O ministro do Ambiente disse hoje, no parlamento, que se está “a fazer o necessário” na área da floresta, destacando-se a constituição de 47 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), “mas resultados só a médio/longo prazo”.
O PCP mostrou-se hoje preocupado com alegados problemas de funcionamento verificados em unidades de cuidados de saúde primários do distrito de Coimbra, que são ainda mais necessários resolver atendendo ao momento atual da pandemia de covid-19.
A Madeira tem mais de 400 pessoas com deficiência apoiadas por vários programas e o Governo Regional quer aceder a fundos do quadro comunitário 2021/2027 para alargar as ajudas a estes cidadãos, anunciou hoje a deputada social-democrata Rubina Leal.
Os Açores contam hoje com 26 novos casos positivos de covid-19, 11 dos quais em São Miguel, 11 na Terceira, dois no Faial e dois no Pico, enquanto 87 pessoas recuperaram da doença, informou a Autoridade de Saúde.
O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) registou no ano passado um decréscimo de 47% de dadores de órgãos falecidos, indicou hoje a coordenadora hospitalar de doação deste hospital do Porto, que está a apostar na sensibilização.
As Termas de Chaves consideram discriminatório que o setor tenha encerrado nos concelhos de risco elevado e muito elevado de covid-19 ao contrário de outras atividades como parques aquáticos, e pedem a intervenção do Governo para a reabertura.
A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 4.100.352 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.
O ministro do Ambiente anunciou hoje, no parlamento, a atribuição, este ano, de financiamento “na ordem dos 10 milhões de euros” para investimentos em bem-estar dos animais de companhia, desenvolvidos através das autarquias locais e das associações zoófilas.
O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal deverá atingir no final do verão a imunidade de grupo, “um momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade”, e prevê que se possam bater este ano recordes na captação de investimento.
O primeiro-ministro abre na quarta-feira o debate sobre o Estado da Nação, na Assembleia da República, no qual o Governo e os partidos vão analisar, ao longo de quase quatro horas, a situação do país.
O ministro da Saúde de França, Olivier Véran, considera que para alcançar a imunidade de grupo será necessário vacinar 90 a 95% da população suscetível, levando em consideração que a variante Delta é bastante mais contagiosa.
As emissões mundial de dióxido de carbono (CO2), principal causa do aquecimento global, devem atingir níveis sem precedentes até 2023 tendo em conta a falta de investimento em energias renováveis nos planos de recuperação pós-covid.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto vão estudar os mecanismos que causam morte neuronal nos doentes com a “doença dos pezinhos”, no âmbito do programa de bolsas médicas da Pfizer.
O total de mortes na Índia devido à covid-19 pode ser 10 vezes superior aos dados oficiais, ou seja de vários milhões e não de milhares, convertendo-a na pior tragédia da Índia moderna, segundo um estudo divulgado hoje.
A Ordem dos Médicos destacou hoje a posição cimeira de Portugal na área da transplantação a nível mundial e apelou a que a atividade no terreno seja “coordenada de forma criteriosa” para aumentar o número de transplantes com sucesso.
Os transplantes subiram no primeiro semestre do ano, sobretudo os cardíacos e a pulmonares, com um total de 369 órgãos transplantados até final de junho, mais 54 do que no ano passado, segundo a Coordenação Nacional da Transplantação.
Apenas uma “pequena fração” de famílias vulneráveis em Nairobi beneficiou de um programa de apoio do Governo queniano, destinado às famílias mais carenciadas durante a pandemia, mas que se “caracterizou pelo favoritismo absoluto”, denunciou a Human Rights Watch (HRW).
Um lote de 12 mil vacinas da AstraZeneca e material médico oferecido por Portugal chegou hoje a Díli, marcando o inicio do apoio bilateral português ao processo de vacinação contra a covid-19 em Timor-Leste.
A Rússia iniciou os testes clínicos para a sua quinta vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Agência Federal Médico Biológica (AFMB), após ter recebido autorização, foi hoje anunciado.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) defenderam hoje a necessidade das unidades de saúde e outros serviços de atendimento urgente acelerarem a notificação das reações adversas às vacinas contra a covid-19.
Portugal vai entregar 12 mil doses de vacinas contra a covid-19 e material médico a Timor-Leste na terça-feira, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos do Brasil, aprovou hoje um estudo clínico para avaliar a segurança, eficácia e a imunogenicidade de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca.
Portugal registou nas últimas 24 horas um novo aumento no número de pessoas internadas com covid-19, 1.855 novas infeções e oito mortes, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A ministra da Saúde de Angola agradeceu o apoio das autoridades portuguesas no combate à pandemia da covid-19, salientando que essa cooperação não se resume à oferta de vacinas, como as que começaram hoje a ser administradas.