Ministério Público quer levar a julgamento, por maus-tratos e “tortura psicológica”, a empresa Fernando Couto Cortiças, num "caso ímpar" na justiça portuguesa.
O deputado do BE Moisés Ferreira acusou hoje o Governo socialista de perder tempo sem preparar o desconfinamento da população devido à pandemia de covid-19, designadamente uma estratégia de testagem maciça, após reunião de peritos e responsáveis políticos.
O PAN defendeu hoje um desconfinamento "com conta, peso e medida", adequado à "realidade de cada região", e pediu ao Governo que divulgue mais informação para que os portugueses conheçam "o nível de risco em que se encontram".
Portugal tem oito concelhos em risco muito elevado de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e nenhum em risco extremo, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.