SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Centro de retaguarda do Norte tem 20 doentes internados

LUSA
26-01-2022 15:14h

O centro de retaguarda instalado no Seminário Bom Pastor, em Ermesinde, concelho de Valongo, tem internados 20 doentes com covid-19, revelou hoje à Lusa o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.

Reaberto a 15 de dezembro de 2021 e reativado desde o início do ano por força do aumento dos casos de internamento por covid-19, desde então, segundo Marco Martins, o centro tem registado “uma média diária de 18 utentes”.

“Trata-se de doentes com alta hospitalar, mas porque continuam positivos e não possuem condições em casa para estar, seja por impossibilidade de isolamento ou por haver mais infetados na família, são colocados nesta unidade até ficarem reunidas as condições”, explicou o também presidente da Câmara de Gondomar.

Em declarações à Lusa após a reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, o responsável deu conta ainda de “dificuldades sentidas pela Segurança Social para colocar recursos humanos naquela estrutura devido a haver pessoas infetadas com o coronavírus” SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

Atualmente, no centro de retaguarda “estão seis enfermeiros e 20 assistentes operacionais” que “garantem o seu funcionamento durante 24 horas”, acrescentou.

Ao nível dos equipamentos, o responsável revelou que no último fim de semana foi feito “um reforço de seis camas articuladas, o que passa a capacidade de acolhimento para 46 utentes”.

A estrutura recebe doentes com covid-19 de toda a região Norte, sendo que recentemente foram também acolhidos “alguns cidadãos estrangeiros”, disse.

O Seminário do Bom Pastor é propriedade da Diocese Católica do Porto.

O último relatório diário da DGS indica que 4.483.244 pessoas já foram vacinadas com o reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais 607.715 idosos com 80 ou mais anos, que representam 92% deste grupo etário.

A covid-19 provocou 5.602.767 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.661 pessoas e foram contabilizados 2.312.240 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS