SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Ilha açoriana de São Miguel com 29 novos casos

LUSA
08-04-2021 13:19h

Os Açores 29 novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, nas últimas 24 horas e 11 recuperações da doença, segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional.

Segundo aquela entidade, 27 dos novos casos são "em contexto de transmissão comunitária" e dois "referentes a viajantes, residentes, com análise positiva ao sexto dia".

Os 29 novos casos foram detetados na sequência das 2.584 análises realizadas nos Açores, nas últimas 24 horas.

A maioria dos casos (17) foram registados no concelho de Vila Franca do Campo - que entrou hoje para o nível de Alto Risco de contágio - seis no de Ponta Delgada, quatro no concelho do Nordeste e dois no da Ribeira Grande, precisou a Autoridade de Saúde dos Açores.

Nas últimas 24 horas, 11 pessoas recuperaram da doença, todas em São Miguel, a maior e mais populosa ilha açoriana.

Seis doentes estão internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, dois dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.

A região regista hoje 186 casos positivos ativos, sendo 185 em São Miguel (79 no concelho de Ponta Delgada, 56 em Vila Franca do Campo, 33 no concelho do Nordeste, 11 na Ribeira Grande, cinco no concelho da Lagoa e um no concelho da Povoação) e um em Santa Maria, na freguesia de Santa Bárbara, do concelho de Vila do Porto.

O número de vigilâncias ativas é agora de 907.

O boletim de risco semanal da Autoridade de Saúde Regional, publicado hoje, indica que, na ilha de São Miguel, passam a nível de Médio Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande.

Em Alto Risco estão já os outros dois concelhos, Nordeste e Vila Franca do Campo, ou seja, um terço dos seis municípios da ilha, o que implica, de acordo com a legislação vigente, que nos restantes sejam aplicadas as medidas relativas ao Médio Risco.

A atualização dos níveis de risco nos Açores, anunciada habitualmente à quinta-feira, costuma entrar em vigor no sábado seguinte. Porém, esta semana, face à evolução de casos em Vila Franca do Campo, a subida do nível de risco deste concelho foi anunciada na quarta-feira e entrou em vigor às 00:00 de hoje.

A determinação do Médio Risco para quatro concelhos da ilha de São Miguel representa para todos eles uma alteração, já que Ponta Delgada esteve nesta última semana em Médio Alto (com exceção de duas freguesias, São Sebastião e São Pedro, com nível Alto) e Lagoa, Povoação e Ribeira Grande estiveram em Muito Baixo. O Nordeste estava já no nível máximo.

A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: Muito Baixo, Baixo, Médio, Médio Alto e Alto.

Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago estão no nível de Muito Baixo Risco.

O Alto Risco implica, entre outras medidas, recolher obrigatório das 20:00 às 05:00 nos dias úteis e das 15:00 às 05:00 aos fins de semana, ensino à distância em todos os estabelecimentos de ensino, teletrabalho sempre que possível e horários específicos para o comércio: as lojas fecham às 20:00 nos dias úteis e às 15:00 ao fim de semana, mas os restaurantes e similares têm de fechar sempre às 15:00, podendo funcionar em ‘take-away’ e entrega ao domicílio até às 22:00.

No Médio Risco a restauração fecha às 20:00, com exceção dos serviços ao domicílio e ‘take-away’, e é proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer espaço após essa hora. Os ajuntamentos na via pública estão limitados a seis pessoas, exceto no caso de ser o mesmo agregado familiar, e não há visitas nos lares.

Todas as escolas da ilha de São Miguel estiveram com ensino à distância antes do período das férias da Páscoa na região (que termina na sexta-feira), não tendo ainda sido divulgado se a medida será mantida no 3.º período.

Esta tarde, pelas 15:00 locais (16:00 em Lisboa), o secretário regional da Saúde e Desporto promove uma conferência de imprensa para anunciar as medidas de renovação do estado de emergência na região.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.324 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.000 pessoas e falecido 30.

Entre 31 de dezembro de 2020 e até 06 de abril, um total de 51.756 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, das quais 34.832 com a primeira dose e 16.924 com a segunda, de acordo com as informações da Autoridade de Saúde Regional.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.890 pessoas dos 825.031 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS