SAÚDE QUE SE VÊ

UNICEF Portugal organiza formação para deteção de situações de risco à distância

LUSA
15-02-2021 19:02h

A UNICEF Portugal vai organizar um seminário de dois dias para ajudar profissionais como professores e técnicos de comissões de proteção de menores na “prevenção e deteção à distância” de situações de risco.

“Numa sessão virtual com duração de dois dias, a UNICEF Portugal colocará o conhecimento e a experiência ao serviço de professores, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de autarquias, profissionais de saúde, juízes, magistrados, entre outros, apresentando casos práticos que focarão duas grandes temáticas: a proteção das crianças em situação vulnerável e a deteção e intervenção à distância”, lê-se num comunicado do organismo da ONU.

O seminário decorre a 17 e 18 de fevereiro, reunindo “um conjunto de especialistas que acompanham crianças diariamente e que, nesta iniciativa, pretendem capacitar o maior número de profissionais que trabalham com ou para crianças”.

O seminário de dois dias, de frequência aberta e gratuita mediante inscrição, é desenvolvido em colaboração com a Ordem dos Psicólogos, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a associação AjudAjudar.

Os dois dias de trabalho vão focar-se na análise de casos práticos, abordando temas como “o impacto da primeira vaga da pandemia nas crianças, a proteção de grupos específicos de crianças, como identificar, atuar e comunicar problemas de saúde mental ou com impacto no bem-estar das crianças, diferentes formas de violência, os sinais e os sintomas e ainda como agir relativamente a todo o processo subsequente que inclui a sinalização, encaminhamento e integração das respostas”.

Cerca de 1,2 milhões de alunos do pré-escolar ao 12.º ano voltaram a ter aulas na semana passada, devido ao agravamento da pandemia de covid-19, agora através de ensino à distância, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

MAIS NOTÍCIAS