A Comissão Europeia disse hoje pretender aprovar os primeiros planos nacionais de acesso às verbas da recuperação até julho, considerando estar “no caminho certo” para pré-financiamento nessa altura, apesar do “desafio” relativo à ratificação por parte dos Estados-membros.
Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos casos de infeção com o novo coronavírus, um aumento nos internamentos em enfermaria e uma diminuição nos cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Alemanha colocou hoje a região do Algarve e os Açores na lista de zonas de risco face à pandemia de covid-19, com os turistas alemães a terem de cumprir uma quarentena de dez dias no seu regresso.
O Fórum Europeu de Saúde e Epigenética vai refletir, no domingo, por iniciativa portuguesa, sobre a prevenção no combate ao cancro durante a pandemia 2020/21, anunciou hoje a organização.
A presidente da Câmara da Marinha Grande disse hoje ser sem surpresa que o concelho não avança para a próxima fase de desconfinamento na sequência da pandemia de covid-19 e expressou preocupação com o impacto para o comércio e restauração.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou hoje que recebeu dados e está a acompanhar uma nova variante do coronavírus SARS-Cov-2 identificada na Índia no final de 2020.
A proposta de lei das Grandes Opções (GO) para 2021-2025, aprovada em Conselho de Ministros, prevê uma despesa limite superior a 172 mil milhões de euros na área da Saúde.
Na Figueira da Foz, mais de um terço dos casos de infeção pelo vírus que provoca a covid-19 resultaram de dois eventos familiares e o presidente da Câmara voltou hoje a apelar ao cumprimento das regras.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos dois meses.
Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) identificaram um pigmento em tecidos do cancro do colorretal, cujo conteúdo acreditam que poderá ser usado como “parâmetro de diagnóstico e monitorização da evolução do cancro”, revelou hoje o responsável.
A covid-19 foi responsável por 70,8% do excesso de mortalidade do primeiro ano da pandemia, em que os óbitos aumentaram 20,8% em relação à média dos cinco anos anteriores, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.
A Câmara de Odemira “discorda das medidas adotadas” pelo Governo, que incluiu o município no conjunto de concelhos que retrocedem nas medidas de desconfinamento devido ao número de contágios de covid-19, considerando-as “injustas” e duvidando “da sua eficácia”.
O concelho de Beja vai prosseguir no desconfinamento na próxima segunda-feira, após uma retificação da incidência cumulativa de covid-19 nos últimos 14 dias, informou hoje o Governo.
O PSD questionou hoje o Governo sobre o número de vacinas que Portugal vai receber, no próximo trimestre, por fornecedor e quais os critérios que estarão na base da sua distribuição por distrito.
O presidente da Câmara de Penela, no distrito de Coimbra, disse hoje que compreende as medidas que impedem o concelho de avançar para a próxima fase de desconfinamento, mas alertou para as consequências económicas.
A política orçamental de 2022 assentará num quadro de estabilidade fiscal dos principais impostos, de acordo com o Plano de Estabilidade (PE) para 2021-2025 divulgado hoje e aprovado pelo Governo na quinta-feira.
As mulheres que viram os seus tratamentos de procriação medicamente assistida (PMA) adiados devido à pandemia, e que ultrapassam este ano o limite de idade (40 anos), têm mais seis meses para os realizar, segundo uma circular hoje divulgada.
Investigadores do Centro Hospitalar Universitário do Porto integram uma rede, juntamente com investigadores espanhóis, colombianos, argentinos e peruanos, que visa melhorar as perspetivas e promover a educação e formação contínua do cancro do pulmão, foi hoje anunciado.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) convocou uma manifestação para o dia 27 de abril, em Lisboa, e apela a outros sindicatos, associações de bombeiros e agentes da proteção civil para se juntarem ao protesto.
Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população portuguesa teria em março anticorpos contra o coronavírus da covid-19 após a infeção natural, uma percentagem que sobe para 17% quando incluídas as pessoas vacinadas.
A infeção pelo novo coronavírus e a presença de anticorpos dá alguma proteção contra reinfeções em jovens adultos, mas não os torna imunes e a vacina é necessária para aumentar a resposta imunitária, concluiu um estudo hoje divulgado.
O presidente da Câmara de Beja contestou hoje a inclusão do seu município no conjunto de sete concelhos que não avançam para a próxima fase de desconfinamento e pediu explicações à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre essa decisão.
O retrocesso imposto a Moura nas medidas de desconfinamento é um “rude golpe” para um concelho que “tem vindo a decrescer o número de casos ativos” de covid-19, disse hoje o presidente da Câmara à agência Lusa.
Os diretores escolares saudaram hoje o regresso dos alunos do ensino secundário às escolas na segunda-feira, sublinhando que os jovens já estavam “cansados do ensino à distância” e “fartos de estar em casa e a precisar de socializar”.