SAÚDE QUE SE VÊ

Gaia apoia instituições com 5ME para ultrapassarem impactos da Covid-19

LUSA
21-11-2022 21:46h

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia canalizou cinco milhões de euros para associações e instituições locais de solidariedade social fazerem face aos impactos da Covid-19, anunciou hoje o presidente.

“É um apoio extraordinário e não repetível e que tem como único objetivo minimizar os impactos da Covid-19 nas associações e instituições de cariz social do concelho”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues aos jornalistas, no final da reunião pública do executivo municipal.

Destes cinco milhões, 2,6 foram para candidaturas aprovadas de investimentos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), paróquias, centros sociais ou associações para estas realizarem obras ou adquirirem ou repararem equipamentos, referiu.

Os restantes 2,4 milhões de euros foram exclusivamente direcionados a instituições de apoio social a pessoas com deficiência, com lares de idosos e do projeto GAIAaprende+ (dirigido às crianças e alunos com necessidades educativas que frequentam a rede pública do pré-escolar e do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico), contou o autarca.

O presidente da Câmara de Gaia explicou que cada uma das instituições abrangidas neste segundo pacote recebe um total de 150 mil euros, valor usado para pagar salários e despesas correntes como água, gás e luz.

“As instituições estão a ter muitas dificuldades em conseguir suportar a fatura da luz e do gás, a alimentação e os salários, nomeadamente subsídios”, frisou.

Eduardo Vítor Rodrigues esclareceu que quando lançou a concurso do fundo de recuperação Covid-19, num total de cinco milhões de euros, muitas das associações referiram não precisar de apoio para investir, mas sim para fazer face a despesas correntes, desde logo para pagar o subsidio de Natal.

Motivo pelo qual, acrescentou, dividiu o pacote de apoio em duas vertentes, uma de apoio ao investimento e outra de apoio ao pagamento das despesas do dia-a-dia.

MAIS NOTÍCIAS