O presidente da Iniciativa Liberal lamentou hoje o surgimento de "quatro planos de desconfinamento" da população, em virtude da pandemia de covid-19, e a ausência de uma estratégia de testagem maciça, após reunião de peritos e responsáveis políticos.
A ministra de Estado e da Presidência alertou hoje que qualquer discriminação no presente tem uma consequência no futuro, dando como exemplo as desigualdades salariais e os efeitos nas pensões, defendendo que são precisas mais e melhores respostas.
A coordenadora do BE anunciou hoje que vai requerer a audição, no parlamento, da administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) face à situação de "precariedade absurda e contrária à lei" dos técnicos de radiologia.
A presidente da Comissão Europeia avisou hoje que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no segundo semestre.
O CDS-PP questionou hoje o Governo se os professores e alunos do ensino privado terão acesso a testes à covid-19, defendendo que "têm de ter exatamente a mesma proteção de saúde que os do ensino público".
A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira.
O PSD afirmou hoje que, com base nos indicadores apresentados pelos especialistas, poderá haver condições para “abrir um pouco a sociedade” em grande parte do território, lamentando que o plano de desconfinamento não seja apresentado com mais antecedência.
O Serviço Regional de Saúde dos Açores vai ser reforçado no Plano e Orçamento para 2021 e vão ser disponibilizados 75 milhões de euros para o pagamento de dívidas, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
Os Verdes disseram hoje que o Governo propôs um plano de desconfinamento, gradual e por vários níveis, com o qual o partido genericamente concorda, mas avisaram que é preciso explicá-lo bem às pessoas para ser cumprido.
Portugal registou hoje 25 mortes relacionadas com a covid-19 e 365 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor mais baixo desde 07 de setembro, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O PS considerou hoje que, face aos mais recentes indicadores epidemiológicos registados a nível nacional sobre a evolução da covid-19, estão reunidas as condições para que se inicie um plano de desconfinamento gradual, rigoroso e cauteloso.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) vai promover até maio, no Algarve, várias ações de protesto para reclamar o cumprimento de compromissos relativos ao descongelamento das carreiras de 500 profissionais da região, foi hoje anunciado.
O primeiro hospital privado dos Açores foi hoje inaugurado, no concelho da Lagoa, um investimento de 40 milhões de euros que vai evitar a deslocação ao continente de doentes do Serviço Regional de Saúde.
O matemático Óscar Felgueiras defendeu hoje que o nível de incidência da covid-19 deve estar abaixo dos 60 casos por 100 mil habitantes para que as medidas de confinamento possam ser aliviadas.
O recolher obrigatório na Madeira foi prorrogado até ao dia 15 de março, revelou hoje o presidente do Governo Regional, acrescentando que o alívio das medidas em vigor na ilha está dependente da evolução pandémica da covid-19 no arquipélago.
O PSD questionou hoje o Governo se vai “discriminar” alunos, professores e funcionários do ensino privado e cooperativo no acesso a testes de deteção da covid-19, defendendo que a medida deve abranger todo o sistema de ensino.
A incidência acumulada de perto de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes em Portugal deve traduzir-se numa “manutenção das medidas por enquanto”, defendeu hoje o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
As Autorizações de Utilização Especial (AUE) do medicamento inovador Kaftrio são “insuficientes” para o tratamento da fibrose quística e não podem ser vistas como solução, consideraram hoje as associações nacionais da doença.
O presidente do CDS defendeu hoje “um plano de desconfinamento controlado e calendarizado”, que dê “previsibilidade aos trabalhadores e às famílias” quanto à recuperação “das suas vidas, dos seus negócios e das suas atividades”.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje "necessário olhar com especial cuidado" para o processo de vacinação contra a covid-19 dos profissionais das escolas, por ser um dos primeiros setores a iniciar o desconfinamento.
O primeiro-ministro considerou hoje ter “uma base científica mais sólida” para tomar decisões na resposta à pandemia de covid-19, depois de os peritos em saúde pública terem convergido sobre critérios na reunião no Infarmed.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.593.872 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo o levantamento hoje realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais às 11:00.
O epidemiologista do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto Henrique Barros apresentou hoje um plano de resposta à pandemia de covid-19 com cinco grandes níveis de medidas que consigam antecipar a evolução da infeção em Portugal.
Doze casos da variante da África do Sul e 11 da variante de Manaus já foram detetados em Portugal, mas “está tudo perfeitamente controlado” e grande parte dos casos já teve alta, segundo o investigador João Paulo Gomes.