O município de Coruche exige a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente no período noturno, alertando para as carências de cuidados de saúde de uma população “muito idosa”, reivindicação que levou o PCP a questionar o Governo no parlamento.
O secretário de Estado da Saúde defendeu hoje o uso de máscara em qualquer circunstância, no interior ou exterior, tendo afirmado que, a par da vacinação, a melhor proteção à covid-19 continua a estar na higienização e comportamentos sociais.
O Governo da Madeira vai reforçar o apoio a duas instituições geridas pela congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, na área da saúde, indicou hoje o chefe do executivo, vincando ser fundamental apoiar o trabalho social.
A afluência de doentes não-covid às urgências dos grandes hospitais de Lisboa está a aumentar, muitos em situação grave a precisar de internamento, aumentando a pressão sobre as unidades de saúde, afirmaram hoje à Lusa responsáveis hospitalares.
Várias unidades de saúde da Figueira da Foz encontram-se numa situação de funcionamento que “chocou” o executivo independente liderado por Pedro Santana Lopes.
O presidente da direção da Casa da Caridade de Ponte de Lima demitiu-se do cargo por discordar do caminho seguido pelos restantes membros, que considera pôr em causa “cuidados elementares e básicos” aos utentes, por recusarem contratar funcionários.
A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional cresceu de forma significativa e é já de 173,7 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) registou também uma ligeira subida para 1,17.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que está a avaliar o pedido da farmacêutica Novavax para a comercialização da sua vacina contra a covid-19, estimando divulgar uma decisão nas próximas semanas.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje que o hospital da Guarda “merece uma atenção muito especial do Ministério da Saúde” e reconheceu que a direção tem resolvido algumas carências de profissionais.
Portugal regista hoje 2.527 novos casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, o número mais alto desde 02 de setembro, nove mortes associadas à covid-19 e um aumento de internamentos em enfermaria, segundo dados oficiais.
O Governo da Madeira vai avançar com novas medidas de contenção da covid-19, face ao aumento do número de infetados no arquipélago, disse hoje o chefe do executivo, Miguel Albuquerque, indicando que os não vacinados serão os mais penalizados.
O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel acusou hoje o Governo de “alguma incompetência e ineficácia” na administração da terceira dose da vacina contra a covid-19, mostrando-se preocupado com as consequências do atraso.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu no primeiro semestre deste ano mais de 37.000 reclamações sobre unidades de saúde públicas, privadas e sociais, segundo um relatório hoje divulgado.
O PSD/Madeira criticou hoje a ausência do primeiro-ministro, António Costa, na conferência do clima COP26 e declarou que as alterações climáticas são um dos desafios da região que terá um investimento de 153 ME de fundos comunitários.
Os administradores hospitalares alertam para a urgência de reforçar a articulação com a Segurança Social, como aconteceu no início da pandemia, porque os internamentos sociais estão de novo a aumentar.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia está a acompanhar a situação de 15 pessoas que ficaram infetadas com covid-19 durante o congresso que realizou este mês e que contou com 1.200 participantes, anunciou hoje a organização.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.113.287 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
A farmacêutica de Vila Verde (Braga) acusada de obter 120 mil euros em comparticipações indevidas de medicamentos acabou condenada no tribunal de Matosinhos apenas a multa de 49.500 euros por falsidade informática, disse hoje fonte envolvida no processo.
A Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, criticou hoje o “evidente défice” de meios e recursos humanos para o combate à violência doméstica, considerando “prioritário” estender os gabinetes de apoio às vítimas no DIAP a todo o país.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 42 novos casos positivos de covid-19, sendo 30 em São Miguel, oito na Graciosa, dois no Faial, um em São Jorge e um na Terceira, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram, num estudo que envolveu 1.137 adolescentes, que o exercício físico de alto impacto pode ajudar a aumentar a massa óssea ao longo do tempo.
O Laboratório de Hemostase do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) passou a integrar a Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina, foi hoje anunciado.
Um fármaco para o tratamento da epilepsia pode ser uma “terapia promissora” para a doença neurodegenerativa de Machado-Joseph, revela um estudo, hoje divulgado, desenvolvido no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC).
A ministra de Estado e da Presidência disse hoje que o agravamento do número de casos diários de covid-19 deixa “evidente” que será necessário tomar mais medidas, ainda que não preveja restrições ao nível das adotadas no passado.