SAÚDE QUE SE VÊ

“A situação em Rabo de Peixe está muito mais controlada”, afirma presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Luta contra a pandemia da COVID-19 nos Açores

CANAL S+ / VD
19-12-2020 14:38h

Gustavo Tato Borges revela que na última semana foram identificados 77 casos de COVID-19 na freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, mas 71 resultaram de contactos de alto risco.

O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Luta contra a pandemia da COVID-19 nos Açores assegura que feitas as contas se registaram apenas 6 novos casos, o que coloca a freguesia de Rabo de Peixe como sendo de “médio risco de incidência”.

Com o levantamento da cerca sanitária em redor da freguesia de Rabo de Peixe, muitos habitantes de outras freguesias da ilha de São Miguel manifestaram receios em contactar com habitantes da freguesia alvo das restrições de circulação. Para o vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), aos habitantes de São Miguel resta “acreditar que as medidas implementadas são as medidas efetivas”.

Num esforço concertado para conter o avanço da pandemia no arquipélago, este sábado entra em vigor a obrigatoriedade de cada cidadão apresentar teste negativo à saída de São Miguel e da Terceira, mesmo em viagens inter ilhas.

Gustavo Tato Borges justifica a medida, dado que é em São Miguel e na Terceira que se registaram até agora 99% dos casos positivos de infeção pela COVID-19.

Nesta entrevista ao Canal S+, o especialista em Saúde Pública adiantou ainda que a Região Autónoma dos Açores vai seguir à risca as indicações provenientes do continente no que respeita às vacinas.

Numa conversa informal com jornalistas no INFARMED, na quinta-feira, o coordenador da Task-Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 revelou que o país vai receber, ainda este mês, 9750 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech destinadas aos grupos prioritários. Francisco Ramos vai distribuir pelos Açores e pela Madeira cerca de 3% do total da primeira entrega.

Consciente desta realidade, Gustavo Tato Borges afirma estar preocupado com a quantidade de vacinas disponível e garante que “o mais provável é

armazenarmos as vacinas a 80 graus negativos e esperarmos pelo primeiro carregamento, em Janeiro, com quantidades consideráveis”, rematou.

Gustavo Tato Borges foi escolhido, em Novembro deste ano, pelo novo Governo Regional dos Açores, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, para liderar o combate à covid-19 no arquipélago.

 

MAIS NOTÍCIAS