A Santa Casa da Misericórdia de Estremoz (Évora) está a construir uma unidade de cuidados continuados, num investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, destinada a 30 utentes, revelou hoje o provedor da instituição.
O ministro da Economia, Siza Vieira, disse hoje que o sucesso da vacinação contra a covid-19 em Portugal permite encarar com “confiança” a última fase de desconfinamento, embora considere que é necessário continuar atento à evolução da doença.
O primeiro-ministro afirmou hoje que a Europa deve assumir os oceanos como grande causa e missão global, da mesma forma que outros deram prioridade à Lua ou a Marte.
O PSD pediu hoje uma audição urgente do diretor clínico demissionário do Centro Hospitalar de Setúbal, Nuno Fachada, do Sindicato Independente dos Médicos, da Ordem dos Médicos e de um conjunto de outras entidades.
O distanciamento físico mínimo na prática de exercício em ginásios e clubes baixa de três metros para 1,5 metros, segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde, que recomenda a apresentação do “Certificado Digital Covid” para entrar nestes espaços.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje para a “situação grave” do hospital de Leiria, devido à falta de médicos no Serviço de Urgência, e pediu ao Ministério da Saúde a “resolução imediata do problema”.
A Assembleia da República chumbou hoje dois projetos de lei que visavam o alargamento da rotulagem a novos produtos para alimentos com transgénicos e a prestação de informação ao consumidor do custo ambiental na produção dos alimentos.
A melhoria da capacidade de resposta no apoio psicológico e fisioterapia para trabalhadores e utentes é o principal objetivo do Plano Outono-Inverno para Lares de Idosos, apresentado hoje em Almada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O Governo reforçou em 10 mil euros a verba para projetos de combate à mutilação genital feminina, havendo agora 60 mil euros para repartir entre 10 projetos, anunciou hoje a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou nas últimas de 24 horas 30 novos casos de covid-19, registando ainda a recuperação de oito pessoas e 10 doentes internados, segundo o boletim hoje divulgado.
A delegação de Portalegre da Cruz Vermelha pretende construir um Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Demência, num investimento que ascende aos cinco milhões de euros, podendo criar mais de 60 postos de trabalho.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.780.108 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
O segundo concurso público para a construção do novo Centro de Saúde de Ourique (Beja) já foi publicado em Diário da República e o presidente da câmara disse hoje esperar que não fique deserto como o anterior.
A Comissão Europeia exortou hoje as plataformas digitais signatárias do mecanismo voluntário contra as notícias falsas na União Europeia (UE) a reforçarem e assumirem novos compromissos no combate à desinformação, participando “atempadamente” na revisão do código de conduta.
Mais de 15.900 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram notificadas em Portugal, das quais 5.929 forma classificadas como graves e que incluem 85 casos de morte em idosos, segundo dados do Infarmed.
A escalada dos preços da eletricidade devido aos aumentos globais no gás, que está a pressionar os cidadãos da União Europeia (UE), será discutida na quarta-feira pelo Parlamento Europeu, visando encontrar instrumentos comunitários e nos países para a enfrentar.
As pessoas com vacinação completa que tenham tido um contacto de risco deixam de fazer isolamento se testarem negativo à covid-19, exceto se forem coabitantes e partilharem o mesmo quarto com a pessoa que testou positivo.
O uso de máscaras no recreio das escolas deixa de ser obrigatório e as medidas de isolamento profilático de contactos de baixo risco passam a ser mais flexíveis, segundo normas divulgadas hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Um novo projeto para a compreensão do comportamento das células do tumor da mama no seu microambiente, procurando descobrir futuras terapias contra o cancro metastático, é hoje lançado em Lisboa pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM).
Os Governos de Angola e Portugal assinaram, em Lisboa, um protocolo de colaboração para a prevenção e combate aos crimes de contrafação de medicamentos, anunciaram hoje as autoridades angolanas.
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) concluíram que um em cada quatro idosos se sente só e tem sintomas depressivos, apelando para que sejam adotadas “medidas urgentes” para “combater a epidemia da solidão”.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) contactou entre 19 de julho e 24 de setembro 8.033 idosos e sinalizou 1.244 que se encontravam em situação de risco, no âmbito da operação “Solidariedade Não Tem Idade/2021”.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, pediu hoje ao Governo que encare a demissão do diretor clínico do Centro Hospitalar de Setúbal como “um grito de alerta” e resolva os problemas da unidade.
A Sociedade Portuguesa de Oncologia defendeu hoje que todas as mulheres com cancro da mama em idade igual ou inferior a 45 anos devem ser referenciadas para o teste genético para definir opções terapêuticas mais adequadas e alertar os familiares.