O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou hoje a dizer que a abordagem extrema da China para conter a covid-19 é “insustentável”, devido à natureza altamente infecciosa da variante Ómicron.
A linhagem BA.5 da variante Ómicron tem apresentado uma frequência relativa "marcadamente crescente", estimando-se que já seja dominante em Portugal, segundo dados divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A Organização Mundial da Saúde registou 226 ataques contra instalações de saúde na Ucrânia desde o início da guerra, que causaram pelo menos 75 mortos e 59 feridos, anunciou hoje o diretor regional da OMS para a Europa.
O grupo parlamentar do PCP questionou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre os avanços no acesso à saúde para as pessoas LGBTI, destacando que apesar de algumas evoluções "há limitações que urge ultrapassar".
A diretora do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), Lurdes Craveiro, destacou hoje os efeitos benéficos do programa inclusivo “EU no musEU”, que resultam da relação entre as obras de arte e os doentes com demência.
O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos pede ao Governo que dote o Ministério da Saúde de “ferramentas excecionais” para resolver “problemas excecionais”, como a existência no seu concelho de 75% da população sem médico de família.
O Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, adiantou hoje à Lusa estar a equacionar ativar o nível 3 do plano de contingência para a Covid-19 devido ao aumento do número de casos e à “elevadíssima afluência” às urgências.
A procura pela urgência do Hospital de Ponta Delgada, Açores, está a bater recordes, com 1.300 pessoas (1% da população da ilha de São Miguel) a recorrerem àquela valência em três dias, disse hoje o diretor clínico interino.
O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) considera "muito, muito positivos" os resultados do primeiro ano de funcionamento da sala de consumo assistido de drogas de Lisboa, que é hoje uma verdadeira "estrutura de inclusão".
A empresa que gere a rede de comunicações de emergência considera que o sistema “está em fim de vida” e alerta que é necessária uma transição para as redes 4G e 5G para evitar “interrupção do serviço de comunicações críticas”.
O número de casos de hepatite infantil aguda, de origem desconhecida, aumentou para 429, indicou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando que seis crianças morreram e 26 necessitaram de um transplante de fígado.
O Governo de esquerda espanhol apresentou hoje um projeto inédito na Europa que, se for aprovado, vai criar uma "baixa menstrual" para as mulheres a partir dos 16 anos que sofrem de fortes dores menstruais.
O presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que manifestações como a do Corvo, na sequência de alterações na saúde na ilha, fazem “parte da democracia, e ao executivo compete ter “soluções” para assegurar os cuidados de saúde.
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) manifestou-se preocupada pelo facto de a doença renal crónica não estar incluída como área prioritária de intervenção na próxima década no Plano Nacional de Saúde 2021-2030.
A Sociedade Portuguesa de Acidente Vascular Cerebral considerou hoje que o aumento das mortes por AVC no primeiro ano da pandemia deveu-se ao atraso na procura de cuidados, reorganização de serviços e desvio de meios dos cuidados de saúde primários.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto identificaram o "local exato" nos neurónios sensoriais que causa a dor neuropática, descoberta que potencia o desenvolvimento de terapêuticas "mais eficientes" para controlar a dor crónica.
A sala de consumo assistido de drogas de Lisboa tem cerca de 1.300 utentes após um ano de funcionamento e já teve um reforço da equipa de enfermagem para responder a um universo várias vezes superior ao esperado.
A pandemia provocada pela covid-19 agravou a vulnerabilidade, a discriminação e a violência contra pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (LGBTI+), revelou um estudo nacional, segundo o qual as mulheres trans são as mais discriminadas.
A Coreia do Norte registou hoje seis novas mortes e atingiu mais de 1,48 milhões de casos de “febre”, cinco dias após ter admitido o primeiro caso de covid-19, avançou a imprensa estatal.
O reumatologista e professor catedrático Jaime Branco anunciou hoje que vai candidatar-se a bastonário da Ordem dos Médicos nas eleições em janeiro, após o repto lançado por colegas preocupados com “a crescente deterioração” do Serviço Nacional de Saúde.
Portugal continua a ser o país de maior receção de doentes angolanos no exterior, apesar da diminuição nos últimos quatro anos de 500 para 129 pacientes, dos quais 80% em território português, informou hoje o Governo de Angola.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, assegurou hoje que os cuidados de saúde aos utentes e a segurança dos profissionais não estão em risco apesar do ataque informático de que foi alvo há duas semanas.
O número de testes de rastreio para VIH subiu 26% no ano passado, tendo sido feitos 325.000, o mesmo acontecendo com os rastreios para as hepatites B e C, que no total chegaram quase aos 860.000.
O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou hoje para a possibilidade de a curto prazo existirem cerca de 400 mil utentes sem médico de família na região.