Quarenta concelhos portugueses registaram uma incidência superior a 480 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, um novo nível da matriz de risco de monitorização da pandemia de covid-19.
O PCP considerou hoje que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”.
O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje um “erro” a decisão do Governo de deixar de associar a evolução na matriz de risco de monitorização da covid-19 às medidas a tomar para o combate à pandemia.
O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que existem condições de segurança para haver uma unidade de radioterapia na ilha Terceira, apesar de o anterior Governo ter decidido que o número de casos não o permitia.
A pandemia de covid-19 continuou a agravar-se no Reino Unido na passada semana, segundo o Instituto Nacional de Estatística britânico, que revelou hoje números que contrariam a queda de casos diários das autoridades de saúde.
A obra do Hospital Central do Alentejo, que envolve um investimento total de cerca de 210 milhões de euros e vai ficar situado em Évora, foi hoje consignada pela Administração Regional de Saúde à empresa Acciona.
A taxa de incidência nacional de infeções pelo vírus SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias desceu hoje para os 419,2 casos, assim como o índice de transmissibilidade que é agora de 0,98.
O Centro de Saúde de Valbom, em Gondomar, está encerrado provisoriamente após alguns dos seus profissionais terem revelado sintomas compatíveis com a inalação de gás metano, numa situação que especialistas já estão a analisar.
Portugal regista hoje 14 mortes atribuídas à covid-19, 2.595 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 39 casos positivos de covid-19, menos 34 do que na quinta-feira, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Os sindicatos dos enfermeiros juntaram-se para em conjunto exigiram hoje ao Governo a abertura de negociações para a resolução dos principais problemas, admitindo em avançar com “todas as formas de luta” caso as reivindicações não sejam atendidas.
O número de participações à PSP e à GNR por crime de violência doméstica foi de 6.661 de abril a junho, havendo a registar seis homicídios, cujas vítimas foram cinco mulheres e um homem, indicam dados governamentais hoje divulgados.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, voltou hoje a insistir na necessidade de reforçar as equipas de saúde pública, sublinhando, num comentário ao plano de desconfinamento anunciado, que este é anúncio que falta nas medidas do Governo.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.202.179 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Portugal vai realizar um inquérito nacional sobre o desperdício alimentar com vista à recolha de dados que permitam obter um “diagnóstico realista sobre o nível de perdas alimentares no país”.
O Infarmed informou hoje que a empresa Kyowa Kirin Farmacêutica vai recolher voluntariamente lotes de um medicamento usado para prevenir náuseas ou vómitos após uma cirurgia devido à possibilidade de conter partículas/fibras de vidro visíveis.
O Governo vai assinar hoje os protocolos para a constituição de 122 Equipas de Intervenção Permanente (EIP), compostas por 610 bombeiros profissionais, nas corporações de bombeiros.
Portugal reafirmou esta semana o compromisso de continuar a apoiar Timor-Leste, adaptando os programas de cooperação em curso, especialmente no setor educativo, e também na resposta à pandemia da covid-19, disse hoje o embaixador português.
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) disse hoje que a acusação da Autoridade da Concorrência (AdC) “não determina o resultado final” e que vai apresentar “os factos materiais capazes de esclarecer todas as dúvidas”.
O Governo decidiu hoje manter as regras excecionais implementadas no ano passado para assegurar o acesso ao ensino superior português de estudantes oriundos de países onde os exames finais foram suspensos devido à pandemia de covid-19.
As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada hoje a prorrogação em Conselho de Ministros.
O Governo aprovou hoje uma proteção adicional para as famílias com créditos em moratória bancária, devendo as instituições financeiras avaliar a capacidade dos clientes até 31 de agosto, para apresentar propostas de melhoria das condições dos contratos.
O Governo prolongou hoje a situação de calamidade em Portugal Continental até 31 de agosto, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.
Os municípios do Porto, Maia e Valongo assumiram hoje o compromisso de apoiarem o Hospital de S. João, no Porto, na construção de um heliporto, mas instaram o governo a resolver com “urgência” esta questão.