SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara do Porto quer comparticipar aquisição de veículos elétricos de IPSS

LUSA
23-06-2022 17:32h

O executivo da Câmara do Porto vota segunda-feira comparticipar a aquisição de veículos elétricos ligeiros das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e equiparadas que, com sede no concelho, viram aprovada a candidatura ao programa Mobilidade Verde Social.

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o vereador da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, esclarece que o município pretende comparticipar a compra destes veículos até ao montante máximo de cinco mil euros (por instituição), sendo que a esta linha de apoio será afeta uma verba de 150 mil euros. 

A comparticipação municipal, que será votada na reunião privada de segunda-feira, destina-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e entidades equiparadas, com sede ou delegação no concelho do Porto, que viram aprovadas as candidaturas ao programa Mobilidade Verde Social do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa apoiar a aquisição até 1.400 viaturas. 

Fernando Paulo refere ainda que a autarquia tem estado "fortemente" empenhada em tomar medidas "conducentes" para diminuir as dificuldades das entidades do setor social e solidário no decorrer da pandemia da covid-19. 

"Estas entidades continuam a desempenhar uma função de extrema relevância, pois desenvolvem respostas de apoio direto para franjas mais vulneráveis da população, designadamente o Serviço de Apoio Domiciliário, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes e consequentemente promovem a coesão da cidade em múltiplas dimensões", salienta o vereador, lembrando que é também ambição do município atingir a neutralidade carbónica até 2030.

"Este apoio é relevante para potenciar a transição energética no seio das IPSS consideradas, nomeadamente através do incentivo da mobilidade elétrica, contribuindo para a descarbonização da cidade do Porto, em linha com os objetivos traçados no Pacto do Porto para o Clima"; acrescenta. 

MAIS NOTÍCIAS